Os 6 Pilares da Comunicação Eficiente para sua Empresa

Você lembra qual foi o último problema gerado pela “falta de comunicação” na sua empresa? Muitos erros e desalinhamentos entre equipes, ou membros de uma mesma equipe, são causadas pela falha na comunicação. Para ajudar a melhorar a comunicação do seu time, conheça neste artigo os 6 pilares da comunicação eficiente!

Quando tratamos de emissor, mensagem e receptor, podemos evitar problemas, tratando individualmente os dois primeiros pontos. É importante aprender a identificar seus pontos fortes e de melhoria, com o objetivo de potencializar sua comunicação, para se tornar eficiente e potencializar relacionamentos. Para isso, a compreensão do que constrói uma comunicação eficiente e quais seus pontos principais irão te ajudar. Confira abaixo quais são esses pilares e como se complementam:

Os 6 Pilares da Comunicação

Assertividade

Tenha clareza do que precisa comunicar antes de falar.

Apesar de nenhum dos pilares ser mais ou menos importante que os outros, a assertividade pode afetar de diversas formas a recepção da mensagem.

Pode ser confundida com grosseria ou não deixar claro o que se espera da pessoa, dificultando a comunicação. As perguntas abaixo podem ajudar a tornar sua comunicação mais assertiva:

Clareza

Seja objetivo. 

Complementando a assertividade, que é saber quais informações você realmente precisa compartilhar em uma comunicação, temos a objetividade ou clareza. Ao passar todas as informações necessárias, precisamos fechar nossa fala de forma que o objetivo da troca esteja claro para o receptor.

Alguns questionamentos pertinentes para que sua comunicação tenha mais Clareza:

Autenticidade

Seja fiel ao seu estilo de comunicação.

Esse pilar é deixado de lado regularmente, ao mesmo tempo que é o principal atrativo de uma comunicação eficiente. Uma troca sincera, com personalidade, é o que prende a atenção de um ouvinte, seja em uma reunião ou palestra, além de transmitir sinceridade e transparência. Não esqueça que, a maneira como você fala, também é QUEM VOCÊ É.

Para tornar sua comunicação mais autêntica, use as reflexões abaixo:

Mente Aberta

Respeitar também faz parte da escuta.

Você, com certeza, já escutou a frase “hoje em dia não se pode falar mais nada!”. A questão é: O quanto estamos sendo receptivos e respeitosos ao escutar pontos de vista diferentes do nosso? Diferente da empatia, esse pilar preza o respeito entre diferentes opiniões, mesmo que não seja possível chegar a um acordo, toda troca e discussão deve envolver respeito de ambas as partes.

Para te ajudar a lidar com situações que exijam uma mente mais aberta, use as reflexões abaixo:

Empatia

Esteja presente, na fala e na escuta.

A empatia, diferente do que muitos dizem praticar, não é apenas a aceitação silenciosa dos sentimentos alheios. Exige a audácia de se aventurar na perspectiva do outro, mesmo que desconfortável, e a coragem de trazer de volta o aprendizado para a nossa própria realidade. O autor do livro “Comunicação Não-Violenta” se referiu a empatia como ‘esvaziar-se de si mesmo, para se preencher do outro’. Mas como transmitir isso na fala?

Algumas reflexões para uma comunicação mais empática:

Escuta

Saiba a hora de apenas escutar.

Enquanto falamos e expressamos nossas ideias e sentimentos, a escuta está em um processo contínuo de receber, processar e compreender essas mensagens. Mas, mais do que apenas ouvir com mente aberta as palavras que são ditas, a escuta ativa busca o significado por trás delas – o tom nas entrelinhas e os silêncios que falam mais alto.

Com a escuta, não somos apenas espectadores passivos na conversa, mas participantes que contribuem para o diálogo, o entendimento mútuo e o crescimento. Algumas ações mais conhecidas para transmitir sua escuta ativa a outros, são técnicas como repetir o que a outra pessoa disse com suas próprias palavras.

Confira algumas perguntas que podem melhorar sua escuta ativa:

 

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