As pessoas mais influentes na América Latina da área de tecnologia

A Bloomberg Línea, multiplataforma de notícias, anuncia o lançamento de uma lista especial com as 500 pessoas mais influentes da América Latina, incluindo 180 brasileiros.

A lista não é considera um ranking, por não ordenar as personalidades por fortunas ou bens, mas pelo valor que geram como criadores de empregos ou promotores de iniciativas relevantes. A seleção foi feita com ênfase nas atividades desenvolvidas para conter e abordar os efeitos da pandemia de COVID-19.

 

Os mais influentes da área de tecnologia

Reprodução AAA Inovação

Entre os destaques estão profissionais da área de tecnologia, que levam o nome da América Latina para o mundo e que se destacaram em suas áreas de negócio e na sociedade. Conheça todas as personalidades a seguir:

 

Tânia Cosentino

Imagem via Leandro Fonseca/Exame

Acelerar a transformação digital e contribuir para o crescimento dos negócios de clientes e parceiros são determinações da CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2019, após 19 anos de experiência na Schneider Brasil. O uso da tecnologia para inclusão social também é uma de suas marcas, com desenvolvimento de parcerias para promover requalificação de profissionais

 

Cristina Palmaka

Imagem via Leandro Fonseca/Exame

Cristina Palmaka presidente a SAP para América Latina e Caribe desde agosto de 2020, após ter ocupado vários cargos executivos em grandes empresas de tecnologia. Defensora da diversidade e da inclusão no local de trabalho, ela já recebeu vários reconhecimentos como líder de TI e influenciadora na área de tecnologia voltada para as empresas e o crescimento econômico.

 

Hélio Rotenberg

Imagem via Positivo

Hélio Rotenberg é fundador e presidente da Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de equipamentos como notebooks, celulares e acessórios inteligentes para casa. Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Informática pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ele iniciou o negócio em 1989, que hoje figura como o maior fabricante de computadores da América Latina.

 

Monique Oliveira

Imagem via Zô Guimaraes /Folhapress

Monique Oliveira é uma das cofundadoras da startup Movile, dona do iFood, cujo valor de mercado já tocou US$ 1 bilhão. Ela é uma das poucas mulheres trans em cargo de liderança no Brasil. Hoje, ela atua como sócia-fundadora da empresa de inteligência artificial CyberLabs.

 

Claudia Woods

Imagem via Claudio Belli/Valor/Agência O Globo

Claudia Woods foi CEO da Uber Brasil por mais de dois anos até junho de 2021, quando o Softbank assumiu o comando da WeWork na América Latina, chamou a executiva para liderar a operação. É reconhecida por sua passagem pelo banco Original, entre 2014 e 2018, quando saiu com cargo de diretora. Ela também foi CEO do site de vendas de automóveis Webmotors, em 2018.

 

Fiamma Zarife

Imagem via Fundação Estudar

Fiamma Zarife é diretora-geral do Twitter no Brasil, com seis anos na empresa. Formada em comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de outras especializações, Fiamma tem passagens por grandes empresas como Tim, Oi, Claro e Samsung. Além da liderança na rede social, Fiamma também atua como conselheira da Americanas, Bemobi e Valid. Em 2020, ganhou o prêmio Caboré, na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação.

 

Gilberto Mautner e Claudio Gora

Imagem via Endeavour Brasil

Gilberto Mautner é presidente do conselho de administração e também um dos fundadores da Locaweb, empresa líder de hospedagem de sites pela internet e que abriu o capital na bolsa em fevereiro de 2020. Desde o IPO, as ações da empresa tiveram o melhor desempenho jamais visto na bolsa, com alta acumulada de mais de 400% até julho.

Formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Mautner foi consultor na Andersen Consulting do Brasil. Claudio Gora também é um dos fundadores e hoje é membro do conselho. É formado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista (UNIP) em 1998 e também administrador não sócio da Locaweb Telecom.

 

Divino Sebastião de Souza

Imagem via Teletime

Divino Sebastião de Souza é membro do conselho da Algar e presidente do Comitê Business Affair da AMCHAM Regional Triângulo. É formado em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Gestão Empresarial e possui cursos em Gestão Estratégica pelo INSEAD na França e pela Wharton University nos EUA. Na companhia, já atuou como CEO do Grupo Algar, Vice-Presidente de Operações da Algar S/A, Presidente do Conselho da Administração da Algar Telecom e Diretor Presidente Algar Telecom.

 

Eduardo Orlando L’Hotellier

Eduardo Orlando L’Hotellier é presidente e fundador da GetNinjas. É formado em engenharia da computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pós-graduado em Finanças pela Coppead. Em 2009 começou sua carreira como Business Analyst na Mckinsey&Company e depois atuou como M&A na AngraPartners. Em 2010, iniciou um protótipo que deu origem ao GetNinjas e em setembro do ano seguinte concluiu a primeira captação da companhia.

 

Clique aqui para acessar a lista completa com as 500 personalidades

Sair da versão mobile