Psicologia Positiva: o que é e porque vem impactando tanto as organizações?

Criada pelo Psicólogo Martin Seligman, a psicologia positiva tem como objetivo, o estudo do bem estar e da felicidade. Ela busca entender o que e como podemos valorizar as habilidades individuais e eventos positivos da vida.  Psicologia Positiva, é psicologia. É ciência. Não confundam com “um simples” pensamento positivo, ou autoajuda. Ela vem para contribuir com a psicologia já existente, porém, trabalha focada na prevenção de doenças emocionais e valorização de tudo aquilo que já está funcionando na vida do indivíduo. 

 

O impacto nas organizações

A psicologia positiva, vem sendo cada vem mais utilizada dentro das organizações, e na forma de liderar. Se antes o líder podia simplesmente comandar e conseguir resultados, hoje já se sabe que, o que potencializa ainda mais os resultados, é ser um líder para cada membro da equipe. Faz tempo que, simplesmente liderar a todos da mesma maneira, como se as pessoas não tivessem características diferentes, já não funciona tão bem.

Conhecer as pessoas que trabalham ao teu redor, favorece uma conexão maior e com isso, um engajamento muito mais natural e autêntico. Além disso, enxergar o que cada um tem de habilidade e não focar somente nos pontos de melhorias, possibilita um melhor aproveitamento dessas habilidades e de forma mais estratégica. Na psicologia e na liderança positiva, o foco passa a ser o lado bom das pessoas e não mais a tentativa de mudá-las a todo custo, resultando em um ambiente muito mais acolhedor e de bem estar.

 

Importância da Psicologia Positiva

Muito se fala de inovação dentro das organizações, e por isso, me arrisco a dizer que, a psicologia positiva é uma dessas inovações que vieram para ficar. Além dela, por si só, ser inovadora, afinal, passamos décadas focados em desenvolver tudo aquilo que as pessoas não tinham de habilidades, ela retoma um espaço de trabalho que valoriza a autenticidade. E quem não é mais criativo quando pode ser quem se é? Quando se tem um lugar onde podemos vivenciar nossa essência, aquilo em que somos bons, os benefícios são inúmeros, favorecendo completamente a autoconfiança e o bem estar.

Na prática, através da psicologia positiva, começamos a prevenir problemas ao invés de estarmos sempre “apagando incêndios”. Explico: ao invés de ficarmos focados em como diminuir o turn over, por exemplo, deveríamos trabalhar focados no: como manter as pessoas na empresa! Precisamos começar a treinar para que os problemas sejam resolvidos de uma maneira diferente, onde a prevenção faça parte da cultura e a psicologia positiva contribua.

Portanto, se queres um ambiente inovador, invista em pessoas saudáveis! Invista em treinar os líderes para que possam exercer uma liderança positiva! Invistam nas pessoas e na autenticidade. 

 

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