Da Ford a Netflix: negócios inovadores que transformaram seus mercados

Há alguns anos atrás, quem imaginava a possibilidade de mandar mensagens rápidas pelo WhatsApp, pesquisar tudo o que precisa no Google, fazer viagens com o auxílio do Waze, assistir de forma ilimitada séries e filmes na Netflix, pedir comidas por aplicativos pelo Rappi ou iFood, ouvir músicas de forma ilimitada no Spotify e entre outras diversas coisas. Essas tecnologias mudaram nossas vidas rapidamente.

Hoje, as marcas que não atendem as dores dos clientes e não investem em melhorias e em inovação como essas empresas, tem seus negócios ameaçados, produtos e serviços fracos no mercado. Continie lendo a seguir e entenda como essas se destacaram e revolucionaram o mercado que atuam.

 

O papel da Inovação

Com o surgimento de startups de sucesso com modelos de negócio ligados ao alto uso de tecnologia, fez com que muita gente começasse a interpretar inovação como sinônimo de tecnologias disruptivas. Porém, as tecnologias são extremamente importantes para as inovações ocorridas nas últimas década, mas são somente um meio para alcançar a inovação e crescer os negócios de forma exponencial.

A inovação depende da mentalidade e da forma que enxergamos a vida em nossa volta. Para isso, é necessário compreender que inovação é o que faz a diferença na vida das pessoas e quem assume o protagonismo de fazer a diferença na vida das pessoas são os seres humanos.

As empresas que entenderam que inovação é sobre pessoas, conseguiram inovar, gerar valor para as pessoas, otimizar e reformular novos produtos e muito mais. Veja agora bons exemplos de negócios que revolucionaram os hábitos da sociedade.

 

15 negócios inovadores que revolucionaram o mundo 

 

1. Ford Motors


A Ford pode não ser responsável por fazer o primeiro carro do mundo, mas mudou a forma como se fabrica carros no mundo e a indústria de transporte para sempre. Essa inovação significa que a empresa pode produzir em massa carros novos para famílias de classe média a um preço acessível. Antes de a Ford se tornar uma marca revolucionária, as pessoas de fora da classe alta não podiam ter seus próprios veículos.

 

2. Google

A Google conseguiu mudar a maneira de fazer pesquisas com sua solução de mecanismo de busca, que torna mais fácil para pessoas em todo o mundo encontrarem as informações de que precisam sobre questões urgentes. Ela é umas das marcas mais inovadoras, que conseguir dominar e revoluciar o mercado ao “pesquisar no Google”, e também com  o sistema Android, Gmail. Google Meet, Youtube e diversas outros serviços.

 

3. Walmart


O Walmart foi responsável de tornar as compras mais acessíveis para as massas, oferecendo os preços mais baixos, a qualquer hora e lugar. Com isso, o Walmart se tornou uma das lojas mais populares da América. Quanto mais a marca continuava a se expandir, mais consumidores compravam seus produtos, que vão desde alimentos até jeans e camisetas.

 

4. McDonald’s

A marca McDonald’s começou pequena, com dois irmãos fazendo hambúrgueres rápidos, mas deliciosos em San Bernardino, Califórnia.  Hoje, o McDonald’s é a marca mais conhecida do mundo de fast-food em mais de 119 países diferentes. Com o seu sucesso, inúmeros outros restaurantes de hambúrguer e fast-food surgiram em sua sombra, tentando lucrar com o conceito de fast-food. Seus nuggets de frango podem não parecer tão inovadores no setor, mas mudaram o mundo em que vivemos.

 

5. Facebook

O Facebook é a empresa que mudou a maneira como nos comunicamos com as pessoas ao redor do mundo. Em termos de marcas disruptivas, esta é uma das mais significativas no mundo online, pois gerou a criação de dezenas de novos fóruns denominados “plataformas de redes sociais”. Hoje no Facebook, há mais de 1 bilhão de pessoas ativas no Facebook e 48% dos adultos verificam suas contas assim que acordam pela manhã.

 

6. Airbnb

O Airbnb ajuda pessoas que desejam alugar espaços ociosos como quartos, apartamentos ou casas. Fundada em 2008, pelos empreendedores Joe Gebbia, Brian Chesky e Nathan Blecharczyk, a startup mudou a maneira que as pessoas buscam se hospedar de forma barata ao redor do mundo. O seu impacto não se resume apenas na oferta de hospedagem, mas de um poderoso mecanismo de serviço baseado na confiança e comunidade.

 

7. Whatsapp

O WhatsApp foi fundado em 2009, pelos empreendedores Jan Koum e Brian Acton. No começo, a startup só tinha 8 milhões de dólares de investimento antes da compra. Hoje, há mais de 500 milhões de pessoas que usam o Whatsapp para se comunicar ao redor do mundo. Este aplicativo de mensagens afetou diretamente os segmentos de telecomunicação, redes sociais e principalmente a forma de comunicar com pessoas com mais facilidade e agilidade.

 

8. Netflix

A Netflix começou como uma ideia de negócio, a qual enviava DVDs para clientes que queriam uma experiência de sucesso sem ir para a Blockbuster. Porém, viram que não estava dando muito certo, e resolveram transmitir séries e DVDs que tinham digitalmente. A decisão de dar aos clientes acesso a filmes e televisão com capacidade de transmissão em seus próprios computadores, fez com que a Netflix se tornacesse essencial para o entreterimento das pessoas.

 

9. Apple

Quando a Apple chegou pela primeira vez no espaço da tecnologia, era apenas mais uma empresa de computadores cara. Mas em 2001, quando a Apple lançou o seu primeiro iPod, tornou mais fácil para as pessoas ao redor do mundo carregar suas músicas aonde quer que fossem. O sucesso do iPod levou a inovações para a Apple na forma de um dos primeiros dispositivos móveis com tela de toque do mundo e a produção em massa do importantíssimo smartphone.

10. Spotify

O Spotify é um dos serviços pioneiros quando se fala em streaming de música. O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2006, em Estocolmo, na Suécia. Em 2012, a startup ganhou a 16ª edição do prêmio Webby, que premia os sites mais importantes da internet. Em maio deste ano, o serviço chegou ao Brasil e revoluciou a forma que artistas ganham de acordo com a quantidade de vezes que sua música é tocada.

 

11. Waze

Em 2013, a empresa Waze do engenheiro israelense chamado Ehud Shabtai foi comprada pela Google, e fez com que qualquer GPS de última geração parecesse ultrapassado. Por meio do aplicativo, é possivel acessar rotas melhores, incentivar a concorrência com outros usuários por meio de técnicas de gamificação e ter a disponibilidade de ver mapas atualizados em tempo real pelos seus usuários de forma rápida e prática direto do seu smartphone.

 

12. Uber

Outro serviço que revolucionou o mercado ao redor do mundo, é a empresa Uber. Antes, somente os táxis era o item básico para conseguir se locomover pelas cidades além de outros transportes como trem, ônibus e metrô. Hoje em dia, é possível ir para um lugar para o outro de forma rápida, mais barata e acessível com o serviço da Uber, sem precisar desembolsar um dinheiro extra para pagar um táxi.

 

13. Amazon Web Services

Com uma capacidade de pesquisa e desenvolvimento, a Amazon Web Services (AWS) se debruçou em fornecer um serviço de nuvem que funciona-se com eficácia. Com isso, evoluiu incrivelmente rápido e proporcionou numa estratégia muito agressiva com 50 reduções de custo desde que foi criado. Isso fez com que os negócios de datacenters fosem pegos completamente de surpresa.

 

14. Tesla

A Tesla leva a busca por tecnologia de ponta e sustentabilidade a outro nível. A Tesla não é apenas a fabricante de carros elétricos mais impecável do mundo, mas também está expandindo os limites do que os veículos podem fazer, literalmente enviando os para o espaço. Além do mais, a Tesla também tem suas próprias patentes de código aberto, o que significa que elas estão abertas para que todos possam trabalhar que é um super diferencial da marca.

 

15. SpaceX

Como a empresa Tesla fundada por Elon Musk, a SpaceX, é uma das empresas mais inovadoras do mundo. A SpaceX é a primeira empresa privada a ser capaz de devolver peças de foguetes à Terra para reutilização em vez de descartá-las. Ela tem entregado cargas regularmente para a Estação Espacial Internacional, e pretende futuramente mandar astronautas.

Sair da versão mobile