A Mentalidade Mamba – O que Kobe Bryant nos ensinou sobre legado

Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, faleceu aos 41 anos. A trajetória de Kobe Bryant tem muito a nos ensinar sobre legado.

Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, faleceu aos 41 anos. A trajetória de Kobe Bryant tem muito a nos ensinar sobre legado.

São raras as vezes em que atletas conseguem transcender seus próprios esportes e deixar um legado tão poderoso que alcança não só os jovens praticantes daquela modalidade, mas também pessoas das mais diversas áreas e das mais diferentes idades.

Foi exatamente isso que Kobe Bryant fez.

O legado do jogador transcendeu não apenas seu próprio time, mas também o próprio esporte.

Dentro das quadras da NBA, ao longo de seus 20 anos jogando pelo Los Angeles Lakers, Kobe venceu 5 títulos, foi considerado o melhor jogador da liga (MVP, Most Valuable Player) uma vez, marcou 81 pontos em apenas um jogo, foi eleito duas vezes o melhor jogador das finais e terminou a carreira como o 3º maior pontuador da história da liga (foi ultrapassado um dia antes de seu falecimento por LeBron James).

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

Todos esses feitos lhe consagraram como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Não apenas isso, mas como um dos grandes atletas da história.

Kobe e seus 5 troféus de campeão da NBA.

Em sua última postagem no Instagram, Kobe parabenizou LeBron James por tê-lo ultrapassado em número de pontos na história da NBA.

Kobe faleceu em um trágico acidente de helicóptero, aos 41 anos. Dentre as outras 7 vítimas, também estava sua filha Gianna Bryant, de 13 anos.

Kobe e Gianna. A filha do ex-jogador sonhava em seguir os passos do pai e se tornar jogadora profissional de basquete.

Kobe Bryant partiu, mas seu legado permanecerá vivo para sempre.

Recrutado aos 17, Kobe era considerado lendário aos 41

Na NBA (e nos esportes americanos em geral), os grandes talentos começam a jogar desde cedo, ainda nas escolas, e são selecionados pelas universidades para que, após o período universitário, sejam recrutados pelos times da liga profissional. Kobe foi uma exceção, sendo recrutado pela maior liga de basquete do mundo logo que terminou a escola, aos 17 anos.

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

Kobe Bryant apresentado aos Lakers.

O legado de Kobe dentro do esporte foi tão poderoso que praticamente todos os jogadores, ex-jogadores e franquias da NBA prestaram suas homenagens ao atleta. O Dallas Mavericks, um dos times da NBA, por exemplo, declarou que irá aposentar o número 24, camisa que Kobe usou durante boa parte de sua carreira. Michael Jordan, considerado por muitos o maior jogador de basquete de todos os tempos, prestou sua homenagem em uma declaração oficial:

Palavras não podem descrever a dor que estou sentindo. Eu amava Kobe – ele era como um irmão mais novo para mim. Costumávamos conversar com frequência e sentirei muita falta dessas conversas. Ele era um competidor feroz, um dos grandes nomes do jogo e uma força criativa. Kobe também era um pai incrível que amava profundamente sua família – e se orgulhava do amor de sua filha pelo basquete. Yvette se junta a mim para enviar minhas mais profundas condolências a Vanessa, a organização do Lakers e fãs de basquete ao redor do mundo.

Jordan e Kobe juntos em quadra.

Até mesmo fora do basquete, nomes como Messi e Cristiano Ronaldo usaram suas redes sociais para escrever sobre Kobe Bryant.

Mentalidade Mamba: Legado de Kobe Bryant

Um dos aspectos mais interessantes sobre Kobe não tinha a ver, necessariamente, com seus números, mas com o modelo mental que ele desenvolveu, algo que ele batizou de Mamba Mentality (em português, Mentalidade Mamba), uma mentalidade de melhoria contínua, um mindset inovador.

Algumas de suas frases mais memoráveis demonstram a competitividade feroz e a busca por excelência que lhe renderam tantos títulos e números impressionantes:

👉 “Quanto mais tempo eu treinasse, mais distante eu ficaria dos concorrentes e assim eles não serão capazes de recuperar a diferença.”

👉 “Comecei a treinar antes que todos no ensino médio. Eles chegavam às 7:45 da manhã e eu às 5 horas da manhã.”

👉 “Você precisa buscar ser a melhor versão de você mesmo. E assim todos os dias você vai tentar se tornar melhor. É uma missão constante. É uma missão infinita.”

👉 “Sempre tentei melhorar todos os dias e aprender mais.”

👉 “Você recebe mais informações quando perde do que quando ganha. As respostas, também, estão na vitória. Você só precisa olhar para elas. Descobrir coisas que você fez bem e que funcionaram.”

👉 “Quando eu era mais novo eu queria ser melhor que todos, mas a partir do momento que fui ficando mais velho eu comecei a pensar como eu poderia ajudar meus colegas de equipe a serem melhores do que eles mesmos.”

👉 “Como você inspira os outros a encontrarem a si mesmos que é a verdadeira vitória.”

Em um mundo em que todos possuem uma frase motivacional na manga e querem vender as suas fórmulas de sucesso, Kobe é um ótimo exemplo de alguém que dominou um esporte por décadas a partir de alguns princípios básicos e poderosos, baseados em buscar ser melhor a cada dia e tentar elevar seus companheiros a outro patamar, sempre com uma visão de longo prazo e resultados consistentes. Um exemplo magnífico de walk the talk.

A Mentalidade Mamba ajudou a inspirar não apenas jovens jogadores de basquete, mas profissionais das mais diversas áreas.

Homenagem a Kobe e Gianna no ginásio do New Orleans Pelicans.

Kobe deixa um legado muito mais poderoso do que apenas os seus números dentro das quadras. Seu modelo mental o ajudou a se tornar também um investidor de sucesso, um empreendedor bem-sucedido, um pai e marido amado pela família, um assíduo filantropo, um mentor para jogadores mais jovens e uma inspiração para toda uma geração de pessoas.

A “Kobe and Vanessa Bryant Family Foundation” foi fundada por Kobe e sua esposa, Vanessa, e busca encorajar, inspirar e financiar famílias e jovens através do esporte.

A versatilidade de Kobe Bryant era tão grande que ele venceu um Oscar de melhor curta-metragem em 2018, pelo seu documentário Dear Basketball, escrito em parceria com Glen Keane. Abaixo, um vídeo de homenagem baseado na carta de Bryant que originou o documentário.

 

Kobe Bryant com seu Oscar por “Dear Basketball”.

Aos 41 anos, ele estava apenas começando.

Uma tragédia como a que aconteceu com Kobe é uma forma dolorosa de nos lembrar do que realmente importa.

Que nos faz refletir sobre o legado que queremos deixar.

“No basquete, o foco é sempre vencer. Vencer campeonatos. Campeonatos vêm e vão. Outros times vencerão outros campeonatos, outros jogadores vencerão o prêmio de melhor jogador da liga. Mas se você quer realmente criar algo que dure gerações, você deve ajudar a inspirar a próxima geração. E eles irão criar algo grande, e aquela geração irá inspirar a próxima. E é assim que você cria algo que dura para sempre. E isso é o que há de mais bonito”. – Kobe Bryant

Do Instagram @chancetherapper

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

 

Sair da versão mobile