O poder de uma marca pode ser difícil de traduzir somente por um balanço patrimonial. Em outras palavras, uma marca pode realmente se conectar com os consumidores e ao mesmo tempo gerar um enorme valor financeiro.
Isso conseguimos analisar a partir do relatório anual Global 500 Brand Finance de 2021, que classifica as marcas mais valorizadas no mundo.
Com isso, investidores e os principais tomadores de decisão podem determinar o valor além do relatório de lucros da marca. Quanto será que vale realmente uma marca? Continue lendo a seguir e entenda mais a fundo sobre esse tema.
.
As marcas mais valiosas ao redor do mundo
Ao fazer uma análise mais detalhada da tabela de classificação, a Apple é uma clara vencedora como a marca mais valiosa do mundo, superando as avaliações de marca da Amazon e Google.
De acordo com a CNBC, seu crescimento foi impulsionado pelas vendas do novo iPhones com 5G na China, onde a gigante da tecnologia bateu recorde e teve alta de 57%. Já a Amazon, líder do ano anterior, subiu 15% ao longo do ano passado, para US$ 254,2 bilhões.
E no terceiro lugar está a Google, que perdeu uma posição em relação ao ano passado. Apenas duas Walmart e o banco chinês ICBC não são do setor de tecnologia. Confira a seguir quais são as marcas mais valiosas do mundo.
Embora a maioria das marcas mais valiosas do mundo venha dos EUA ou da China, quais marcas lideram por região?
.
As marcas mais valiosas por região
Dentre as marcas mais valiosas da América estão a Apple e a Coca-Cola, com exceção da América Latina. A marca de cerveja Corona, que foi coroada como líder nesta região, com um valor de marca de US $ 5,8. Contudo, a marca foi vítima de tendências regionais, causada pela COVID-19, que resultou em uma queda de 28% no valor da marca.
Na Europa, as empresas alemãs superaram outros países, com a marca automotiva Mercedes-Benz detendo o título de marca B2C mais valiosa para aquele continente, apesar da China ser seu maior mercado.
Do outro lado do mundo, a Samsung reina como a marca B2C mais valiosa da Ásia. Com uma combinação de inovação e negócios na prática a empresa conseguiu aumentar seu valor em 9% para US $ 102,6 bilhões.
Quais são as marcas que crescem mais rápido em 2021?
A inovação e tecnologia são motores por trás do valor da marca, que é melhor exemplificada pela Tesla, a qual teve aumento de 158% para US $ 32,0 bilhões em 2020. Apesar das várias controvérsias em torno CEO, Elon Musk, a Tesla expandiu muito, conquistando a classificação de empresa que mais cresce no mundo.
.
A tecnologia e o valor de uma marca
Representando 14% do total valor da marca, a tecnologia continua sendo a mais setor valioso no Brand Finance Global 500, com 47 marcas representadas. Dentre os setores das marcas mais valiosas estão:
Em um ano resumido por bloqueios globais, com trabalhar em casa se tornando o novo normal e um confiança sem precedentes na comunicação digital, varejo, e entretenimento, marcas de tecnologia e marcas com sucesso alavancando a inovação tecnológica tem significativamente impulsionou os valores de sua marca.
Aprenda ainda mais as características e estratégias usada por marcas, acessando o resumo do livro The Four do autor Scott Galloway, clicacando aqui!