Como os fundadores da Loft conquistaram o aporte de US$ 425 milhões em apenas 4 anos?

Mate Pencz e Florian Hagenbuch (de Barba) da Loft Foto: Germano Lüders 17/05/2019

Os fundadores e CEOs da Loft, Mate Pencz e Florian Hagenbuch, começaram a empresa de forma tímida para provar que o modelo era rentável e escalável. Pouco tempo depois, conseguiram reinventar o processo de compra e venda de imóveis no Brasil com apenas 4 anos de empresa.

 

Sonho de ser a Amazon Brasileira?

O cofundador e CEO da Loft, Mate Penc revelou que a sua inspiração para os próximos anos é ser a gigante do varejo Amazon. Embora pertencentes a diferentes ramos de atuação, a proptech quer replicar a facilidade de compra desenvolvida pela companhia criada pelo homem mais rico do mundo, Jeff Bezos.

Em janeiro de 2020, já pode-se analisar um pouco desse sonho se tornando realidade, quando a Loft se integrou ao grupo de unicórnios brasileiros, após conquistar o valuation de US$ 1 bilhão.

A startup Loft, fundada em 2018 por Florian Hagenbuch e Mate Pencz, se tornou um unicórnio em Janeiro de 2020.

 

O começo de um negócio no Brasil

 

Em 2010, Florian Hagenbuch e Mate Pencz, logo após concluírem suas formações, conseguiram empregos em grandes corporações do mercado financeiro. Porém, não demorou muito para que os dois concluíssem que não era bem essa vida que queriam levar. Sendo assim, ambos decidiram vir para o Brasil em 2012.

Ao analisar que a Indústria Gráfica no Brasil era um mercado imenso e pulverizado, mas que precisava se desenvolver muito por aqui ainda, Florian Hagenbuch e Mate Pencze resolveram fundar uma gráfica online chamada Printi.

Quando realizaram suas pesquisas, Mate e Florian constataram que, embora gráficas de grande porte dessem conta de atender empresas do mesmo tamanho, o atendimento a pequenas e médias demandas não era lá essas coisas. Na verdade, era bem deficitário, no geral, já que ficava a cargo de gráficas menores, que muitas vezes não tinham muito compromisso com a qualidade. Foi exatamente nisso que resolveram atuar, encontrando aprendizados que, mais para frente, resultaram na fundação da Loft.

Combinando inovação tecnológica a produtos de alta qualidade, decidiram atender às fatias de mercado que, consideravam, não eram bem atendidas. Foi então que se materializou a ousadia desses dois estrangeiros a criar a Printi, que desde maio de 2020 é administrada pela irlandesa Cimpress, gigante do mercado de impressão.

 

O crescimento da startup do setor imobiliário, Loft

Sempre em sinergia, Florian Hagenbuch e Mate Pencz acreditam que ainda há um mercado gigante a ser aproveitado. Com a experiência do mundo off-line e on-line que tiveram com a Print, os dois fundaram a Loft em Janeiro de 2018.

Por ser um mercado ainda pouco tocado pela tecnologia, viam que o consumo do mercado imobiliário iria mudar radicalmente nos próximos 5 a 10 anos.

Em 2018, fundaram a Loft, focada na compra e reforma de imóveis utilizando inteligência artificial. Para operar em um setor que exige muito capital, três fatores impulsionaram o desenvolvimento da empresa:

  1. Equipe de alta qualidade;
  2. Fundador experiente;
  3. Criação de processos escaláveis.

 

Após conquistarem um valuation de US$ 1 bilhão em janeiro de 2020. A startup imobiliária recebeu o maior aporte de uma startup brasileira da história, somente após 4 anos de sua fundação. O investimento foi de US$ 425 milhões, aproximadamente R$ 2,3 bilhões em março de 2021.

Reprodução AAA Inovação

Com o novo aporte, a Loft entrou para a lista de startups do setor imobiliário com o maior valor de mercado. Essa contribuição de Mate e Florian para o empreendedorismo brasileiro ultrapassou até os limites da própria empresa.

 

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