Top 15 metodologias de inovação para utilizar no seu negócio na prática

Team development business concept

Qual a melhor maneira de implementar a inovação no seu negócio? Quantas formas existem de inovar na prática? Separamos 15 Metodologias Inovadoras para implementar a inovação em sua organização. Para aprender mais no assunto, confira o artigo completo a seguir.

 

O que são metodologias de inovação?

Como ideias revolucionárias não surgem rotineiramente, a melhor solução é utilizar metodologias de inovação. Como o nome diz, são processos que você implementa no dia a dia e que promovem a inovação na forma como você trabalha. Assim, você pode encontrar oportunidades para promover seu negócio e continuar à frente da concorrência. A inovação vai muito além do ato de fazer algo novo, ela tem a ver com o processo de melhoria contínua e incremental.

Inovar também pode ser encontrar uma forma original de resolver um problema, melhorar processos e evoluir em pequenas coisas que possam ser transformadoras. A inovação afeta muito no sucesso de uma empresa, veja dois exemplos disso:

 

Top 15 metodologias de inovação

Quando se trata de inovação, é difícil encontrar padrões entre diferentes empresas. Isso se dá porque cada equipe tem sua cultura, conhecimentos em comum e pontos de melhoria.  Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe apenas uma forma de implementar a inovação no dia a dia de uma equipe. Confira 15 metodologias que se encaixam em diferentes contextos, e podem ser de ajuda ao colocar a inovação em prática no seu negócio.

 

1. Lean Startup

Essa metodologia envolve a identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está relacionado ao ambiente da startups. A proposta é passar por 3 passos principais: Construir – Medir – Aprender. Os resultados dessas fases são, respectivamente, Código – Dados – Ideias. Confira abaixo:

O método se inicia considerando que você já identificou um problema a ser resolvido e uma provável solução para este problema. Portanto, a primeira coisa a fazer é começar a construir seu produto com ajuda de técnicas de desenvolvimento ágil, prototipação, testes de usabilidade e o tão comentado MVP – Minimum Viable Product.

Em seguida, é necessário Medir seu experimento, ou seja, verificar se a solução que imagina para o problema é viável em termos técnicos, de negócio e de funcionalidade. Para extrair os Dados necessários para comprovar sua hipótese, você pode usar testes de usabilidade, Search Engine Marketing (Google AdWords), Testes A/B, de preferência seguindo a filosofia Genchi Gembutsu.

Depois disso, é hora de identificar o que é possível na etapa “Aprender“. Neste ponto você pode entender o motivo de sua solução não ser viável, seja pelo o problema ou público certo. Com isso,  você terá novas Ideias sobre o seu produto, que pode levar a novas hipóteses a serem validadas.

Aprenda a colocar essa metodologia na prática clicando aqui!

 

2. Human-Centered Design (HCD)

Muito parecido com a metodologia inovadora do Design Thinking, o Human-Centered Design gera soluções criativas tanto para os clientes quanto os colaboradores.

Como o próprio nome diz, o “Design Centrado no Ser Humano” tem foco nas pessoas. Qual a necessidade, desejo e comportamento que certo grupo de pessoas tem? Para ajudar, o processo passa por 3 lente:

Depois de definir quais ideias passaram pelas 3 lentes, está na hora de colocar em prática. Para isso usamos o método HCD, assim como o nome: Hear, Create e Deliver.

 

3. Open Innovation

O termo Inovação Aberta, também conhecido como Open Innovation, foi apresentado por Henry Chesbrough em seu livro “Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology”, publicado em 2003. Chesbrough descreve a Inovação Aberta como a utilização de fluxos de conhecimento internos e externos para apoiar a inovação dentro de uma empresa.

A Open Innovation sugere que as empresas podem e devem aproveitar ideias tanto internas quanto externas para o mercado. Essa abordagem surgiu como uma alternativa ao paradigma tradicional, no qual os departamentos internos de Pesquisa e Desenvolvimento eram os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos.

Ideias raramente eram compartilhadas, sob o pretexto de que “alguém poderia copiá-la”. Porém, a Open Innovation reconhece que o conhecimento está amplamente distribuído, inclusive entre os departamentos de P&D mais avançados, os empreendedores mais inovadores e os talentos de todo o mundo. Portanto, é crucial buscar identificar e estabelecer conexões com fontes externas de conhecimento, a fim de buscar o processo de inovação.

A Inovação Aberta vai totalmente ao contrário da ideia de que seus concorrentes são “inimigos”. Hoje as empresas percebem que jamais apenas uma empresa terá toda a expertise para se manter inovando sem que precise de contribuições externas.

 

4. Design Thinking

“Design thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design.

Literalmente “desenhar um pensamento” a metodologia do Design Thinking nos ajuda a transformar uma ideia inovadora em algo real e praticável. Uma das formas mais famosas de desenvolver produtos, idealizar projetos e solucionar problemas se baseando no processo que designer utilizam, que fazem parte do conjunto de fazer pesquisas, brainstorms, prototipagem, etc. Confira abaixo as 6 fases dessa metodologia:

O processo de Design Thinking geralmente é feito em grupo e dividido em fases, que podem ser sete, cinco ou quatro, de acordo com o autor. A estrutura do design segue um fluxo geral que é de compreender, explorar e testar. Dentro dessas etapas maiores estão 6 fases: empatia, definir, idealizar, prototipar, testar e implementar.

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5. Business Model Canvas

A inovação do modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva mais duradoura, especialmente em tempos de disrupção. Esse modelo é um recurso essencial para organizações que buscam impulsionar o crescimento, revigorar um modelo antiquado ou se defender contra as disrupções ou declínios do setor.

Essa metodologia inovadora foi desenvolvida por Rose-Hulma Institue of Technology, e ilustra o processo pelo qual uma organização ajusta ao seu modelo de negócios. Esse processo envolve 4 etapas, que são:

 

6. Golden Circle

O primeiro passo para estruturar um negócio é saber qual seu objetivo com esse negócio; para isso nós usamos os Vetores Estratégicos. Esses vetores são guias para escolher um caminho para o negócio, metas de sucesso, e ainda estruturar todos os outros processos internos e externos do negócio.

Esse método é conhecido como a teoria do “Golden Circle”, criado por Simon Sinek, que se baseia na teoria de 3 camadas: comece pelo “porque”, depois pelo “como” e “o que”.

Assim como a imagem mostra, o propósito é o ponto de partida, é o que vai definir o “como” e por último o “o quê”. Essa metodologia é muito usada na área do marketing, onde o desejo e necessidade do consumidor é o que os leva a querer saber o “como” e “o quê” a empresa oferece.

 

7. Growth Hacking

O que faz seu negócio crescer? O Growth não é apenas uma metodologia, mas uma mentalidade que busca constantemente formas inovadoras de ter sucesso. Mas não só querer ter sucesso, o Growth é composto por metas e objetivos específicos, como: aumentar em 50% o número de clientes ou para dobrar a receita, aí sim é Growth!

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8. Método SMART

Se o seu objetivo é definir metas e objetivos inteligentes, o método SMART vai te ajudar muito com isso. Ele funciona como um “filtro e ‘estruturador’ de ideias”, onde as ideias precisam passar por 5 condições que acompanham a sigla do nome:

Seguindo todas essas recomendações, o Método SMART é muito seguro quando as análises das métricas são diagnosticadas de maneira correta e por profissionais preparados. Além, é claro, de ser uma ferramenta de inteligência em gestão empresarial, e sua aplicação no setor financeiro preparar sua empresa estruturalmente para atingir níveis mais amplos e sustentáveis.

Aprenda mais sobre como aplicar cada fase do método clicando aqui!

 

9. Storytelling

Você sabe cativar sua audiência? Que tipo de conexão você cria com seus cliente para que eles voltem? O Storytelling é um método onde você comunica o objetivo do seu negócio, “vende sua história” e cria conexão com quem a escuta.

 

10. Octógono da inovação

Essa metodologia apresenta um conjunto de 8 dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial de uma empresa.

  1. Estratégia: Indica a direção dos resultados esperados e facilita o desdobramento do plano de inovação;
  2. Liderança: Investe tempo e esforço em busca dos objetivos de inovação traçados na estratégia;
  3. Estrutura: Distribui a responsabilidade da inovação em todos os níveis da liderança e operação;
  4. Relacionamento: Estabelece relacionamentos externos para alavancar os resultados da inovação;
  5. Pessoas: Estimula, reconhece e recompensa, as ações inovadoras feitas por colaboradores;
  6. Cultura: Implementa atividades inovadoras que gerem valor na jornada dos colaboradores;
  7. Processo: Aplica um Processo de Gestão Estratégica da Inovação aderente a sua cultura;
  8. Funding: Disponibiliza mais capital para inovação e cria uma estratégia de captação de recurso.

 

11. Design Sprint

Para entender melhor essa metodologia, primeiro vamos entender o que significa cada palavra de seu nome: Design, que é estruturar, desenhar e mapear algo; e Sprint, que está ligada a rapidez e agilidade.

Ele consiste em 3 etapas: planejamento, prototipagem e testagem; podendo ter a duração média de 1 ou 2 semanas. Esse processo é muito recomendado para acelerar a testagem de ideias. Onde em um período de 5 dias as ideias podem ser estruturadas, testadas, avaliadas e consolidadas.

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12. Oceano Azul

Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.

Essa estratégia é direcionada para quem deseja explorar novos setores do mercado. Uma ótima estratégia para quem deseja ser ainda mais inovador, e poder investir em uma área nova, sem o desafio de ter concorrentes.

Separamos 5 dicas para colocar essa metodologia em prática:

  1. Defina as metas e objetivos da empresa
  2. Estabeleça sua estratégia e seu plano de ação
  3. Faça pesquisas e entenda o seu mercado
  4. Estude a concorrência e aprenda com ela
  5. Adapte sua estratégia

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13. Benchmarking

O benchmarking é um detalhado processo de comparação e medição de diferentes nichos de negócios. A partir dessa análise, a empresa absorve as características e qualidades observadas, para identificar oportunidades de melhoria em seus métodos, e até mesmo prever quais serão as próximas tendências e seus próximos passos.

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14. Brainstorming

Essa metodologia é muito conhecida no mundo corporativo, pois tende a ser um processo ágil, produtivo e inovador. As reuniões de brainstorming são oportunidades para todo o time se reunir com foco em um ponto em específico, onde cada um compartilha suas ideias de solução para serem discutidas.

Mas para que a reunião seja bem sucedida, é importante que o líder lembre de alguns pontos:

 

15. Cisne Negro

Essa metodologia ganhou seu nome devido a um evento surpreendente que aconteceu na Austrália durante o século XVII. Até então, existência do cisne negro era desconhecida, e assim se tornou um marco para descrever eventos imprevisíveis, improváveis e impactantes.

Qual a relação disso com a Inovação? Muitos ficam com receio de inovar, exatamente pela imprevisibilidade que ela pode ter.  Assim, a metodologia do Cisne Negro consiste em estar preparados para se adaptar.

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