Os 6Ds do crescimento exponencial (+cases Kodak e Instagram)

Imagem via estingnef/iStock

Aprenda sobre os 6Ds do crescimento exponencial criado por Peter Diamandis para considerar novas tecnologia para seu negócio.

Uma das formas de ter um impacto significativo na vida de diversas pessoas é compreender as características de tecnologias exponenciais e desenvolver seu ciclo de crescimento. Para isso, o futurista Peter Diamandis desenvolveu um modelo denominado 6Ds dos exponenciais.

Diamandis acredita que todo empresário deve entender a estrutura do 6Ds para evitar que empresas sofram o mesmo destino da Kodak por exemplo. Para aprender mais sobre esse método para crescer os negócios de forma exponencial continue lendo a seguir.

Os 6 Ds do Crescimento Exponencial

Reprodução AAA Inovação

“Os 6 Ds dos exponenciais são uma reação em cadeia de progressão tecnológica, um roteiro de rápido desenvolvimento que sempre leva a enormes convulsões e oportunidades.” – Peter Diamandis e Steven Kotler

Eles são como um roadmap de desenvolvimento rápido que sempre leva a grandes oportunidades. Para compreender melhor o desenvolvimento dessas mudanças, confira o passo a passo dos 6Ds dos exponenciais:

 

1. Digitalização

Tudo que se torna digitalizado entra no mesmo crescimento exponencial que vemos na computação por exemplo. As informações digitais são fáceis de acessar, compartilhar e distribuir. Ele pode se espalhar na velocidade da internet. Uma vez que algo pode ser representado em um e zero – da música à biotecnologia – torna-se uma tecnologia baseada na informação e entra em crescimento exponencial.

 

2. Decepção

Quando algo começa a ser digitalizado, seu período inicial de crescimento é ilusório devido as tendências exponenciais não parecem crescer muito rapidamente no início. O crescimento exponencial realmente decola antes que perceba depois de quebrar a barreira.

 

3. Disrupção

O mercado existente para um produto ou serviço é perturbado pelo novo mercado criado pela tecnologia exponencial porque as tecnologias digitais apresentam desempenho superior em eficácia e custo. Uma vez que você pode fazer streaming de música em seu telefone, por que comprar CDs? Se você também pode tirar, armazenar e compartilhar fotos, por que comprar uma câmera e um filme?

 

4. Desmonetização

O dinheiro é cada vez mais removido da equação à medida que a tecnologia se torna mais barata, muitas vezes a ponto de ser gratuita. Agora você pode baixar qualquer número de aplicativos em seu telefone para acessar terabytes de informação e desfrutar de uma infinidade de serviços com custos próximos de zero.

 

5. Desmaterialização

Produtos físicos separados são removidos da equação. Tecnologias que antes eram pesadas ou caras como por exemplo rádio, câmera, GPS, vídeo, telefones, mapas – agora estão todas em um smartphone que cabe no seu bolso.

 

6. Democratização

Uma vez que algo é digitalizado, mais pessoas podem ter acesso a ele, Tecnologias poderosas não são mais apenas governo, grande organização ou ricos.

 

 

O que é crescimento exponencial?

Ao contrário do crescimento linear que causa a adição repetida de uma constante, o crescimento exponencial é sua multiplicação repetida. É por isso que o crescimento linear produz uma linha reta estável ao longo do tempo, enquanto o crescimento exponencial produz faíscas.

O pensamento linear faz com que a empresa feche os olhos aos fatores de crescimento exponencial. Por outro lado, o pensamento exponencial reduz parte dessa pressão destrutiva e revela novas oportunidades.

Com isso, os 6Ds dos exponenciais mostram o caminho que pode acontecer quando uma tecnologia exponencial nasce e é um guia para explorar o poder dos mesmos para começar a construir empresas novas e ousadas.

  • Reflita: como competir nesse mundo de mudanças exponenciais?
.

Estudo de caso da Kodak  e Instagram

Peter Diamandis usa os destinos da Kodak e do Instagram para ilustrar o poder dos 6 Ds do crescimento exponencial. Embora a Kodak tenha inventado a câmera digital em 1975, e iniciado uma nova era para a indústria da fotografia, a empresa deixou de investir pesadamente em novas tecnologias, mantendo o sistema de negócios que sempre funcionou: câmeras e filmes tradicionais.

Depois de decidir não interromper seus negócios existentes e se aventurar em áreas desconhecidas, a Kodak abriu a porta para outros. E quem aproveitou esta oportunidade foi o Instagram. No mesmo ano, o Facebook comprou o Instagram por não menos que US $ 1 bilhão.

Hoje, qualquer empresa pode sofrer o mesmo destino da Kodak. Por isso, na visão de Peter Diamandis, é importante entender e internalizar a estrutura de 6D. Para ter sucesso no mercado do futuro, sempre lembre-se de considerar a tecnologia em desenvolvimento atualmente, pois identificar essas tecnologias são a chave para o crescimento exponencial e de oportunidades inovadoras.

Qual foi o real motivo da falência da Kodak? E como ela fez para retornar em 2020?

Sair da versão mobile