Você lembra qual foi o último problema gerado pela “falta de comunicação” na sua empresa? Muitos erros e desalinhamentos entre equipes, ou membros de uma mesma equipe, são causadas pela falha na comunicação. Para ajudar a melhorar a comunicação do seu time, conheça neste artigo os 6 pilares da comunicação eficiente!
Quando tratamos de emissor, mensagem e receptor, podemos evitar problemas, tratando individualmente os dois primeiros pontos. É importante aprender a identificar seus pontos fortes e de melhoria, com o objetivo de potencializar sua comunicação, para se tornar eficiente e potencializar relacionamentos. Para isso, a compreensão do que constrói uma comunicação eficiente e quais seus pontos principais irão te ajudar. Confira abaixo quais são esses pilares e como se complementam:
Os 6 Pilares da Comunicação
Assertividade
Tenha clareza do que precisa comunicar antes de falar.
Apesar de nenhum dos pilares ser mais ou menos importante que os outros, a assertividade pode afetar de diversas formas a recepção da mensagem.
Pode ser confundida com grosseria ou não deixar claro o que se espera da pessoa, dificultando a comunicação. As perguntas abaixo podem ajudar a tornar sua comunicação mais assertiva:
- Analise o cenário: Será que a minha opinião é realmente necessária para esta discussão?
- Analise o timing: Será que a minha opinião é adequada neste momento da discussão?
- Prepare o ambiente: Minha fala tende a/ deve ser mais longa neste momento?
Clareza
Seja objetivo.
Complementando a assertividade, que é saber quais informações você realmente precisa compartilhar em uma comunicação, temos a objetividade ou clareza. Ao passar todas as informações necessárias, precisamos fechar nossa fala de forma que o objetivo da troca esteja claro para o receptor.
Alguns questionamentos pertinentes para que sua comunicação tenha mais Clareza:
- Saiba qual seu objetivo: Minha fala possui uma opinião concisa, sugestão prática, crítica construtiva ou pedido claro?
- Siga uma linha lógica de raciocínio: O que eu vou dizer está estruturado em uma sequência lógica de assuntos e informações?
Autenticidade
Seja fiel ao seu estilo de comunicação.
Esse pilar é deixado de lado regularmente, ao mesmo tempo que é o principal atrativo de uma comunicação eficiente. Uma troca sincera, com personalidade, é o que prende a atenção de um ouvinte, seja em uma reunião ou palestra, além de transmitir sinceridade e transparência. Não esqueça que, a maneira como você fala, também é QUEM VOCÊ É.
Para tornar sua comunicação mais autêntica, use as reflexões abaixo:
- Foque nos seus pontos fortes: Qual as minhas características mais fortes e positivas na comunicação?
- Observe as pessoas e o ambiente: Neste ambiente, qual característica pode me trazer mais visibilidade?
- Seja natural: Quais expressões eu posso usar, ou evitar, para transmitir mais segurança e naturalidade?
Mente Aberta
Respeitar também faz parte da escuta.
Você, com certeza, já escutou a frase “hoje em dia não se pode falar mais nada!”. A questão é: O quanto estamos sendo receptivos e respeitosos ao escutar pontos de vista diferentes do nosso? Diferente da empatia, esse pilar preza o respeito entre diferentes opiniões, mesmo que não seja possível chegar a um acordo, toda troca e discussão deve envolver respeito de ambas as partes.
Para te ajudar a lidar com situações que exijam uma mente mais aberta, use as reflexões abaixo:
- Use de Empatia: Se minha opinião fosse julgada ou desvalorizada, como eu me sentiria?
- Exercite a presença dela em sua realidade: Em outros ambientes, como seria minha interação com essa pessoa?
Empatia
Esteja presente, na fala e na escuta.
A empatia, diferente do que muitos dizem praticar, não é apenas a aceitação silenciosa dos sentimentos alheios. Exige a audácia de se aventurar na perspectiva do outro, mesmo que desconfortável, e a coragem de trazer de volta o aprendizado para a nossa própria realidade. O autor do livro “Comunicação Não-Violenta” se referiu a empatia como ‘esvaziar-se de si mesmo, para se preencher do outro’. Mas como transmitir isso na fala?
Algumas reflexões para uma comunicação mais empática:
- Reconheça o comunicador: Quem está se comunicando comigo? Qual o contexto e perfil dessa pessoa?
- Colabore com o discurso: Como a minha fala pode agregar ao assunto ou opinião desta pessoa?
Escuta
Saiba a hora de apenas escutar.
Enquanto falamos e expressamos nossas ideias e sentimentos, a escuta está em um processo contínuo de receber, processar e compreender essas mensagens. Mas, mais do que apenas ouvir com mente aberta as palavras que são ditas, a escuta ativa busca o significado por trás delas – o tom nas entrelinhas e os silêncios que falam mais alto.
Com a escuta, não somos apenas espectadores passivos na conversa, mas participantes que contribuem para o diálogo, o entendimento mútuo e o crescimento. Algumas ações mais conhecidas para transmitir sua escuta ativa a outros, são técnicas como repetir o que a outra pessoa disse com suas próprias palavras.
Confira algumas perguntas que podem melhorar sua escuta ativa:
- Esteja presente: Eu estou prestando atenção, a ponto de ser capaz de opinar e agregar na discussão?
- Exercite sua empatia: Como eu gostaria de ser ouvido, independente do ambiente?