Top 10 startups brasileiras em alta em 2022, segundo o LinkedIn

O LinkedIn anunciou as melhores startups brasileiras do ano no país, no lançamento da quinta edição do LinkedIn Top Startups 2022. De acordo com mais de 850 milhões de usuários em todo o mundo, a rede social reconhece as empresas que se destacaram no Brasil em 2022.

Confira a seguir quem são as startups vencedoras deste ano no Brasil, qual a metodologia usada e quais são seus  diferenciais.

 

Top 10 Startup Brasileiras em 2022

  1. Neon – fintech
  2. Banco C6 – banco digital
  3. Gupy – empresa de tecnologia para recursos humanos
  4. Me poupe! – plataforma de educação financeira
  5. Flash Benefícios – gestão de benefícios
  6. Z1 – fintech
  7. Caju Benefícios – gestão de  benefícios
  8. Pipo Saúde – gestão de benefícios em saúde
  9. PayLivre – fintech
  10. Nossa – fintech

Dados da plataforma de inovação Distrito, apontam que este ano o volume de investimentos em startups até agosto foi de US$ 3,6 bilhões, 45,5% do que foi aportado no mesmo período do ano passado. O volume total diminuiu, mas as startups em estágio inicial estão captando mais, em uma crise financeira que pegou principalmente as empresas maiores e abriu ainda mais espaço para inovações.

As startups vencedoras da nova edição da lista anual são de diversos setores, como serviços financeiros, saúde, previdência, transporte e outros. Além de se adaptarem às condições do Brasil, as empresas também se destacam pelo compromisso com a inovação, crescimento contínuo, e atração e retenção de talentos.

Unicórnios Brasileiros: Conheça as startups avaliadas em US$1 bilhão

 

 

Metodologia utilizada

Para criar a lista, o LinkedIn analisou os dados com foco em quatro pilares: crescimento no número de funcionários, interesse por vagas, engajamento de usuários com a empresa e seus funcionários e quantos talentos essas startups atração de profissionais.

Além disso, a equipe do LinkedIn analisou informações entre 1 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022, buscando informações sobre o crescimento do número de funcionários, engajamento das empresas com seus funcionários, entre outras características importantes.

“Temos um ranking muito forte em tecnologia com o oferecimento de serviços digitais que vieram da necessidade de adaptação durante o período pandêmico. Vemos que serviços financeiros no ambiente online lideram a lista e isso pode ser explicado pelo momento atual do país, que faz com que os consumidores precisem de melhor controle de suas finanças”, disse o editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, Guilherme Odri.

 

Diversidade é valorizada nas Startups

Embora a inovação ser fundamental para as startups, a diversidade na alta liderança – especialmente entre os fundadores – segue sendo um desafio para o ecossistema.

Segundo dados da consultoria BlackRocks, 51% dos empreendedores no Brasil sejam negros, quando o recorte é fechado em fundadores de startups essa taxa cai para 21%. Outro exemplo disso, é quando analisamos as startups vencedoras em que há apenas a Gupy representando uma mulher negra entre os fundadores.

Para isso, o mercado deve ser repensado de forma diversa e inclusiva, favorecendo as questões étnico-raciais desde a contratação e remuneração de pessoas até o investimento em empresas para melhorar os fatores de diversidade e o desenolvimento de negócios liderados por grupos minorizados.

Diversidade & Inclusão nas empresas: como CEOs podem aplicar na prática?

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile