O que negócios locais podem aprender com mercados globais?

Frente à um cenário tão competitivo e cheio de incertezas como o de hoje, estamos tendo que buscar, mais do que nunca, maneiras inovadoras de nos diferenciar dos nossos concorrentes. 

Para isso, é necessário ter um ótimo entendimento de quem são essas empresas e como elas estão atendendo o mesmo mercado que você. Na grande maioria das vezes, nós brasileiros temos uma boa noção dessa diferenciação a nível nacional. Mas, e em mercados globais?

É fácil de entender que, quando o foco comercial da sua empresa está no mercado brasileiro, você não se preocupa com concorrentes internacionais. No entanto, você já parou pra pensar o quanto nós deixamos de aprender por conta disso? 

Nesse artigo, vamos ver que ainda estamos bem atrás do resto do mundo no quesito inovação, além de entender o quanto podemos desenvolver o nosso potencial competitivo ao analisar o que está acontecendo em outros países.

 

As maiores cidades do mundo em tamanho populacional

Embora Tóquio seja a cidade mais populosa do mundo, com 37.393.000 habitantes, esse número tende a mudar. A cidade está se estabilizando devido à queda nas taxas de natalidade e envelhecimento da população. Já cidades indianas e chinesas, por outro lado, continuarão a crescer rapidamente até 2028.

Em 2035, espera-se que duas novas cidades entrem na lista a seguir:

Reprodução AAA Inovação11

Especificamente, projeta-se que Bangalore (Índia) e Lahore (Paquistão) eliminarão Tianjin e Buenos Aires. Além disso, Guangzhou, Shenzhen e Chennai devem atender à definição de megacidade até 2035.

Com o surgimento de cidades inteligentes, a qualidade de vida de moradores urbanos provavelmente continuará a melhorar, e mais áreas urbanas grandes se transformarão em megacidades.

Embora haja desvantagens na urbanização em massa, há vantagens como conveniência, melhores empregos, maior acesso a serviços e outras razões que as pessoas provavelmente continuarão optando as cidades, mesmo na era pós-COVID.

 

As 10 maiores economias do mundo em 2030

Os mercados emergentes de hoje são as potências de amanhã, de acordo com uma previsão recente do Standard Chartered, um banco multinacional com sede em Londres.

O banco vê economias em desenvolvimento como Indonésia, Turquia, Brasil e Egito subindo na escada e em 2030, ele estima que sete das maiores economias do mundo por PIB estarão localizadas em mercados emergentes.

Ao analisarmos a lista do Standard Chartered, é possível notar o Egito é um país que está crescendo a um ritmo notório ao longo deste período. A diferença entre os dois números é de impressionantes 583%.

Isso torna a projeção bastante ambiciosa, especialmente considerando que organizações como o FMI veem o Egito em uma média mais próxima de 8% no crescimento anual do PIB nos próximos anos.

 

Estratégias de Mercados Emergentes

CEOs e equipes de alta administração de grandes empresas reconhecem que a globalização é o desafio mais crítico que enfrentam hoje. Eles também estão cientes de que se tornou mais difícil na última década identificar estratégias de internacionalização e escolher com quais países fazer negócios.

Empresas de sucesso desenvolvem estratégias para fazer negócios em mercados emergentes, demonstradas a seguir:

Reprodução AAA Inovação

 

Perspectivas Econômicas para 2021: O que devemos esperar desse ano?

 

Situação da Inovação no Brasil

Infelizmente, o Brasil ainda é um país pouco evoluído em relação à inovação. De acordo com o ranking divulgado pelo Global Innovation Index em 2019, ocupamos a posição 55º em uma lista de 129 países. Estamos atrás de países como Montenegro, Moldávia e a Mongólia, e inclusive, atrás de todos os países do BRICS.  

Esse ranking avalia uma série de fatores, incluindo o cenário de negócios do país e criação de conhecimento e tecnologia para o mercado. A figura a seguir exemplifica os tópicos levados em consideração nessa análise: 

Com um cenário nacional pouco competitivo, é fácil concluir que temos muito o que aprender com outros países. Enquanto não entendermos como nos diferenciar, continuaremos sendo conhecidos como a república das bananas, um país que exporta commodities e oferece mão de obra barata. 

Isso afeta não só o nosso potencial de conseguir clientes fora, mas também oferece um risco imenso para empresas que vendem apenas para o Brasil. Até porque, as barreiras para um concorrente internacional entrar no mercado brasileiro são muito menores hoje do que eram há alguns anos atrás. 

Ou seja, se você não souber quem são seus concorrentes internacionais e não se preparar para competir no mesmo nível que eles, você ainda corre o risco de perder a sua posição no mercado nacional. Esse foi o caso, por exemplo, quando o Uber entrou no Brasil e quase tirou o 99taxis do mercado.

Apesar disso, nós ainda escolhemos “ignorar” o que está acontecendo em mercados globais por conta de algumas crenças enraizadas na nossa cultura de negócios.

 

Crenças limitantes relacionadas à Internacionalização

O conceito de Internacionalização vai além de vender para fora ou expandir seus negócios para outros países. Acompanhar mercados globais pode ser o verdadeiro diferencial para sua empresa.

Conversamos diariamente com empreendedores e ouvimos os mais variados tipos de razões do porque eles não olham para fora. Separamos aqui alguns dos pensamentos mais comuns durante essas interações:  

 

E o que nós podemos aprender com mercados globais?

Seus concorrentes podem não estar acompanhando as tendências de mercados globais. Se você estiver, poderá garantir uma vantagem frente aos adversários.

Depois de entender que implementar esse olhar global na sua empresa é não só possível, mas necessário, você deve estar se perguntando: mas o que eu preciso entender e como isso pode me ajudar? 

Nós separamos alguns pontos muito importantes para lhe auxiliar com esses questionamentos: 

Analisar as dinâmicas do seu segmento em outro país pode gerar diversos insights para a sua empresa. Quando estamos imersos na nossa realidade diária, acabamos olhando para a nossa empresa com “os mesmos olhos”, o que limita muito o nosso potencial criativo. 

Dessa maneira, explorar diferentes perspectivas internacionais em relação ao seu produto/serviço pode lhe trazer insights muito mais simples e práticos para resolver os problemas que você enfrenta hoje. 

Seja curioso e entenda como seus concorrentes internacionais se posicionam, como eles entregam valor para seus clientes e quais as diferenças entre vocês. Não só isso, mas procure saber também como é o comportamento do consumidor em outros países e como você pode tirar proveito ao aplicar esse conhecimento dentro da sua empresa.

Assim como mencionado anteriormente, hoje você não está mais competindo apenas com empresas da sua cidade, estado ou país. Apesar de nós não olharmos para outros países, você pode ter certeza que o Brasil é um mercado muito cobiçado por empresas do mundo todo.

Dessa maneira, é extremamente importante entender e se comparar com os concorrentes mais fortes que você tem – não só aqui, mas também em outras regiões globais. Além de isso te preparar contra uma eventual entrada no mercado brasileiro dessas empresas, você também vai elevar o seu potencial competitivo e se forçar a ser melhor, inclusive para desbancar os competidores do Brasil! 

É comum que, no Brasil, a gente siga a tendência de mercados globais mais desenvolvidos de diversas maneiras – seja no tipo de produto que consumimos, no modo que entregamos um serviço ou até mesmo na implementação de processos internos. 

Estar atualizado sobre essas tendências e entender se e como é possível aplicá-las no mercado brasileiro, alcançando um diferencial imenso em relação aos seus concorrentes. Além disso, você pode evitar diversos erros cometidos por aqueles que já passaram pelo mesmo momento antes que você. 

 

Mais do que nunca, nós precisamos nos forçar a olhar para fora e entender mercados internacionais. Isso não necessariamente quer dizer que você precisa vender para fora, mas sim que você precisa entender diferentes perspectivas e elevar o seu potencial competitivo para desbancar qualquer tipo de concorrente – sejam eles nacionais ou internacionais.

 

Para se aprofundar no assunto, confira aula exclusiva na Plataforma do AAA Inovação de Rodrigo Olmedo, CEO da uGlobally, sobre dicas essenciais de Internacionalização, clicando aqui!

Plataforma AAA Inovação
Sair da versão mobile