Medir a inovação é uma questão que continua a deixar muitos profissionais em dúvida de como fazer. Essa parece ser uma pergunta simples, mas a resposta está longe de ser direta.
Vivemos em uma Era baseada em dados, em que o foco em métricas é fundamental para o estabelecimento de iniciativas e processos bem sucedidos. A importância de medir essas iniciativas e estabelecer métricas apropriadas é amplamente entendida como a chave para o desenvolvimento e o crescimento.
No entanto, como você mensura a inovação, um processo que geralmente é definido por medidas intangíveis?
Continue lendo o artigo a seguir e saiba como levantar a capacidade de inovar da sua empresa para monitorar suas iniciativas de transformação e identificar os projetos mais promissores.
O Dilema da Inovação
Primeiramente, para medir a inovação é preciso entender o conceito do Dilema da Inovação de Clayton Christensen, que foi apresentado em 1997 com seu livro que leva o mesmo nome.
Esse conceito representa os estágios da inovação, e especificamente do tipo disruptivo, o qual é geralmente inferior aos produtos e serviços existentes no mercado. Por causa disso, esses novos produtos e serviços são inicialmente valiosos para criar uma base de clientes mais lucrativa.
A inovação é não é algo fácil de medir. Não há resposta certa ou errada e as métricas mais adequadas variam de acordo com cada empresa individual e seus próprios objetivos exclusivos. No entanto, existe algumas formas de refinar suas métricas de inovação.
5 maneiras de mensurar a inovação