Inovação na Prática: tudo o que você precisa para alcançar resultados

Como tirar a inovação do papel para a prática? Como medir os resultados de Inovação? Quais são os passos para inovar? Confira esse artigo com tudo o que você precisa para alcançar os resultados da inovação na prática do seu negócio.

Você sabe como medir os resultados práticos da Inovação? É muito comum se deparar com dúvidas sobre quais resultados a Inovação pode trazer e como metrificar esses resultados. Para isso, nós da AAA Inovação dividos nos seguintes passos práticos: Objetivos > Necessidades > Métricas > Resultados

 

As principais necessidades de inovação

Muitas empresas possuem certa dificuldade em relacionar as dores existentes com inovações, especialmente as tecnológicas. Da mesma forma, muitas vezes, a demanda por inovação esteve restrita à uma pequena alteração no cardápio ou publicação mais eficiente em mídias sociais.

Segundo estudo startups e negócios de tradicionais do Sebrae, dentre as principais necessidades de inovação estão:

A maior parte jamais implementou algum tipo de inovação ou tecnologia. Muitas dessas empresas justificam que o sistema requer mão de obra técnica, tempo para operacionalizar e altos investimentos. Dentre os poucos que implementaram, se mostraram satisfeitos com os resultados. Entendem que ações como alteração do cardápio são formas de inovação. Dentre as principais implementações de tecnologia feitas por empresas estão:

 

Quais são os objetivos de inovação?

Imagem via Getty Images

Primeiramente, uma empresa não consegue inovar com eficácia e eficiência sem ter seus objetivos muito claros. Afinal, se não sabemos para onde vamos, qualquer lugar está bom, não é verdade? Entre os 13 objetivos mais comuns para uma empresa são:

  1. Tempo –  Otimizar o tempo de processos;
  2. Produtividade – Melhorar a produtividade do time;
  3. Eficiência – Melhorar a qualidade de entrega;
  4. Conveniência – Tornar as coisas mais fáceis para o consumidores;
  5. Qualidade – Melhoria continua;
  6. Necessidades dos clientes – Resolver problemas e melhorar as entregas;
  7. Customer Experience – Melhorar a experiência do cliente;
  8. Riscos – Aprender a reduzir os riscos, sem abrir mão de se arriscar;
  9. Performance – Metas de desempenho;
  10. Competitividade – Garantir a vantagem competitiva da empresa;
  11. Conhecimento – Desenvolver o know-how dos colaboradores;
  12. Sustentabilidade – Como tornar os processos mais sustentáveis;
  13. Qualidade de Vida – Tornar a vida de colaboradores e consumidores melhor.

 

Você já decidiu seu objetivo e sabe onde quer chegar, e agora? Confira agora como a AAA Inovação faz para tirar a inovação do papel e aplicar na prática:

 

Entenda quais são suas necessidades

Você sabe dizer com objetividade quais são os pontos fortes e de melhoria, possíveis desafios e oportunidades do seu time?

Para te ajudar com isso, a AAA Inovação utiliza a Matriz de Competências, assim você pode analisar quais competências já são dominadas e quais precisam ser desenvolvidas:

Reprodução AAA Inovação

Uma sugestão de análise seria cada pessoa do time dar uma nota de 1-10 para cada uma das competências e assim podemos ter uma média de quais habilidades inovadoras precisam ser trabalhadas.

Com isso, fica mais fácil saber por onde começar, assim como quais skills precisam ser melhores desenvolvidas antes de colocar o projeto em prática, ou até mesmo separar quais projetos o time já está apto para realizar. Somente com essas informações podemos passar para o próximo passo:

 

1) Desenhando o Projeto

Com base nos dados coletados e mapeados na primeira etapa, podemos começar a desenhar o projeto de inovação. Podemos usar vários formatos diferentes que, combinados, trazem grandes resultados. São eles:

A AAA Inovação usa nosso sistema exclusivo de Smart Data para gerar um projeto personalizado, levando em consideração as necessidades e cultura da empresa, para colocar esse projeto de Inovação na prática.

 

2) Curadoria de conteúdo

Uma boa curadoria de conteúdos é essencial para um melhor aproveitamento e resultado desse projeto. Quais temas são relevantes? Quais habilidades precisam ser desenvolvidas? Qual seu orçamento e quanto você está disposto a investir? Essas são perguntas essenciais para te ajudar a fazer uma curadoria que dê resultados reais.

Na AAA Inovação, nós planejamos o posicionamento, curadoria de conteúdos e mentores, desenvolvimento de palestras e workshops, com um olhar especial e personalizado para as necessidades e objetivos da sua equipe!

O Resumo do livro “Fazendo a Inovação Acontecer” nos mostra mais sobre os desafios de inovar e estruturar um plano de inovação:

3) Innovation Experience (iX)

Segundo Arthur Igreja, um dos fundadores da AAA Inovação, inovar é sinônimo de fazer acontecer. As experiências de inovação são excelentes para um bom aprendizado do conteúdo. William Glasser, Psicólogo e Psiquiatra, foi o criador da Pirâmide do Aprendizado, que confirma porque a prática é indispensável na educação:

Imagem via Ludos pro

Segundo sua teoria, 75% é do aprendizado acontece quando discutimos, perguntamos e debatemos o tema, e 90% é aprendido quando ensinamos alguém. Por esse motivo, os projetos de inovação da AAA incluem desafios, experiências e soluções ágeis para problemas reais da empresa.

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes.” – William Glasser

Innovation Experience (iX): o que é e como desenvolver a inovação do seu time?

Resultados e Plano de Ação

Lá no início você definiu seu objetivo para inovar, certo? Agora chegou a hora de pensar em como medir a inovação. As métricas de inovação podem ser tanto quantitativas como qualitativas – inclusive, devemos usar ambas para um resultado ainda mais claro!

Veja 10 exemplos de métricas de inovação:

  1. Número de novas ideias x Número de ideias testadas e validadas;
  2. Número de áreas sugerindo novas ideias x Iniciativas que saíram do papel;
  3. Quantidade de ideias selecionadas x Custo por aprendizado;
  4. Quantidade de ideias x Velocidade de implementação;
  5. Quantidade de demos do novo produto x Crescimento da carteira de clientes;
  6. Número de novos usuários/clientes x Custo de aquisição de novos entrantes;
  7. Número de parcerias de negócios x Redução de custo a partir da inovação;
  8. Número de colaboradores treinados x NPS de clientes com novos produtos;
  9. Conhecimento adquirido x Capital necessário;
  10. Dissolução do departamento dedicado à inovação x Crescimento da contribuição em todos os outros departamentos.

Clique aqui e saiba mais sobre Métricas de Inovação!

 

E aí? Já se sente preparado para colocar a Inovação em Prática e alcançar resultados?

Quer levar a inovação para sua empresa? Saiba mais sobre os serviço da AAA Inovação!

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