Inovações da Década: As 10 mais importantes transformações dos últimos 10 anos

A década de 2010 a 2019 foi uma das mais transformadoras da história da humanidade. Muitas das coisas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia surgiram ou se consolidaram nos últimos anos. Separamos 10 tecnologias ou inovações que mudaram o nosso cotidiano nessa última década.

 

1. A democratização dos smartphones permitiu o surgimento de negócios em segmentos antes dominados apenas por alguns poucos players. Um dos grandes exemplos disso foi o surgimento dos bancos digitais, como Nubank, C6 e Neon. Hoje, o Nubank é o maior banco digital do mundo, avaliado em mais de 10 bilhões de dólares. Alguns especialistas defendem que a revolução das fintechs (startups do mundo financeiro) está só começando.

2. Essa última década consagrou também o Instagram como uma das redes sociais mais poderosas do mundo. Hoje, a plataforma comprada pelo Facebook em 2012 possui mais de 1 bilhão de usuários e estima-se que ela valha aproximadamente 100 bilhões de dólares.

Alguns movimentos do Facebook indicam que a empresa pretende, cada vez mais, transformar o Instagram em um superaplicativo, com a inserção de lojas e pagamento no próprio aplicativo.

 

3. Outra plataforma comprada pelo Facebook, o WhatsApp foi adquirido em 2014, por $ 19 bilhões. A empresa se tornou um meio de comunicação praticamente onipresente na vida de todos os brasileiros, sendo utilizada tanto para comunicações pessoais quanto para comunicações profissionais.

98% dos brasileiros com smartphones utilizam o WhatsApp.

 

4. A mobilidade é um dos mercados com maior potencial de disrupção para os próximos anos e a ascensão das bicicletas e patinetes compartilhados pode ter sido apenas o início de tudo isso. Esse tipo de solução foi um fenômeno (e levantou polêmicas) no mundo inteiro e, aqui no Brasil, resultou na fusão da brasileira Yellow com a mexicana Grin, surgindo por aqui a Grow.

 

5. A última década marcou também o aumento do relacionamento de usuários com influenciadores. Em 2017, o mercado de influencers movimentou aproximadamente $ 4 bilhões e a estimativa é que essa quantia só aumente. Cada vez mais marcas têm se aproximado de influenciadores (de nicho ou não) e criando conteúdos direcionados a públicos específicos.

Acima, a influencer Bruna Vieira, em uma postagem em parceria com a Rappi.

 

6. A chegada das Smart TVs e de tecnologias como o Chromecast transformaram as televisões dos brasileiros em verdadeiros centros de entretenimento, levando para a grande tela muitos dos conteúdos que eram consumidos apenas nos computadores ou smartphones, como vídeos do YouTube, por exemplo.

 

7. O ano de 2011 marcou a chegada da Netflix no Brasil, com um preço padrão da assinatura a R$ 14,99. A empresa que definiu o mercado de streaming no mundo inteiro encontrou no Brasil um mercado gigantesco e mal-atendido pelas empresas de TV por assinatura. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado da gigante do streaming de filmes e séries, atrás apenas dos Estados Unidos.

8. Em 2014, outro player inovador aterrissou por aqui: o Spotify. Hoje, o faturamento do mercado de streaming de música no Brasil é de 203 milhões de dólares.

9. Em 2011, surgiu uma empresa que viria a revolucionar como os brasileiros recebem refeições em suas casas: o iFood. Hoje, a empresa registra 26,6 milhões de pedidos todo mês, está presente em 912 cidades do Brasil e possui mais de 130 mil restaurantes associados.

 

10. Em 2014, uma gigante norte-americana desembarcou no Brasil, oferecendo uma forma de mobilidade até então não conhecida para a maioria dos brasileiros. Desde então, o Brasil se tornou um dos mercados mais poderosos para a Uber, com 600 mil motoristas cadastrados.

Sair da versão mobile