7 legados inovadores que a Expo Dubai deve deixar para o futuro

Da Torre Eiffel que foi montada para a Expo Paris de 1889, a primeira versão do ketchup em 1893 na Expo Chicago, a máquina de Raio-X lançada na Expo Saint Louis de 1904, a criação da Space Needle na Expo Seattle de 1962, o protótipo do telefone sem fio na Expo Osaka de 1970 e diversas outras inovações, que foram responsáveis por fazerem história e em buscar soluções inovadoras para grandes desafios no mundo.

Desde a sua primeira edição em 1851 na cidade de Londres, o evento que acontece a cada cinco anos, é realizado no mundo árabe. A Expo Dubai, o maior evento já visto no Oriente Médio com duração de 6 meses, reuni as principais inovações em tecnologia, indústria e mindset do planeta.

 

7 legados que a Expo Dubai deve deixar

Como vimos anteriormente, a cada Expo há um tema e novas inovações apresentadas que orientam como será o nosso futuro. O tema principal dessa Expo é organizado em três temas centrais, que elaboram e ilustram como iremos “Conectar mentes, criando o futuro”, por meio da sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Mas qual será o legado que a Expo Dubai deixará do ponto de vista de inovação?

 

1. Metaverso

Na Expo Dubai foi lançado pela primeira vez a versão em metaverso do evento, que faz junção entre ambiente presencial e digital. As pessoas que irão estar na Expo fisicamente podem acessar experiências de realidade aumentada e conteúdo exclusivo, assim como interagir em tempo real com pessoas que estão conectadas via aplicativo Expo Dubai Explorer.

 

2. Comida Tecnológica

Já pensou ter seu almoço feito em uma impressora 3D? Isso é o que a Expo Dubai nos apresentou. O primeiro corte de carne feito em uma impressora 3D foi apresentado e teve uma repercussão enorme, pois mostra que inovar uma coisa que parece impossível de inovar.

Imagem via Getty Images

 

3. Mobilidade

Na Expo Dubai as inovações em mobilidade foram um dos grandes destaques. Os visitantes podem andar em veículos autônomos, aprender sobre os programas de exploração espacial e observar as últimas novidades em tecnologia de mobilidade em ação.

Protagonizando o evento, não podemos deixar de falar sobre a Virgin Hyperloop, que é a única empresa no mundo que testou com sucesso a tecnologia hyperlook com passageiros, lançando o primeiro novo modo de transporte de massa em mais de 100 anos. Os visitantes da Expo Dubai poderão sentar dentro da cabine para passageiros, para ver como será uma viagem no hyperloop.

 

4. Robôs

A equipe Terminus de 152 robôs programáveis iniciou os trabalhos na Expo Dubai em agosto de 2021

Os robôs são algo novo? Não, mas ver 152 máquinas inteligentes se movendo em um espaço grande e complexo é, sem dúvida, uma inovação. Muitas máquinas da empresa chinesa Terminus, que é parceira oficial da Expo Dubai, estão circulando pelo evento, como robôs interagindo com os participantes, fornecendo informações, monitorando o uso de máscaras, entregando comidas e mapas do local por meio do uso de inteligência artificial.

 

5. Cidade do futuro

Quando a Expo Dubai se encerrar, a maioria dos prédios contruídos vão continuar em funcionamento, transformando em uma cidade inteligente chamada de Distrito 2020, que hospedará um ecossistema de inovação global, focado em inovação, tecnologia, ciência e sustentabilidade para criar um comunidade onde as pessoa poderão viver e trabalhar. O Distrito 2020 será um modelo de cidade do futuro com base nos princípios da economia circular para oferecer alta qualidade de vida e atrair novos talentos e negócios, segundo os criadores.

 

6. Sustentabilidade

Além da Sustentabilidade ser um dos três pilares da Expo Dubai, há diversas inovações sustentáveis nos pavilhões do evento. Um deles é o do Brasil, que traz um grande espelho d’água como refresco ao calor do deserto. Como também, o pavilhão da Espanha, que é composto por gigantescos cones que ajudam na circulação do ar, dissipando o calor e reduzindo o gasto com refrigeração. Para se aprofundar no legado de sustentabilidade, confira o vídeo a seguir com outras iniciativas de sustentabilidade:

 

7. Sociedade digital

A forma como a tecnologia centrada nas necessidades dos cidadãos pode contribuir para a construção de uma sociedade digital ideal, é fortemente demonstrada nos pavilhões de cada país na Expo Dubai. Um exemplo disso, é a Estônia que economiza 3% do seu PIB de US$ 50 bilhões com a digitalização de processos que envolvem negócios com o tempo médio de abertura de uma empresa. Confira mais informações sobre as iniciativas do país no vídeo abaixo:

 

PARTICIPE DA EXPO DUBAI

Participe da Expo Dubai que é o maior FESTIVAL DE INOVAÇÃO do planeta de todos os tempos, que certamente lhe fará construir um futuro melhor a partir das experiências que terá nessa jornada.

Sair da versão mobile