10 inovações geradas depois do primeiro voo do homem ao espaço sideral

Hoje, dia 12 de abril de 2022, marcam-se 61 anos do primeiro voo de um homem ao espaço, o russo Yuri Gagarin. Neste dia, o mundo parou para ver um ser humano sair deste nosso planeta pela primeira vez. O feito histórico durou cerca de 108 minutos e deu uma volta ao redor do planeta, antes de voltar à Terra.

Desde o início da Era Espacial, foi reconhecido que o espaço sideral acrescentava uma nova dimensão à existência da humanidade. Com isso, os esforços contínuos buscam benefícios exclusivos do espaço sideral para a melhoria de toda a humanidade e responder questões sobre como o espaço sideral pode ajudar a beneficiar todos na Terra.

 

10 inovações que surgiram depois do Homem ir ao Espaço

Imagem via Spencer Lowell

Pode não parecer, mas há inovações que estão mais presentes na nossa vida do que podemos imaginar. Desde utensílios pequenos ou objetos tecnológicos que nos ajudam, sendo que nem sabemos quais são suas origens. Confira a seguir quais são 10 principais exemplos disso:

 

1) Preservação de alimentos

Imagem via Shutterstock

Se hoje existem os alimentos que podem ser armazenados por bastante tempo sem estragar, isso se deve principalmente à NASA. Nas longas missões Apollo que ocorreram nos anos 70, os astronautas precisavam consumir os mais variados tipos de alimentos para manter o equilíbrio nutricional.

 

2) Palmilha de calçado

Imagem via Shutterstock

As palmilhas de muitos tênis utilizam uma tecnologia empregada pela empresa Kangoroos USA em conjunto com a NASA, fazendo com que as pessoas possam correr  sem que os seus pés esquentem demais ou que os joelhos sejam prejudicados pelo impacto constante contra o chão.

 

3) Filtro de água

Imagem via Reprodução/Magalu

Com o financiamento do Johnson Space Center e da Argonide Corporation, as nanofibras de filtros de água foram desenvolvidas e testadas pela NASA. Esse minúsculo material é capaz de remover 99,99% de todas as bactérias, vírus e parasitas encontrados em qualquer material líquido. Existem tecnologias que permitem que os astronautas filtrem o seu próprio suor e urina através de mecanismos de purificação, porém as nanofibras são muito mais eficientes nesse quesito.

 

4) Óculos de sol

Imagem via Ethan Robertson/Unplash

A agência espacial trabalhou em revestimentos para visores de capacetes de astronautas que não riscassem facilmente e também que tivessem filtros embutidos para fornecer proteção aos olhos em viagens espaciais. Foi nos anos 1980 que a tecnologia para o uso espacial foi abraçada pelas fabricantes de óculos de sol, bem como por fabricantes de óculos de esqui e de máscaras de segurança para soldadores.

 

5) Câmera de celular

Imagem via Shutterstock

Com as tecnologias aprimoradas pela agência espacial, as câmeras puderam ser miniaturizadas, mas sem perder a qualidade nos registros. Foi assim que surgiu o sensor tipo CMOS-APS (semicondutor de óxido de metal complementar de pixel ativo), presente tanto em câmeras DSLR quanto nas câmeras de smartphones.

 

6) Tênis de corrida

Imagem via Shutterstock

A NASA desenvolveu um novo tipo de borracha para ser utilizada nos capacetes de seus astronautas. O material, com grande capacidade de absorção de impactos, passou a ser utilizado também na fabricação dos tênis de corrida que conhecemos hoje.

 

7) Pneu mais duradouro

Imagem via Bigtires

A NASA colaborou em conjunto com a Goodyear para criar um material fibroso cinco vezes mais forte do que o aço, dando às sondas as sustentações que o pneu precisava para andar em um território pedregoso por bastante tempo. Depois da invenção, a Goodyear adicionou a tecnologia em seus próprios produtos e pneus, o que adicionou aproximadamente 16 mil quilômetros de vida útil aos pneus radiais da marca.

 

8) Travesseiro viscoelástico

Imagem via Estyh/Unplash

Em 1966, a agência criou uma material que seria capaz de aliviar os efeitos da gravidade nos corpos de tripulantes em naves espaciais para, então, criar assentos personalizados para cada um, mas a ideia acabou não se mostrando prática. Então a saída foi criar um material capaz de se moldar ao corpo enquanto utilizado, mas que depois voltasse ao seu formato inicial

 

9) Google Earth

Imagem via Google

O mapeamento do planeta Terra nunca foi tão preciso como hoje, já que os satélites em cima de nós podem registrar imagens detalhadas de praticamente tudo o que existe aqui embaixo.

 

10) Termômetros

Imagem via Getty Images

Os termômetros auriculares são mais simples e eficientes e, como você pode imaginar lendo isso, foram desenvolvidos parcialmente em conjunto com a NASA. A Diatek, que originalmente criou os termômetros auriculares, utilizou os conhecimentos avançados da agência espacial para medir a temperatura das estrelas por tecnologia infravermelha.

Sair da versão mobile