Metaverso: o ambiente onde você vai viver e trabalhar em breve

Confira neste artigo, os principais insight de Walter Longo no AAA Summit 2022, que nos apresenta os impactos do Metaverso na nossa forma de encarar o mundo, além de analisar como o marketing, as vendas, a produção de bens e serviços, a ciência e a educação serão afetados por essa nova realidade.

 

As principais oportunidades do metaverso

O metaverso traz a capacidade de estar longe e perto ao mesmo tempo. Tudo começa por reconhecer que o mundo avança em uma velocidade exponencial e a tendência da maior parte das pessoas é superestimar o que se pode fazer em um ano e subestimar o que vai acontecer em 10 anos.

Há uma conjugação de fatores que está nos levando para o metaverso e pode-se dizer que as redes sociais foram o treinamento inicial da população para o metaverso porque elas permitem que cada um construa a sua imagem como quer (mais bonito, mais jovem, mais rico, mais feliz) mesmo que isso seja bem diferente da sua realidade cotidiana.

Enquanto no mundo real as pessoas são tudo o que conseguem ser, no metaverso é possível ser tudo o que se quer ser — e isso tende a ser muito atrativo para a maioria. Além disso, a vida digital elimina diferenças que existem no mundo físico e isso permite que o ambiente seja muito mais inclusivo, justo e acolhedor – exatamente como gostaríamos que a realidade física fosse.

Outro ponto é que a pandemia acelerou o processo de digitalização da vida das pessoas e, ao mesmo tempo em que isolava fisicamente, empurrou as pessoas a consumirem, se divertirem e a viverem experiências online.

 

O que é metaverso?

Metaverso foi um termo cunhado pelo escritor Neal Stephenson em 1992 na sua obra Snow Crash, em que ele mostra que um entregador de pizza no mundo físico poderia ser um príncipe guerreiro no mundo digital. Ele mostra no livro que os sentimentos vividos no mundo online eram tão válidos quanto os do mundo físico. O conceito é, portanto, replicar sua vida, seus interesses, rotinas e relações no universo digital.

Assim, com o uso de óculos imersivos ou simplesmente usando um laptop ou celular vai ser possível ter experiências digitais tão completas que, na dimensão emocional não vai fazer muita diferença se o que foi vivido aconteceu no mundo físico ou digital. O resultado emocional disso é a incapacidade de se distinguir a realidade da ficção.

O metaverso amplia as camadas de atuação também para as pessoas jurídicas e faz com que o conceito de propósito corporativo evolua tão rápido quanto a tecnologia. Isso fez com que o pensamento das lideranças evoluísse da preocupação em entender em que negócio a empresa estava ou quais problemas estavam resolvendo para quais sonhos e aspirações dos seus consumidores a empresa estão realizando. E o metaverso dá muitas oportunidades para que as empresas criem produtos capazes de atender aos desejos dos consumidores e seus avatares.

 

 

Empresas que investem no metaverso

O número de empresas que vem investindo em presença no metaverso é enorme e inclui desde Nike, Coca-Cola e Ikea a ícones da moda como Dior, Balenciaga e Gucci. A Aglet, por exemplo, lança seus tênis no metaverso e, dependendo da aceitação, lança no mundo físico. E alguns dos mecanismos do mundo real já desembarcaram no metaverso. Por exemplo, a Stella Artois está patrocinando corridas de cavalos no metaverso.

Em breve as compras feitas no metaverso poderão ser entregues no mundo físico e, também o contrário. Vai ser possível comprar alguma coisa no shopping para ser usada pelo seu avatar. E os mercados de vários setores, como o imobiliário ou o automobilístico, estão crescendo no metaverso. Empresas como Banco do Brasil e O Boticário já estão nesse mundo.

Várias cidades como Dubai, Singapura e Bangkok, estão criando seus duplos no metaverso. Isso sem falar no desenvolvimento de NFTs (Non Fungible Token) no mercado de arte e das criptomoedas. E as empresas estão também, investindo em escritórios no metaverso, como a Accenture fez com o Nth Floor. Tudo indica que a expansão do metaverso será contínua e envolvente.

Cases de empresas que já começaram a investir no metaverso

 

O futuro do metaverso

O metaverso é uma representação digital do nosso mundo físico, sem perda de continuidade de tempo e espaço. Mundos como Avakin Like, Imvu, Roblox, Second Life e Upperland estão já bastante desenvolvidos.

O próximo passo é a interoperabilidade entre s munos, que é algo que aconteceu com a internet quando surgiu o www, que é um protocolo de linguagem comum. O metaverso é onde a sua persona física e sua persona digital se unem em uma só realidade. O que acontece com uma afeta a outra e vice-versa. Entre as principais características do metaverso estão:

 

As tendências que aceleram o metaverso

 

Oportunidades de negócio no metaverso

O Metaverso é o assunto do momento, uma nova realidade no espaço virtual que vai alterar nosso modo de viver, consumir, estudar, trabalhar e muito mais. A fase emergente do metaverso vai até 2025, vamos avançar até 2030 e estará maduro a partir deste ponto. Vale a pena ficar atento às possibilidades deste novo mundo para sermos protagonistas nessa nova era.

 

Sair da versão mobile