[Série Tecnologia & Saúde] Ep. 4: Benefícios e Casos de Inteligência Artificial no Brasil

Muitas vezes confundida com tecnologia de filmes futuristas envolvendo robôs e dominação mundial, a utilização de Inteligência Artificial em hospitais brasileiros é uma realidade que já oferece inúmeros benefícios ao setor de saúde no Brasil.

Oferecendo agilidade surpreendente na análise de dados e comparação de resultados, a tecnologia tem a capacidade de diagnosticar pacientes e sugerir tratamentos de forma prática e econômica.

Para aqueles não estão familiarizados com o termo, Inteligência Artificial (IA ou AI, de Artificial Intelligence) é a capacidade das máquinas “imitarem” o comportamento humano através de comandos previamente inseridos. Muitas vezes conectadas com outras inovações, como é o caso da técnica de Machine Learning (Aprendizado Automático), a tecnologia de IA aprende padrões e encontra falhas, permitindo uma compreensão praticamente profissional sobre qualquer assunto.

Benefícios da Inteligência Artificial na Saúde do Brasil

Através da inteligência artificial, resultados de exames são avaliados em velocidades muito superiores, oferecendo um levantamento de possíveis tratamentos, decorrente da verificação de outros casos semelhantes ao diagnosticado.

Por seguir linhas de raciocínios e comandos previamente inseridos, a utilização de inteligência artificial em hospitais brasileiros pode trazer várias soluções, mas tudo irá depender de como for programada e qual função deverá exercer. Na radiologia, por exemplo, a inteligência artificial é uma grande aliada, visto que milhares de exames podem ser analisados de forma detalhada todos os dias.

Veja alguns exemplos da aplicação de AI em ambientes de Saúde:

Trabalhos repetitivos

A automação de processos repetitivos através de RPA (Robotic Process Automation) tem um grande potencial de redução de custos na saúde. Essa tecnologia baseada na inteligência artificial, pode ser utilizada desde a triagem na recepção, até o faturamento das contas médicas junto aos convênios.

Triagem de diagnósticos

A IA pode ajudar a reduzir as longas e cansativas jornadas de trabalho dos médicos radiologistas e em alguns casos até mesmo reduzir o quadro de profissionais. Com o devido “treinamento”, a tecnologia pode fazer a triagem de imagens médicas, sugerir diagnósticos e priorizar os exames que precisam ser avaliados com mais urgência.

Aconselhamento ao paciente

Muitas clínicas tem se valido de aplicações baseados em inteligência artificial para dar aconselhamento a pacientes em tratamentos crônicos e doenças da mente. O uso destes aplicativos reduz a necessidade de visitas ao consultório e aumentam o engajamento ao tratamento. Manter o paciente em casa, quando possível, é benéfico para seu tratamento e para o sistema como um todo.

Tomada de decisões

Gestores hospitalares precisam lidar diariamente com uma infinidade de dados a respeito dos pacientes, dos processos internos da instituição e da jornada homérica que é o faturamento das contas médicas. Um sistema de gestão hospitalar provido de inteligência artificial pode “aprender” a cruzar esses dados e ajudar na tomada de decisão estratégica.

Casos de Inteligência Artificial em Hospitais Brasileiros

Imagem: TI Inside e FIDI

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem em 85 unidades na rede pública de saúde, acaba de implantar um projeto de inteligência artificial aplicado nos exames de tomografia de crânio e de coluna cervical realizados em três hospitais públicos de Goiânia. A tecnologia identifica lesões em tomografias por meio de inteligência artificial em hospitais brasileiros, auxiliando e sinalizando via sistema que o paciente deve ter o atendimento e o laudo priorizados.

A startup DataH desenvolveu um sistema especial para o ambiente da medicina, com planos de operação para Brasil, EUA e Canadá.

O hospital, referência no tratamento do câncer, fechou uma parceira com a startup Data H, também do interior de SP, para usar a inteligência artificial na priorização dos atendimentos. A empresa fornece uma tecnologia que determina, a partir da análise de informações de pacientes diagnosticados com câncer, quais casos são mais críticos.

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