Mercado de Trabalho do Futuro: As profissões mais importantes para montar seu time

Com a pandemia, a aceleração de profissionais cada vez mais relevantes se tornou ainda mais evidente. De acordo com o LinkedIn, existem 10 principais.

Com a pandemia, a aceleração de profissionais cada vez mais relevantes se tornou ainda mais evidente. De acordo com o LinkedIn, existem 10 principais.

Estamos vivendo um momento incomum quando o assunto é mercado de trabalho. Ao mesmo tempo em que os níveis de desemprego aumentam no Brasil, ainda mais agora com a pandemia de coronavírus, vemos também uma explosão de vagas em empresas de base tecnológica. 

O que acontece, na verdade, é que temos um gap significativo entre a abertura de vagas na área tecnológica e o número de profissionais qualificados(as) para assumí-las. Dessa forma, o conflito entre o desemprego e o número de oportunidades disponíveis só cresce com o passar do tempo. 

Hoje, as empresas do mercado digital, de base tecnológica, são as que mais contratam e, por isso, é preciso que cada vez mais pessoas estejam capacitadas para atuar neste segmento, acompanhando as novas demandas de mercado, os avanços da tecnologia e a mudança de comportamento do(a) consumidor(a). 

Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, o mercado digital apresentou, no segundo trimestre de 2020, mais de 32 milhões de vagas no mundo inteiro. Entre as 10 profissões com mais oportunidades abertas, quase todas tem ligação com a tecnologia. 

Nos últimos anos, o mercado digital se tornou o maior empregador de profissionais especialistas, e empresas como Amazon, Google, Microsoft, Uber, PayPal e outras gigantes da tecnologia, seguem em pleno crescimento e em busca de profissionais especializados(as) em áreas como Programação, Design, Marketing Digital e Inside Sales.

Por que o mercado digital apresenta mais oportunidades do que o mercado convencional? 

De acordo com Ricardo Amorim, no pós-pandemia, a adaptação ainda maior para o ambiente digital deverá criar mercados nacionais e globais de mercado, através da internet.

As mudanças no nosso estilo de vida, causadas em função da tecnologia, criam uma série de demandas por serviços e produtos inovadores. Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas, inclusive você, estão usando aplicativos de ginástica para treinos, fazendo pagamentos por bancos que não possuem uma agência física como o Nubank, conhecendo pessoas em redes sociais, comprando produtos e anunciando serviços pela internet.

Enfim, usamos a internet para tudo hoje em dia, desde nos comunicar pelo WhatsApp com nossos/as familiares até para assistir a uma série divertida na Netflix. Para movimentar estes serviços, existe uma megaestrutura de profissionais especialistas em mercado digital.

O que mudou no mercado de trabalho nos últimos anos?

Tudo mudou no mercado nos últimos anos, até mesmo a forma como você envia seus currículos. Os(as) profissionais do mercado digital estão encontrando mais possibilidades de trabalho em praticamente quatro frentes: Marketing Digital, Desenvolvimento, Design e Vendas.

Porém, se antes uma pessoa despreparada conseguia uma colocação em uma startup ou grande empresa de tecnologia, hoje o nível de profissionalismo, exigência e qualificação para disputar uma vaga aumentou.

Por isso, o(a) candidato(a) que almeja uma das mais de 32 milhões de vagas de empregos disponíveis em tecnologia precisa ter conhecimentos atualizados sobre as áreas de atuação.

Sendo assim, o mercado digital precisa de pessoas interessadas, que queiram aprender as novas ferramentas, compreender como a tecnologia e as soluções ligadas a ela modificam a vida de toda a sociedade e como um/a profissional digital pode ajudar com sua atuação, empenho e criatividade.

As oportunidades de carreira que mais crescem no mercado digital

Segundo pesquisa com base em dados do LinkedIn, a maior rede social do mundo para fins profissionais, as profissões com vagas de emprego sobrando são as seguintes:

São vagas no mercado digital disponíveis no mundo inteiro e que, graças à tecnologia, podem ser preenchidas no Brasil devido ao sistema de trabalho remoto e ao fato de que muitas empresas possuem grupos de operação em território nacional.

Neste contexto, duas perguntas são muito importantes para a nossa reflexão a respeito do número de vagas no mercado digital:

Como já mencionado, existe um desencontro entre a alta taxa de desemprego e o número de vagas disponíveis ano após ano. Isso acontece por que o mercado digital precisa de gente qualificada, com hard skills e soft skills

É fundamental que as pessoas comecem a se preparar para assumir estes postos de trabalho, e uma boa opção é pensar em fazer uma transição de carreira.

Quais as principais diferenças e os mitos da transição de carreira

Reunindo os fatores fundamentais necessários para fazer a inovação acontecer, é possível identificar um dos melhores momentos para inovar no Brasil.

Se você, até agora, só atuou em carreiras convencionais que estão com poucas oportunidades de trabalho ou com profissões que estão praticamente em extinção no mercado de trabalho, é hora de pensar sobre a transição para o mercado digital.

A tecnologia ainda causa certo desconforto para algumas pessoas e, como especialistas da área, devemos dizer que quase todo mundo tem medo do desconhecido. Certamente, você não é diferente.

Porém, algo novo também traz certo fascínio e fazer parte da vanguarda dos acontecimentos, estar inserido nas empresas que estão reconfigurando a sociedade, também é algo incrível, maior do que qualquer empecilho. Isso realmente é estimulante!

Idade? Experiências anteriores? Indicações? Diploma de faculdade? Esqueça tudo isso! Em processos seletivos para vagas no mercado digital, o foco são as soft skills e as hard skills. Você sabe o que isso significa? 

Soft skills são habilidades comportamentais, como liderança, empatia, facilidade para trabalhar em grupo, flexibilidade, espírito de equipe, responsabilidade, autonomia e criatividade, por exemplo.

As hard skills são capacidades técnicas para trabalhar com as ferramentas e tecnologias atuais e apropriadas para as 4 principais áreas de atuação do mercado digital, que são as seguintes (vamos reforçar):

Como empresas vem focando em treinamento corporativo ou processos seletivos com treinamento incluso?

As empresas de tecnologia e mercado digital precisam de mão de obra qualificada agora, elas não podem esperar! 

Isso se tornou ainda mais urgente na pandemia de coronavírus, quando novas empresas surgiram e as já estabelecidas aumentaram suas equipes para atender as pessoas que estão em confinamento (milhões de clientes que agora fazem tudo em casa, pelo smartphone ou notebook).

Por isso, os processos seletivos estão acompanhando este cenário e passaram a incluir treinamentos para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas, como Soft Skills e Hard Skills. 

O Gama Corp, serviço oferecido pela Gama Academy, é um exemplo de como estes treinamentos são eficientes e utilizados pelas empresas mais modernas e competitivas do mercado. Confira a importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso das empresas!

Como montar o seu time com as principais áreas do mercado digital?

Neste processo de transição para o mercado digital, para uma empresa sair na frente e se posicionar mais rapidamente, ela deve escolher os(as) candidatos de acordo com as áreas de atuação, que atendam ao perfil da organização. O fit cultural entre profissional e empresa é muito importante. 

E para quem está empenhado(a) em mudar de área, manter a “mente aberta” e começar a desenvolver novas competências é um bom começo. Por isso, vamos explicar rapidamente as principais áreas do mercado digital:

Marketing Digital

A área de marketing digital é responsável pela apresentação de produtos e serviços para o público através de canais digitais, como Google, Facebook e Instagram.

Os/as profissionais ficam responsáveis pela publicidade, criação e gestão de conteúdo, anúncios pagos, sites e comunidades, e-mail marketing, jornada do usuário e funil de vendas, nutrição de leads, SEO e palavras-chave, entre outros assuntos.

Vendas

Essa área do mercado digital abrange vendas pela internet, com o método de Inside Sales, já que as vendas são feitas de dentro da empresa. Para isso, você precisa aprender os principais frameworks de vendas, soft skills, inbound sales e outbound sales.

O relacionamento com o/a cliente por plataformas digitais também é diferente. É preciso saber sobre as melhores ferramentas e rotinas para vendas e pós-vendas digitais.

Design

A área de design voltada para o mercado digital é muito ampla e envolve o desenvolvimento de layouts para sites, aplicativos, com metodologias UI e UX, além de pesquisa e análise de dados, criação de protótipos de produtos digitais e Wireframe. Aprender a usar as ferramentas também é necessário, como Figma, Adobe XD, Sketch, HTML e CSS.

Programação

Os(as) desenvolvedores são muito valorizados(as) no mercado digital, tanto é que a pesquisa que apresentamos acima tem mais de 15 milhões de vagas disponíveis nessa área.

Os/as profissionais digitais que decidem atuar nessa frente vão aprender sobre lógica de programação, metodologias ágeis, GIT, HTML, CSS, Bootstrap, Estrutura de Dados e Javascript.

Se você se identifica com uma dessas áreas, comece a se preparar agora mesmo. Entenda para qual área você quer migrar e estude online, com conteúdos gratuitos da internet ou com cursos completos, como os oferecidos pela Gama Academy. Conheça nossos cursos e conte com a gente para se tornar um(a) profissional digital preparado(a) para o mercado de trabalho.

Sair da versão mobile