Ondas de Inovação: como elas influenciam no crescimento dos negócios?

Imagem via 3DSculptor/iStock

Criada pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, a teoria da Destruição Criativa sugere que os ciclos de negócios operam sob longas ondas de inovação. Especificamente, à medida que os mercados são perturbados, os principais grupos de indústrias têm efeitos desproporcionais na economia.

Um exemplo disso foi no século 19, quando as ferrovias remodelaram completamente a demografia urbana e o comércio. Da mesma forma, a internet perturbou setores inteiros da mídia ao varejo.

Essas ondas de inovação impactaram as economias desde 1785 e o que vem por aí no futuro, para entender mais a fundo sobre a temática, continue lendo a seguir:

 

O que são as ondas da inovação?

Confira na imagem abaixo o impacto desde a primeira onda de têxteis e energia hídrica na revolução industrial até a Internet com seus principais avanços.

Reprodução AAA Inovação

 

Primeira Onda

Durante a primeira onda da Revolução Industrial, a energia da água foi fundamental para a fabricação de papel, têxteis e produtos de ferro. Ao contrário das usinas do passado, as barragens de tamanho real alimentavam as turbinas por meio de sistemas complexos de correias. Os avanços nos têxteis trouxeram a primeira fábrica e as cidades se expandiram ao seu redor.

Crianças trabalhando em uma fábrica têxtil dos Estados Unidos que foi construída no final do século XIX.

 

Segunda Onda

Com a segunda onda, entre cerca de 1845 e 1900, vieram avanços significativos em ferrovias, vapor e aço. A indústria ferroviária sozinha afetou inúmeras indústrias, de ferro e petróleo a aço e cobre. Por sua vez, formaram-se grandes monopólios ferroviários.

A primeira ferrovia construída no Brasil foi em 1845.

 

Terceira Onda

O surgimento da luz para energia elétrica e da comunicação telefônica por meio da terceira onda dominou a primeira metade do século XX. Henry Ford lançou o Modelo T e a linha de montagem transformou a indústria automobilística. Os automóveis ficaram intimamente ligados à expansão da metrópole americana.

Ford T, carro que simboliza o nascimento da era do automóvel.

 

Quarta Onda

Mais tarde, na quarta onda, a aviação revolucionou as viagens. Depois que a Internet surgiu no início dos anos 1990, as barreiras à informação foram derrubadas. A nova mídia mudou o discurso político, os ciclos de notícias e a comunicação na quinta onda. A Internet inaugurou uma nova fronteira da globalização, uma paisagem sem fronteiras de fluxos de informação digital.

J.C.R Licklider foi um dos primeiros se interessar por computadores quando trabalhou no Lincoln Laboratory do MIT.

 

Quinta Onda

Para o economista Schumpeter, as inovações tecnológicas impulsionaram o crescimento econômico e melhoraram os padrões de vida. Na quinta onda, isso pode ser visto hoje, por o mundo estar intimamente conectado. As informações estão mais centralizadas do que nunca, com as Big Techs dominando o tráfego de pesquisa global, redes sociais e publicidade, como por exemplo.

Jeff Bezos em 1995, quando ele tinha um site chamado Amazon.

 

Sexta Onda

A sexta onda, marcada por inteligência artificial e digitalização em internet das coisas (IoT), robótica e drones, provavelmente pintará um quadro inteiramente novo. Ou seja, a automação de sistemas, análise preditiva e processamento de dados podem ter um impacto. Por sua vez, bens e serviços físicos provavelmente serão digitalizados. O tempo para concluir as tarefas pode mudar de horas pra segundos.

 

Sétima Onda

Desde o começo da sexta onda até o ano 2022, muitas coisas mudaram com o surgimento da pandemia da COVID-19. Dentre as principais inovações que podem definir o ano de 2022 e adiante são relacionadas ao futuro do trabalho: como empresas e pessoas irão se adaptar ao trabalho híbrido ou remoto, as novas experiências que marcas podem desenvolver para usuários terem no metaverso, com a força no digital há o aumento da busca de pagamentos digitais. Além da privicidade de dados que muitas pessoas e empresas buscam em desenvolver e muito mais. O que mais você acredita que pode estar presente nesta onda de inovação?

Um óculos de Realidade Virtual muito usado na área dos games e metaverso

 

Oitava Onda (atual)

A IA revoluciona a maneira como as empresas operam, otimizando processos, otimizando a análise de dados e fornecendo insights valiosos para tomadas de decisões estratégicas. Por outro lado, a Web3 está redesenhando a internet, introduzindo descentralização e permitindo a criação de ecossistemas autônomos através de blockchain e criptomoedas. A convergência dessas tecnologias promete empreender uma nova era de negócios, onde a criatividade, a colaboração e a eficiência se combinam para o crescimento e a competitividade das empresas.

 

Como se preparar para as novas ondas de inovação?

Na era digital, há muitas questões no topo da agenda do CEOs, incluindo: Como construir um novo conjunto de recursos para aproveitar a inovação digital e criar uma nova vantagem competitiva?

O ciclo da inovação ajuda impulsionar a inovação diária, é construído em uma premissa fundamental: quanto mais você sabe sobre o cliente, maior a oportunidade de inovar e criar valor para ele.

Reprodução AAA Inovação

O Ciclo da Inovação fornece um plano operacional para equipes conduzirem rodadas sucessivas de inovação contínua, com o objetivo de prender o usuário final em um ciclo de engajamento. Seu manual integra as seguintes etapas:

 

 

Quer o AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile