Principais insights do primeiro dia do C2 Montréal

O C2 Montréal é um dos principais festivais de inovação, criatividade e negócios do planeta. Concebido pela equipe do Cirque du Soleil em 2012, o evento é uma experiência tanto intelectual quanto sensorial e tem como premissa gerar conexões entre as pessoas, além de consolidar tendências.

Veterano de várias edições, o advogado e colunista da AAA Inovação Paulo Perrotti traz uma cobertura inédita que, combinando relatos e opiniões, nos traz uma visão privilegiada do evento que será compartilhada com exclusividade para AAA Inovação. Confira a seguir os principais insights do C2 Montréal do primeiro dia: 

 

Mentalidade ESG e muito foco

Pensar em no desenvolvimento econômico alinhado à melhores práticas ambientais, de diversidade social e de governança, tendo a tecnologia como ferramenta, foi o ponto em comum das falas do primeiro dia do festival. 

Imagem via Paulo Perroti | Reprodução

O primeiro dia do C2 Montréal, festival de inovação e negócios realizado no Canadá, começou com uma palestra ministrada por representantes do Governo Canadense falando sobre o tema “INNOVATION NATION”, que abordaram assuntos como democracia, expertise, pesquisa e diversidade, direcionadas para inovação e novas tecnologias. Além disso, destacaram a importância do envolvimento de grandes empresas e pequenas empresas trabalhando junto para trazerem soluções inovadores, criativas e sustentáveis.

Por fim, reforçou os compromissos do Governo Canadense com o meio ambiente, diversidade  e governança, que são os princípios do ESG (Environment, Social and Governance), mas não apenas como retórica, mas com a finalidade de ter melhor performance econômica, sustentabilidade e impacto social – “Impact and create Happiness”.

O dia seguiu com a apresentação de David Lee, da empresa Squarespace, de design e interatividade, que destacou que, no final das contas, a criatividade é a única coisa que os seres humanos e afirmou que “capacitação, em si, é possível achar no YouTube, mas criatividade é algo raro e só humanos dispõem desta qualidade”.

O maestro da Orchestre Métropolitain, Yannick Nézet-Séguin, fez a palestra “Perfect harmony”, sobre como liderar times e destacou que atua com sua equipe como se fosse um treinador esportivo: trazendo harmonia entre veteranos e jovens, respeitando a “bagagem” e a experiência de cada profissional, e que é necessário inspirar confiança. O líder não é corrigir, mas conduzir. Ter espontaneidade. Interagir com as pessoas e ter poder de adaptação, que foi muito útil principalmente durante a pandemia.

Com o tema “Local Talent, Global Influence”, Jordan Soles, da Rodeo FX, empresa canadense de economia criativa que participa de grandes produções cinematográficas, tais como Game of Thrones, Stranger Things e Lord of the Rings, principalmente na criação de efeitos especiais, destacou que a habilidade sua empresa é “criar um ambiente para fazer as pessoas crescerem”. Ou seja, através da tecnologia e dos recursos de inovação e criatividade que possuem, a Rodeo FX possibilita que produtores de filmes criem cenários espetaculares através dos seus serviços, que destacam ainda mais os atores e o enredo dos filmes. Apesar dos efeitos especiais serem periféricos e muitas vezes pouco notados, eles dão equilíbrio e valor às produções e permitem que os atores se destaquem em suas atuações e os filmes consigam ter sucesso. 

Guy Cormier, do Grupo Desjardins, em sua palestra destacou a importância da saúde mental, transparência e impacto social, enfocando que o tema ESG é algo importante para oferecer à essa nova força de trabalho. Sem ESG não haverá engajamento do jovem, que busca flexibilidade, sustentabilidade e qualidade de vida.

Por fim, o palestrante Simon de Baene, da GSoft, enfatizou o papel crucial dos gerentes para a integração dos colaboradores em novos modelos de trabalho. Segundo o palestrante, tudo hoje é virtual e se passa no interior de uma tela, abrindo caminho para novas tecnologias imersivas, como o Metaverso. Este novo ambiente de trabalho impõe algumas exigências, como flexibilidade, trabalho em equipe, capacitação e treinamento, confiança, planejamento, governança e inovação. Outro ponto importante destacado durante a apresentação foi a dificuldade de se transmitir a cultura de uma empresa com colaboradores não mais presenciais e como o fator humano é importante para introduzir valores e princípios, que não são evidentes em um mundo virtual.

 

Dia 02: principais insights C2 Montréal

Dia 03: principais insights C2 Montréal 

 

Confira a websérie completa feito por Paulo Perrotti sobre o C2 Montréal, um dos principais festivais de inovação, criatividade e negócios do planeta na Plataforma da AAA Inovação, clicando aqui!

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