4 Mitos da Inovação que todo profissional deve saber

Quando se discute sobre empresas inovadoras e tecnológicas, fala-se muito sobre como você pode ser disruptivo, como criar novas fontes de receita para o crescimento, conseguir levantar capital, e etc… De fato, tudo isso é muito importante, são pontos para estarem sempre no roadmap de todo empreendedor.  

No entanto, muitas crenças tradicionais e “antiquadas”, ainda permeiam o ecossistema de inovação como um todo. Estamos em uma realidade cada vez mais inovadora, em que paradigmas são constantemente questionados, produtos e serviços que outrora eram completamente disruptivos tornaram-se obsoletos. 

A necessidade de inovar nunca foi tão clara e manifesta. Em razão disso, neste artigo, vamos questionar alguns mitos da inovação, que podem estar enraizados em muitos empreendedores, afinal, fazer algo realmente novo significa ir contra a maré e estar disposto a ser visto como um estranho.

 

4 Mitos sobre Inovação

Imagem via Daniel Salo/Fast Company

Você sabia que pode estar perdendo mais de 45 MILHÕES DE OPORTUNIDADES? Mais de 45 milhões de pessoas não têm acesso à tecnologia no Brasil. 

Esse é o número de oportunidades que você pode estar perdendo por pensar que inovar quer dizer adicionar tecnologia ao negócio. As tecnologias não vão determinar se você será mais ou menos inovador. Pois a inovação, nada mais é do que solucionar problemas reais de maneira prática, acessível e simples.

Para isso, é fundamental entender mais a fundo sobre o que realmente é inovação e quais são os mitos em torno dela.

 

1. Inovação é um departamento/uma pessoa

O erro de boa parte das companhias que buscam inovar é encarar a inovação como algo isolado dentro da organização. Muitas empresas criam departamentos de inovação com a esperança de que eles conduzirão toda a organização para um horizonte mais inovador. O perigo é que essa iniciativa pode acabar passando a mensagem de que a inovação é algo restrito a algumas poucas pessoas super criativas, ou exclusiva de apenas um departamento. 

A verdade é: mesmo que determinada empresa possua um chefe ou um departamento de inovação, ela deve estar presente em todos os colaboradores. Inovação é, antes de tudo, uma prática, não um departamento ou uma pessoa. 

O papel de um departamento ou chefe de inovação não é trazer modelos disruptivos para a companhia, mas sim, permitir e incentivar práticas inovadoras dentro da empresa.

 

2. Inovação é apenas para grandes empresas

Outro grande mito tem a ver com a ideia errada de que inovação é apenas para grandes empresas. É natural que, com o surgimento de novas tecnologias, novas startups e novos modelos de negócios, grandes empresas tenham começado a buscar diferentes formas de inovar. 

Contudo, a grande questão é: Inovação tem a ver com fornecer valor para o cliente. Assim, é errado presumir que apenas grandes companhias devem buscar inovar. Não importa o tamanho, o segmento ou o tempo de mercado. A inovação deve ser buscada por todos os tipos de empresas. 

.

 

3. Inovação é sobre ter grandes ideias

Ao nos depararmos com negócios como Uber e Airbnb, é natural que pensemos algo como: “Por que eu não pensei nisso antes?”. Isso pode te passar a imagem errada de que inovação tem a ver com grandes ideias, ou então com um momento eureka no qual um empreendedor foi iluminado e se motivou a construir um negócio disruptivo. 

A verdade é que inovação não tem a ver com ter grandes ideias. Ter uma boa ideia é a parte fácil da equação.  Inovações bem-sucedidas tem a ver com processos, metodologias e, sobretudo, em saber como executar o que deve ser executado.

 

4. Inovação é sobre tecnologia

Por fim, um dos maiores mitos sobre inovação tem a ver com tecnologia. 

Como boa parte dos negócios que mais chamam a atenção nos últimos anos têm forte base tecnológica, é natural que muitas pessoas confundem inovação com tecnologia. Contudo, é importante ressaltar que tecnologia é apenas um meio para que a inovação aconteça. 

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile