Principais insights do livro ‘Plataforma: A Revolução da Estratégia’

Você sabe o que as empresas como Airbnb, Amazon, Google e Uber, por exemplo, possuem em comum?

Ambas foram construídas através de um modelo contemporâneo de negócio que ressignifica toda cadeia de valor que conhecemos da velha economia: trata-se do modelo de plataforma.  A priori, com a chegada da Era Digital, as plataformas ganharam uma escalabilidade sem precedentes, e setores inteiros se viram diante dessa transformação global.

O que vimos hoje é o desenvolvimento de organizações com enorme alcance, velocidade, conveniência e eficiência, graças às tecnologias e à internet associadas. Em termos empresariais, uma plataforma online pode ser pensada para conectar produtores, consumidores, recursos e a comunidade que interage com esse mesmo ecossistema.

Diferencialmente dos sistemas tradicionais, as empresas com sistemas online se beneficiaram dos baixos custos de distribuição, e isso lhes permitiu visar e atender vários mercados com um investimento muito menor.

E as evidências dessa nova fase de aberturas estão por toda parte: no setor de transporte local, hospedagem, captação de talentos, produção editorial, streaming, entre outros. Mas o que faz essas plataformas terem tanta vantagem competitiva frente às empresas tradicionais, mesmo aquelas mais eficientes? Neste artigo, vamos entender melhor o funcionamento delas e instigar você a dar os primeiros passos na criação de um negócio sob este pilar.

 

O Poder das Plataformas

Antes de detalharmos o mundo das plataformas, cabe aqui apontar que o sistema empregado pela maioria das empresas tradicionais é conhecido como pipeline.

Na prática, ele tem como base a cadeia linear de valor, onde fornecedores estão em uma extremidade e consumidores em outra, durante todo o processo antes de um cliente decidir por finalizar uma compra.

Já para demonstrar o poder das plataformas, ao invés de avançar em uma via de mão única, diferentes tipos de usuários conectam-se e interagem entre si.

Assim, a transferência de valor pode ser criada, modificada, trocada e consumida de diversas formas e em diversos lugares, graças às conexões facilitadas e aos recursos disponibilizados por cada plataforma.

 

Plataforma: A Revolução da Estratégia

No livro “Plataforma: A Revolução da Estratégia”, Geoffrey Parker, Marshall Alstyne e Sangeet Choudary, aprofundam o estudo sobre este modelo de negócio que possibilita a economia compartilhada ao trazer à tona fontes de fornecimento e oferta inéditas como:

Ficou claro agora qual é o principal motivo pelo qual essas novas empresas vêm superando com tanta velocidade as tradicionais?

Segundo os autores, grande parte do valor da plataforma provém da comunidade que lhe deu origem e à qual servem. E mais: toda essa revolução da estratégia nasce para ser acessível, agregadora e atrativa, a fim de que usuários encontrem espaços para o desenvolvimento, crescimento e curadoria dos conteúdos, através de modernas e espontâneas formas de uso.

 

Plataforma: Vantagens Competitivas

As vantagens geradas pela plataforma online são inúmeras e causam uma significativa transformação no modelo de negócios das empresas. Vejamos alguns benefícios gerados pela sua criação:

 

Ganhos de espaço no mercado

Ao aderir uma plataforma para o seu negócio e captar um número maior de usuários, consequentemente, sua vantagem competitiva aumenta frente às outras empresas.

Hoje, o consumidor é digital e as compras online estão crescendo rapidamente: com R$ 161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, de acordo com a pesquisa da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país.

O que reforça a ideia de que as empresas precisam começar a se adaptar às novas formas que os consumidores buscam seus produtos. 

 

Redução de custos

Mais uma vantagem associada à nova economia gerada pela plataforma online: redução de insumos, funcionários, despesas operacionais e espaços físicos para receber os clientes, utilizados em um empreendimento físico.

Além, é claro, dos custos, de uma empresa digital em relação à física, serem referentes ao baixo custo de investimento inicial, maior controle de atividades internas administrativas, como o controle de estoque, número de vendas e do faturamento mensal.

 

Automação de processos

Com a automatização de processos, uma série de funções, que antes das plataformas precisavam de várias etapas para serem realizadas, já são feitas com uma maior velocidade para a empresa e maior comodidade para os clientes.

Um dos maiores casos de automatização é a Amazon, que para melhorar seu processo de vendas de livros, criou o Kindle, um produto para leitura digital.

E para efetuar a aquisição de novos livros, o usuário, em poucos cliques, escolhe a obra, realiza o pagamento online e o material está disponível em seu dispositivo instantaneamente, com menos tempo de espera e pessoas envolvidas.

 

Facilitação do relacionamento entre clientes e empresas

Atualmente, não basta apenas vender produtos e serviços, o importante é inspirar e manter um relacionamento com o cliente. E com a tecnologia das plataformas, essa comunicação tornou-se mais uma ágil ferramenta para auxiliar nessa fidelização.

Mais do que isso: permite que as empresas tenham uma maior variedade para a escolha de canais na hora de aproximar a sua marca dos clientes, como as redes sociais, sites, blogs ou e-mails.

 

Como lançar uma Plataforma Online?

Chegamos a última parte da série sobre plataformas! Cabe aqui ressaltar que o maior desafio de uma plataforma é criar a sua rede de interação, geralmente conectando produtores e consumiores. Pense no iFood, por exemplo, o que seria dele sem os restaurantes? 

Como também o Youtube, o que seria dele sem os Youtubers produzindo conteúdos, ou sem os usuários que visualizam e interagem com os vídeos? Logo, para uma plataforma ser bem-sucedida, ela precisa contar com os dois lados da rede construídos.

Confira a seguir 8 maneiras estratégicas de criar uma plataforma de sucesso, para cada organismo organizacional distinto do outro.

Em conclusão, provocar essa “virada de chave”, em um mundo das plataformas que já funciona de forma exponencial, está longe de ser simples.

 

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