Essa é a estreia de uma nova categoria aqui no Blog do AAA Inovação! Hoje falaremos sobre a Brandless!
Na categoria Negócios Inovadores vamos trazer cases de empresas que estão inovando de diversas formas, a partir de conceitos simples.
A ideia aqui não é falar de cases já bastante conhecidos ou de empresas gigantescas, como Amazon, Netflix ou Apple.
Não que elas não possam trazer ótimos exemplos de inovação. Se são gigantescas, é por que podem nos ensinar bastante. Contudo, muitas das inovações trazidas por elas podem parecer inatingíveis para boa parte das empresas e empreendedores que estão buscando inovar.
Assim, na Negócios Inovadores traremos negócios (muitas vezes não tão conhecidos) que estão inovando e quais lições você pode aprender com eles para começar a aplicar no seu negócio o mais rápido possível.
Hoje, trouxemos um negócio de varejo que usou conceitos simples para criar uma marca inovadora.
Vamos aprender com o case da Brandless?
História da Brandless
A Brandless foi fundada em 2012 por Ido Leffler e Tina Sharkey. A empresa nasceu para ser uma opção nova de produtos para o dia a dia, vendendo diversos produtos a um preço fixo de 3 dólares. Com o tempo, a empresa começou a diversificar o seu portfólio de produtos.
Hoje, a Brandless comercializa diversas categorias, dentre elas:
👉 Comidas (como snacks, granolas, comidas para bebês, bebidas e temperos)
👉 Artigos para casa (como utensílios, acessórios de cozinha e produtos de higiene)
👉 Produtos de beleza e cuidados pessoais (como desodorantes e cremes)
👉 Produtos para a saúde e bem-estar (como suplementos e vitaminas)
👉 Produtos para bebês (como fraldas)
👉 Produtos para pets (como brinquedos e acessórios)
“Mas o que a Brandless tem de tão especial?”, você pode estar se perguntando.
Vender comidas, produtos de beleza e artigos para casa não são nada originais e não faz com que uma empresa de varejo seja, apenas por isso, inovadora.
A inovação da Brandless está justamente nos detalhes.
Construindo uma marca “sem-marca”
“Não somos anti-marcas, (…) estamos apenas reinventando o que significa ser uma marca” – Tina Sharkey.
O nome Brandless quer dizer algo como “Sem-marca”. Todo o conceito básico da empresa tem um princípio fundamental: transparência.
________________________________________________________________________________
Entrevista com Cláudio Zini | Presidente da Pormade
📝 Aula: 306
🔑 Mentor: Arthur Igreja
📌 Trilha: Inovando na prática
⏱ Duração: 15m01s
Aula completa no AAA Inovação
________________________________________________________________________________
Segundo a própria empresa, eles buscam combater a chamada BrandTax, ou seja, o custo oculto que você paga por uma marca. Segundo a Brandless, 40% do que pagamos são BrandTax, isto é, pagamos 40% nos produtos somente pela marca que aparece em suas embalagens. Em casos extremos, como nos produtos de beleza, a BrandTax pode chegar até 370% do real valor do produto.
A ideia da Brandless é comunicar os seus produtos da forma mais direta possível para seus clientes e prospectos. Para isso, a empresa adotou alguns padrões que se repetem em todos os produtos que comercializa:
👉 Nomes
Os nomes dos produtos da Brandless refletem exatamente o que os produtos são. Isso pode não parecer tão inovador assim, mas quando percebemos que muitas adicionam nomes diversos aos seus produtos (como “power”; “2.0”; “ultra” etc), uma empresa que faz o caminho contrário é algo a ser levado em conta, principalmente por recebermos tantas informações diferentes todos os dias.
Um aperitivo de quinoa sabor chocolate tem o nome “Aperitivos de Quinoa Sabor Chocolate” na embalagem.
Os Biscoitos de Chocolate com Creme da empresa são chamados simplesmente de Biscoitos de Chocolate com Creme.
Lembrou do Oreo?
A Brandless oferece também um creme para as mãos. Consegue adivinhar qual o nome do produto na embalagem? Exatamente. “Creme para as mãos”.
👉 “Checks”
Além dos nomes “diretos”, todos os produtos da empresa vem com “checks” na embalagem, que expõem, segundo a empresa, “as características que realmente importam”. Um pacote de batata chips, por exemplo, terá os seguintes “atributos”:
✅ Ingredientes sem modificação genética (Non-GMO);
✅ Sem glúten;
✅ Sem corantes artificiais;
✅ Sem sabores artificiais.
👉 Preço
A Brandless adota uma postura de preços bastante interessante. Praticamente todos os produtos da empresa custam entre 3 e 9 dólares. A companhia nasceu com uma proposta de um preço único de 3 dólares que perdurou durante bastante tempo, até que essa “regra” foi quebrada com a chegada de novas categorias de produtos, como artigos para bebês e pets.
Além disso, a Brandless adicionou a opção de “subscription” em diversos produtos. Assim, se um determinado cliente consome granola regurlamente, ele pode assinar a entrega do produto, podendo escolher o período (que vai desde “a cada 2 semanas” até “a cada 8 semanas).
O que a Brandless pode ensinar ao seu negócio?
Ao usar conceitos simples, a Brandless conseguiu inovar em um dos setores mais competitivos do mundo dos negócios. A empresa já foi chamada de P&G dos Millennials e já recebeu investimentos de centenas de milhões de dólares do SoftBank, de Masayoshi Son.
Além da Brandless, outras marcas tem apostado no conceito de “No Brand”, como a The Unbranded Brand e a brasileira Nu Cosméticos.
A história da Brandless pode trazer alguns insights poderosos para o seu negócio:
👉 Como você pode usar transparência para agregar valor ao seu negócio e à percepção do cliente sobre ele? Pense em como transparência pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.
👉 Quais informações são realmente essenciais o cliente/prospecto saber? O que é, realmente, imprescindível?
👉 Sua política de preços é simples o suficiente? Você pode deixá-la mais simples para evitar que o cliente se sinta confuso?