Ingenuity, drone desenvolvido pela NASA, efetuou primeiro voo em Marte

O dia 19 de abril de 2021 entrou para a história da humanidade: a Agência Espacial Americana (NASA) realizou o primeiro voo em outro planeta. Feito este que antes era impensável, a NASA controlou o drone Ingenuity através de códigos e acompanhamento milimétrico dos dados recebidos pela aeronave em Marte.

O drone ficou no ar por cerca de 39 segundos e, após isso, pousou. A atmosfera de Marte possui apenas 1% do ar que possuímos aqui na Terra. Para realizar o feito, os engenheiros da missão tiveram que desenvolver um drone mais leve, com hélices de alta rotatividade e completamente computadorizado. Foram necessários centenas de testes em ambiente que imitou a atmosfera marciana, para que ele pudesse pousar em segurança.

“Nós voamos juntos em Marte!” disse a supervisora do projeto Ingenuity, MiMi Aung, ao seu time durante a celebração, “… e nós agora temos esse momento de Irmãos Wright”, completou. O Ingenuity oferece agora um novo método de pesquisa e exploração que a NASA deverá utilizar enquanto estuda os mistérios do sistema solar. Futuros exploradores robóticos poderão utilizar esta tecnologia sob o domínio da agência, assumindo formas novas nada convencionais:

 

Qual foi a mentalidade da NASA para essa missão?

Ingenuity também era algo diferente para a NASA – um projeto de high-risk e high reward com um preço modesto, onde o fracasso era um resultado aceitável. Ingenuity foi, portanto, um pequeno experimento colocado no rover de Marte da NASA, o Perseverance, mas tem potencial para um avanço de quebra de paradigma.

Ao todo, $85 milhões foram investidos no projeto Ingenuity, valor irrisório ante os $2.7 bilhões do rover Perseverance. O intuito da missão é coletar mais informações sobre Marte, podendo assim, entender a dinâmica do planeta vermelho.  

O interessante dessa missão é perceber a mentalidade de toda a equipe envolvida. Não sendo o projeto principal, mas também sendo um teste que possui grande valor, caso seja bem-sucedido, o voo do Ingenuity é a verdadeira prova de que a NASA compreendeu o que é Inovação. Através de testes rápidos e  aproveitando o ambiente de Marte para testar a tecnologia, que pode mudar completamente a exploração espacial.

Quais pequenos testes sua empresa tem feito, dentro de sua própria realidade de negócio e de orçamento, que podem trazer resultados surpreendentes? Para inovar, você não precisa necessariamente de tecnologia, apenas de um ambiente ou até momento estratégico de teste.

 

Avanços em direção a colonização no planeta vermelho 

Se tudo correr como planejado, o Ingenuity será a primeira aeronave a realizar um voo nos céus de outro planeta, colocando a tecnologia de entregas com drones, que ainda passa por testes, para trás em tempo recorde. A demonstração tecnológica poderá abrir o caminho para o uso de drones para reconhecimento de terreno em futuras missões humanas.

O Ingenuity tem previstos mais quatro voos durante os próximos 31 dias. Primeiro fará outros dois deslocamentos na vertical, um até cinco metros de altura e depois até 50. Nos dois seguintes, começará a se deslocar na horizontal até um máximo de meio quilômetro e aterrissará em outros locais. O drone fará sua aterrissagem em seu recém-inaugurado aeródromo: um quadrado de 10 por 10 metros que a NASA batizou como aeródromo Irmãos Wright em homenagem aos pioneiros da aviação norte-americana, como anunciou na segunda-feira o diretor da NASA, Thomas Zurbuchen.

 

A viagem de alguns bilhões de dólares 

Não é só a NASA que está tentando colonizar Marte ou enviar um ser humano à Lua, novamente. Elon Musk, segundo homem mais rico do mundo, tem planos de enviar 1 milhão de pessoas ao Planeta Vermelho até 2050. O bilionário estabeleceu a meta de construir 100 naves espaciais por ano, que poderiam enviar cerca de 100 mil pessoas da Terra para Marte em todas as ocasiões em que as órbitas dos planetas se alinharem favoravelmente. Isso acontece a cada 2,13 anos (ou 780 dias).

Porém, um questionamento sempre surge quando essa discussão é levantada: quanto será necessário para tornar a viagem interplanetária financeiramente viável?! O último programa espacial que chegou perto dos mesmos planos de colonização de Musk foi o Apollo, da Nasa, no século 20. O esforço levou seis naves e 12 astronautas para a Lua. O Apollo custou mais de 280 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 500 bilhões), e, por alguns anos, a Nasa custou mais do que 4% do orçamento anual dos Estados Unidos.

Esse é somente um dos muitos desafios que ainda estão por vir. No entanto, podemos ter a convicção de que estamos caminhando a passos largos para que viagens para o espaço tornem-se cada vez mais comuns. 

Sair da versão mobile