Dentre os principais dados do estudo sobre as melhores empresas, o alto nível de inovação e confiança são os destaques e os pontos comuns vistos nessas empresas. Assim como, a oportunidade de crescimento, qualidade de vida, alinhamento de valores, remuneração e benefícios e estabilidade.
Enquanto as organizações não premiadas no ranking estão em um estágio mais inicial, de acordo com o Innovation Velocity Ratio (IVR), métrica desenvolvida para medir o ritmo de inovação de uma empresa.
Confira a seguir quais são as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. E também, como ser uma melhor empresa para se trabalhar.
As melhores empresas para desenvolver a sua carreira no Brasil
O LinkedIn divulgou seu Ranking Top Companies 2022, que classifica as melhores empresas para progressão de carreira no Brasil. O Itaú Unibanco ficou em primeiro lugar, seguido pelo Bradesco. Mercedes-Benz, SAP e Santander completam os cinco primeiros. Confira a lista a seguir:
De acordo com a plataforma, as empresas da lista “fornecem estabilidade, não apenas para atrair, mas para reter funcionários, mesmo em um mundo de trabalho em evolução”. O LinkedIn realizou a análise com base em sete pilares de desenvolvimento de carreira:
- Possibilidade de crescimento;
- Desenvolvimento de competências;
- Estabilidade da empresa;
- Oportunidades externas;
- Afinidade com a empresa;
- Diversidade de gênero;
- Nível educacional.
Já a 25ª edição do ranking Melhores Empresas GPTW Brasil 2022, contou com 4.026 empresas inscritas, representando 1.887.659 funcionários. Para esta edição, 150 empresas foram premiadas, sendo as Top 10 empresas com mais de 10.000 funcionários estão:
O GPTW relata que os valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia na liderança e maximização do capital humano são fatores essenciais para as empresas serem premiadas com o selo, que é prestigiado internacionalmente
Essas atitudes e estratégias quando colocadas em prática fazem com que organizações se destaquem no mercado, que entre os três primeiros colocados ficaram a Magazine Luiza que foi a campeã entre as Gigantes, seguida por Itaú Unibanco e Vivo.
As melhores empresas para trabalhar no mundo
O resultado da pesquisa das Melhores Empresas para trabalhar no mundo realizado pela Great Place to Work, organização global considerada uma autoridade em cultura empresarial, em parceria com a revista americana Fortune.
O ranking reconheceu 25 organizações do mundo inteiro, em que a Natura, única empresa brasileira a estar no ranking, que ocupa a 24.ª posição, foi selecionada entre mais de 10 mil organizações globais que participaram da pesquisa, que envolveu 10,2 milhões de funcionários em 92 países.
A Cisco, DHL Express e Hilton, ocupam o pódio da edição deste ano das melhores empresas para trabalhar em 2020. A norte-americana Salesforce fica no quarto lugar e a Stryker, dedicada à área da saúde, fica no quinto lugar.
A Mars ocupa o sexto lugar, o grupo Adecco, Mercado Livre e o SAS, na área de tecnologia da informação, entre o sétimo, oitavo e nono lugar, respetivamente. No último lugar dentre as 10 principais surge a consultora britânica EY.
Como se tornar uma empresa melhor para trabalhar?
Para observar os padrões de comportamento e aprender com as melhores empresas e o que elas fazem para serem consideradas “As melhores empresas para se trabalhar”. É necessário entender a fundo sobre o que essas empresas tendem a seguir e ter de retorno dessas ações, que garantem a sua permanência no topo dos rankings publicados. De acordo com a Great Place to Work, dentre as 10 dicas para ser uma empresa melhor para trabalhar estão:
- Alinhar o colaborador com os valores e propósitos da organização;
- Estimular a integração do funcionário ao quadro de colaboradores;
- Ser sincero com o funcionário, dar feedback e ter a comunicação aberta;
- Escutar a equipe para reformular estratégias;
- Agradecer e dar valor ao bom trabalho desempenhado pelo colaborador;
- Desenvolver pessoas para estarem atualizadas;
- Possuir alguma política de horário flexível
- Celebrar as conquistas e comemorar junto à sua equipe as metas;
- Engajar o funcionário e contribuir para uma causa na qual apoia;
- Inspirar as pessoas a fazer aquilo que elas sabem fazer de melhor.