Campanha de Michael Bloomberg, candidato dos EUA, está utilizando Memes como estratégia política

Qual o limite da criatividade em campanhas eleitorais? Aparentemente, utilizar memes como estratégia política.

Na crescente atuação de vários candidatos à presidência dos Estados Unidos para as Eleições de 2020, um nome em específico alcançou um novo nível estratégico. O antigo prefeito da cidade de Nova Iorque, Michael Bloomberg, e sua equipe, descobriram uma nova alternativa para alcançar novos públicos e aumentar a popularidade do candidato.

Utilizando memes, imagens satíricas de temas variados (inclusive políticos), Mike Bloomberg foi capaz de viralizar sua atuação como candidato democrata, através da compra de publicações em páginas estadunidenses conhecidas do Instagram. De acordo com a CNBC e o The New York Times, o projeto ganhou o nome Meme 2020, sendo liderado por Mick Purzycki, CEO da Jerry Media, agência de marketing mais poderosa e influente na economia norte-americana.

Acima, um exemplo de conteúdo divulgado pela página Tank.Sinatra, que possui 2,3 milhões de seguidores, onde foi publicada uma captura de tela da conversa com a página oficial de Bloomberg. Nela, o candidato supostamente diz que “estava esperando tanto tempo por um meme seu, que aprendeu a utilizar o photoshop”, pedindo a opinião do dono da página de humor.

A imagem recebeu 40 mil curtidas e mostra uma montagem mal feita de Michael Bloomberg, com a frase “Aqui estou novamente, pedindo que você me faça parecer descolado”, fazendo uma sátira do vídeo de divulgação da campanha do candidato.

Abordagem da equipe de Michael Bloomberg foi inteligente

Ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em uma coletiva de imprensa em Norfolk, Virginia.

Ao invés de fazer propagandas típicas ou pagar publicações mascaradas, a campanha do ex-prefeito optou por uma abordagem nada convencional. A estratégia de utilizar memes como estratégia fez com que publicações patrocinadas parecessem conversas debochadas com o candidato, gerando dúvidas sobre a possibilidade de Fake News nas Eleições dos EUA.

Além de pedir para que os influenciadores utilizassem a captura de tela da conversa, de forma que parecesse uma conversa simples e mal planejada, a equipe de marketing do bilionário solicitou que, na legenda, fosse adicionado o trecho “Yes this is really sponsored by @mikebloomberg”, ou em português “Sim, isso foi realmente patrocinado por @mikebloomberg”.

No exemplo abaixo, a página GrapeJuiceBoys, com quase 3 milhões de seguidores, publicou uma conversa confusa com o candidato, utilizando uma variação dos requisitos da estratégia Meme 2020, garantindo mais de 100 mil curtidas:

Na conversa acima, Bloomberg faz o mesmo pedido de publicação de meme como estratégia política, para parecer descolado para as eleições democráticas primárias, informando que colocaria portas de Lamborghini no Cadillac Escalade, caso vencesse a corrida eleitoral.

A página de humor informa que não gosta do estilo de Michael e se mostra confusa com a resposta do candidato.

Qual foi o investimento para utilizar memes como estratégia política?

De acordo com o The Daily Beast, os valores oferecidos para microinfluenciadores de 1.000 à 100.000 seguidores começam à partir de US$150, garantindo um investimento baixo, para a grande capacidade de viralização de conteúdos de humor.

Investimento para a campanha não é um problema para Michael Bloomberg, que é a oitava pessoa mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em R$268 bilhões. Inclusive, de acordo com a BBC Brasil, o candidato disponibilizou R$860 milhões do próprio bolso em 2019 para iniciar sua campanha, informando que estaria disposto a investir até R$4 bilhões contra Donald Trump.

Durante o Super Bowl de 2020 o candidato investiu cerca de US$11 milhões, algo em torno de R$47 milhões, para apresentar 60 segundos de sua campanha no intervalo da partida entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers:

Garantindo vantagem nas mídias sociais antes da possível explosão de fake news e deepfakes, o candidato e sua equipe parecessem ter descoberto uma nova opção para alcançar públicos jovens, sem utilizar campanhas tradicionais.

Quais as principais propostas de Michael Bloomberg para a presidência?

Imagem: PBS News Hour

Segundo o site PBS, o bilionário defende 6 principais causas para sua campanha eleitoral, sendo conhecido como filantropo, ativista das mudanças climáticas e do controle de armas.

Além disso, Mike também é associado com sua trajetória em Wall Street e pela fundação da Bloomberg LP, empresa de serviços financeiros que o ajudou a acumular boa parte de sua fortuna pessoal. 

As 6 principais propostas de Michael Bloomberg são:

Obviamente, as causas defendidas do candidato aparentam ser positivas para o país, contudo o AAA Inovação sugere que seja feita uma pesquisa sobre Bloomberg, para melhor entendimento de suas propostas.

 

Através de uma campanha eleitoral milionária, o candidato à presidência dos EUA, Michael Bloomberg, utilizou memes como estratégia política, buscando viralizar sua imagem em páginas famosas do Instagram.

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