Itaú, Brahma e Bradesco são as marcas mais valiosas do Brasil em 2022

A edição deste ano do relatório BrandZ Brasil contemplou as marcas mais valiosas de diversos setores da indústria. Para ter uma marca mais inovadora, forte e conhecida no mercado, continue lendo o artigo completo seguir.

 

As 10 marcas mais valiosas do Brasil

Segundo o estudo BrandZ Brasil 2021/22, o Itaú Unibanco continua sendo a marca mais valiosa do país. Em 2021, o banco atingiu um valor de marca de US$ 8 bilhões. Para a Kantar, o bom resultado do Itaú se deve por conseguir se “diferenciar da concorrência ao atualizar os serviços oferecidos”.

A empresa também diz “a forma como se comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público”. Os três principais setores, por exemplo, são bancos (que correspondem a 25% do total, com US$ 19,5 bilhões de valor), bebidas alcoólicas (23% e US$ 18,1 bilhões, respectivamente) e varejo (13% e US$ 10,2 bilhões).

Em relação aos bancos, outras quatro marcas aparecem na lista, sendo duas no Top 10: o Bradesco, que ocupa a terceira posição, com um valor de US$ 5,9 bilhões, e o Nubank, que aparece em sétimo lugar, com US$ 3,5 bilhões.

O Top 10 do BrandZ Brasil 2021/22 ainda contempla a Brahma, na segunda posição (US$ 6,5 bilhões), Skol na quarta (US$ 5,9 bilhões), Claro na quinta (US$ 5,1 bilhões) e Magazine Luiza na sexta (US$ 4,7 bilhões). Completam o ranking Petrobras (US$ 2,6 bilhões), Vivo (US$ 2,6 bilhões) e Antarctica (US$ 2,4 bilhões).

 

 

Marcas mais valiosas da América Latina

O ranking das marcas mais valiosas da América Latina da BrandZ é formado por 10 grandes nomes do mercado latino, pode-se analisar que 50% da lista é ocupada por empresas brasileiras, sendo elas: Bradesco, Itaú, Skol, Brahma e Globo.

Além disso, há uma crescente relacionada as fintechs, ou startups de serviços financeiros, que são uma forma inovadora e tecnológica de fornecer serviços financeiros. No Brasil, o Nubank deu início a essa revolução e se tornou a primeira startup bilionária do país, seguido pelo Banco Original, Banco Inter e Banco Neon.

Segundo a Kantar, em torno de 32% dos consumidores no Brasil em 2020 disseram ter pelo menos uma conta fintech, contra 2% nos Estados Unidos e 3% no Reino Unido. Por isso, as marcas muito bem posicionadas como os bancos brasileiros Bradesco e Itaú, e o banco chileno Banco de Chile, ainda são marcas muito fortes na mente dos consumidores.

Isso requer também que as marcas estejam dispostas a apresentar uma posição sobre assuntos atuais como, por exemplo: saúde mental, sustentabilidade, transparência, empoderamento ou diversidade.

 

 

Como construir uma marca forte ?

Apesar do cenário de negócios disruptivos, há muitas marcas que acreditaram em seu propósito e permaneceram relevantes para consumidores. De acordo com a análise BrandZ, os principais atributos presentes em marcas valiosas são:

 

1. Objetivo da Marca

Isso é o que uma marca faz além da produção e venda, é a maneira como impacta na vida das pessoas. O senso de propósito de uma marca é particularmente importante para consumidores, que procuram marcas que tenham um impacto positivo sobre a sociedade.

 

2. Inovação

Marcas inovadoras se mantêm à frente no mercado e definem novas tendências ou criam algo novo. A inovação pode levar para um relacionamento de longo prazo com os consumidores. Inovação não significa apenas conquistas tecnológicas, podendo incluir novos serviços, canais de vendas ou entrada em uma nova categoria.

 

3. Comunicação

A visibilidade é ganhada por meio da publicidade, sendo essencial passar uma mensagem diferente e que ressoa com o público. As marcas devem se envolver em algo que realmente importa para as pessoas e, em seguida, anunciar nos lugares certos.

 

4.  Experiência

A experiência está relacionada a como uma pessoa interage com uma marca, que está além do consumo. Isso começa antes de um pessoa considerar o que comprar, e as marcas devem mostrar que estão focadas em proporcionar a melhor experiência em cada ponto de contato com seus clientes.

 

5. Paixão

Relaciona-se a uma conexão emocional que as pessoas formam com uma marca. O amor é desenvolvido quando uma marca investe em propósito, inovação e na entrega de uma ótima experiência, e é o amor que ajuda as marcas a manter um relacionamento de longo prazo com os consumidores.

 

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