Por que startups falham? Conheça os 12 principais motivos

Enquanto as startups de tecnologia estiveram em ascensão, muitas outras estiveram em declínio. O fracasso é quase uma certeza ao iniciar uma empresa. Mesmo com os fundadores certos, dinheiro e interesse do cliente é possível analisar regularmente negócios que não funcionam inicialmente.

As startups que consideramos sucessos são, em muitos casos, nascidas de um erro. Como por exemplo, a plataforma Slack, que começou como uma empresa de jogos, fazendo um jogo multiplayer que poucas pessoas queriam jogar.

Existem armadilhas em todos os lugares para o aspirante a empreendedor, desde escolher o cofundador errado até levantar muito dinheiro ou levantar muito pouco. Problemas de pessoas. Problemas do produto. Momento ruim simples. Como os fundadores de startups devem evitar essas muitas ameaças?

 

Os 12 motivos que startups falham

Da falta de adequação do produto ao mercado à desarmonia na equipe, o CB Insights dividiu os 12 principais motivos pelas quais as startups falham. O estudo revelou que raramente há um motivo para o fracasso, mas existe um padrão relacionado entre elas. E assim, identificaram os principais motivos pelos quais as startups falham, que você pode ver no gráfico abaixo:

 

1. Ficou sem dinheiro / não conseguiu levantar novo capital

Dinheiro e tempo são finitos e precisam ser alocados criteriosamente. Para as startups de nossa lista, ficar sem dinheiro – vinculado à incapacidade de garantir financiamento/juros do investidor – foi o principal motivo do fracasso das startups.

 

2. Sem necessidade do mercado

Enfrentar problemas que são mais interessantes de resolver do que aqueles que atendem a uma necessidade do mercado foi citado como o motivo número 2 para o fracasso, observado em 35% dos casos.

3. Não conseguiu competir com concorrência

Apesar dos chavões de que as startups não devem prestar atenção à concorrência, a realidade é que, uma vez que uma ideia se torna quente ou é validada pelo mercado, outros podem tentar capitalizar a oportunidade.

E embora a obsessão pela concorrência não seja saudável, ignorá-la também foi uma receita para o fracasso em 20 % das falhas de inicialização.

 

4. Modelo de negócios defeituoso

A maioria dos fundadores concorda que um modelo de negócios é importante – permanecer vinculado a um único canal ou não encontrar maneiras de ganhar dinheiro em escala deixou os investidores e os fundadores incapazes de capitalizar em qualquer tração obtida.

 

5. Desafios regulatórios / legais

Às vezes, uma startup pode evoluir de uma ideia simples e entrar em um mundo de complexidades jurídicas que podem, em última instância, encerrá-la.

 

6. Problemas de preços / custos

O preço é uma arte sombria quando se trata de sucesso de uma startup, e destacam a dificuldade de precificar um produto alto o suficiente para cobrir os custos, mas baixo o suficiente para atrair clientes.

7. Dificuldades em montar equipe certa

Uma equipe diversificada com diferentes conjuntos de habilidades era frequentemente citada como crítica para o sucesso de uma empresa.

8. Produto lançado na hora errada

Se você lançar seu produto muito cedo, os usuários podem considerá-lo insuficiente e pode ser difícil recuperá-los se a primeira impressão que tiver de você for negativa. E se você lançar seu produto muito tarde, pode ter perdido sua janela de oportunidade no mercado.

 

9. Produto ruim

Às vezes, tudo se resume ao produto – e um defeito foi o suficiente para afundar empresas em 8% dos casos.

 

10. Desarmonia entre a equipe / investidores

A discórdia entre funcionários é um perigo presente em todos os modelos de negócios. As startups, porém, possuem um agravante no que se refere à desarmonia entre fundadores e investidores.

 

11. O pivô deu errado

Pior ainda do que errar o timing para pivotar é fazer ele do jeito errado. Alterações no modelo de negócio que ocorreram sem uma análise profunda dos riscos levaram dez por cento dos negócios observados ao fracasso.

 

12. Burnout

O Burnout foi apontado como motivo de falha em 5% das vezes. A capacidade de cortar suas perdas onde necessário e redirecionar seus esforços quando você se vê sem saída – ou falta de paixão.

 

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