10 anos de Instagram: De fotos conceituais a mudanças comportamentais de usuários

Desde o seu surgimento em Outubro de 2010, o Instagram apresenta um grande potencial de alcance com capacidade de impacto global.

Desde o seu surgimento em Outubro de 2010, o Instagram apresenta um grande potencial de alcance com capacidade de impacto global.

Afinal de contas, o que faz o Instagram ser uma das redes mais famosas do momento? 

Primeiramente, Parabéns Instagram! 

Nesta terça-feira (6 de Outubro de 2020), a rede social completou 10 anos de vida. O aplicativo garantiu seu espaço na história das redes sociais ao ser comprado pela primeira vez por US$ 1 bilhão pelo Facebook em 2012, quando contava com 30 milhões de usuários e tinha somente a versão para IOS. 

Hoje em dia, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos na rede, assim conquistando a  5ª posição da rede social mais popular do mundo, ficando para trás somente do Facebook, Youtube, WhatsApp e WeChat.

Segundo a GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país no ranking de países que mais passa o tempo no Instagram, que conta mais de 70 milhões de usuários. Essa pesquisa aponta que o brasileiro passa o tempo médio de quatro horas diariamente no Instagram, consumindo conteúdos, curtindo fotos ou vídeos, interagindo com outros perfis e até escolhendo destinos de viagens, restaurantes, roupas, livros, entre outras diversas coisas. 

Devido ao surto do COVID-19, este ano de 2020 introduziu uma nova era onde a tecnologia e os dados assumiram papéis mais significativos em nossas vidas diárias. Segundo o Data Never Sleeps, pode-se identificar que as pessoas gastam muito o seu tempo no digital. 

Veja a seguir alguns dados levantados pelo o estudo:

  • 41 milhões de novas mensagens foram enviadas no WhatsApp
  • 208 mil pessoas estão em reunião no Zoom
  • 347 mil novos stories foram postados no Instagram
  • 1 milhão de dólares foram gastos em compras
  • 69 mil pessoas se inscreveram em processos seletivos no Linkedin
  • 6.659 pacotes enviados pela Amazon 
  • 500 horas de vídeo foram adicionadas no YouTube
  • 404 mil horas de vídeo assistidos por assinantes na Netflix

 

Como o Instagram foi criado?

O Instagram foi criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010. Poucos meses depois, a rede social se tornou um dos aplicativos mais promissores e em um ano foi vendida para o Facebook. 

Pouco provável fosse imaginar que 10 anos depois aquele aplicativo seria responsável por mudanças de comportamento e de mercado, se tornando uma parte comum da vida conectada e do dia a dia de milhares de empresas, que o utilizam para falar com consumidores, atualmente a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários.

 

Quais são os principais marcos do Instagram? 

 

Outubro de 2010 – primeira foto compartilhada

Em 2010, foi quando o Instagram foi lançado oficialmente, e no primeira dia adquiriu 25.000 usuários. Kevin Systrom o brasileiro Co-fundador do Instagram postou o seu primeiro post no Instagram de seu golden retriever sentado em um estande de tacos, com a legenda “test”

 

Abril de 2012 – Facebook compra Instagram

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, compra o Instagram por um bilhão de dólares, apesar do Instagram não ter fluxo de receita e ter apenas 13 funcionários fortes. Segundo o fundador, a aquisição é um importante marco para o Facebook, pois esta foi a primeira vez que a companhia fez uma aquisição de uma empresa com base maior do que 30 milhões de usuários. No dia 09 de abril de 2012 em sua Facebook Page, Zuckerberg disse:

“Estamos felizes em compartilhar com vocês a notícia de que adquirimos o Instagram e que a sua talentosa equipe se juntará ao time do Facebook.”

2012 – até o momento – Novas funcionalidades

Desde então, o Instagram é considerado uma rede social super poderosa para se conectar com amigos e familiares, buscar perfis relacionados ao gosto do usuário pela função Explorar, compartilhar conteúdos, vídeos pelo Reels (“Cenas” no Brasil) ou IGTV, editar e postar fotos, mandar mensagens por DMs, anúncios patrocinados, compras online pelo InstaShop e entre outros diversos recursos. 

De 2012 até os dias de hoje, o Instagram sempre focou estar em transformação, a plataforma se prepara para ser um mercado de compra e venda de produtos ao investir mais em maneiras para empresas se posicionarem na rede social e novas funcionalidades para manter seus usuários na rede social. 

Com isso, o Instagram é considerado uma rede social super poderosa para investir, ter um canal forte para atrair mais clientes e tornar sua marca uma autoridade no mercado em que atua.

 

Exemplos de mudanças comportamentais 

Por conta da pandemia, crises e grandes manifestações recentes, pode- se notar o comportamento antigo de usuários que só postavam fotos artísticas do pôr do sol com #goldenhour e fotos conceituais está perdendo espaço para conteúdos, que engajam muito mais. Confira a seguir grandes exemplos desse novo comportamento dos usuários: 

 

O poder dos micros influenciadores

Segundo a empresa HelloSociety, os micro-influenciadores geralmente são definidos perfis com entre 1.000 e 100.000 seguidores. Eles recebem 60% mais engajamento em campanhas de mídia social do que o macro-influenciador médio. Esse mesmo estudo aponta que os micro-influenciadores também são 6,7 vezes mais econômicos. Isso é um ponto chave para pequenas e médias empresas, que buscam expandir localmente, nacionalmente e internacionalmente.

Os micros influenciadores são fundamentais por sua autenticidade, custo baixo de posts patrocinados se comparados a perfis mega famosos e possuem seguidores altamente engajados, que podem não apenas comprar seu produto. Muitos famosos e até pessoas comuns começaram a abrir seus perfis e compartilhar conteúdos, aumentando sua base de seguidores e fama na rede social. 

Tornando-se assim um ambiente para os micro influenciadores digitais terem a sua voz, compartilhando músicas, livros, filmes, fotografias, venda de produtos ou serviços e também de opiniões sociais e políticas. 

 

Black Lives Matter

Um grande exemplo disso, é o movimento que impacto desde pequenas a grandes contas para protestar em apoio o Black Lives Matter. Em que mundialmente foram mais de 206k posts sobre o assunto em maio de 2020. Seguindo essa temática, muitos famosos começaram a chamar outras pessoas ligadas ao movimento para falar do assunto em seus próprios perfis.

Várias figuras públicas como a ex-candidata à Presidência dos EUA Hillary Clinton, cantores e grandes influenciadores digitais estão entre os famosos que usaram o Instagram para emprestar suas contas a afro-americanos notáveis por 24 horas para falarem sobre o Black Lives Matter. 

Além disso, várias marcas apoiaram a causa ao se posicionar, sendo exemplo grandes marcas como a Nike, Netflix, Amazon e CitiBank. 

 

Greta Thunberg

O Instagram tem um vasto público, onde a maioria são adolescentes e pessoas na faixa dos 30 anos, os quais compartilham assuntos profundos e importantes na plataforma.  Além disso, o Instagram é um espaço para as pessoas passarem o tempo, o que o torna um ambiente ideal para o compartilhamento de novas causas, como por exemplo a ativista Greta Thunberg, que impacta jovens de todo o mundo. 

Ela consegue atrair grandes multidões para protestar contra a mudança climática. É fundadora do movimento Fridays for Future, que são protestos realizados por estudantes em defesa do clima, que por conta do coronavírus, estão sendo realizados pela internet.  

No mundo acelerado da tecnologia, o Instagram celebra seu 10º aniversário, que é atualmente irreconhecível em relação ao que era há 10 anos, mas nunca deixou de mudar e incorporar novas funções, ainda que elas fossem diretamente inspiradas em outros apps. Está, em 2020, maior e mais importante do que nunca. Deve continuar como peça fundamental de nossas vidas conectadas.

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