Suíça, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Holanda são as economias mais inovadoras do mundo, de acordo com o Índice de Inovação Global (GII) de 2022 da OMPI, com a China no top 10. O Brasil que está em 54ª lugar também teve uma performance em inovação acima da expectativa.
O relatório mostra que pesquisa e desenvolvimento (P&D) e outros investimentos que impulsionam atividades inovadoras em todo o mundo continuaram a crescer em 2021, apesar da pandemia de COVID-19, mas estão surgindo desafios para traduzir investimentos em inovação em impacto.
O GII constata que o crescimento da produtividade – normalmente estimulado pelo aumento da inovação – na verdade estagnou. Também constata que o progresso tecnológico atual e a adoção mostram sinais de desaceleração do crescimento, apesar do recente aumento dos gastos em P&D e investimentos de Venture Capital.
No entanto, com uma nutrição mais cuidadosa e atenta dos ecossistemas de inovação, uma nova era de crescimento impulsionado pela inovação liderada pelas ondas de inovação da Era Digital e da Ciência Profunda pode decolar.
O cenário da Inovação em 2022
O GII deste ano descobre que a inovação está em uma encruzilhada à medida que emergimos da pandemiam segundo Daren Tang, Diretor Geral da OMPI. Embora os investimentos em inovação tenham aumentado em 2020 e 2021, as perspectivas para 2022 são obscurecidas não apenas pelas incertezas globais, mas também pelo baixo desempenho contínuo da produtividade impulsionada pela inovação.
É por isso que precisamos prestar mais atenção não apenas em investir em inovação, mas em como ela se traduz em impacto econômico e social. Qualidade e valor se tornarão tão críticos para o sucesso quanto quantidade e escala.
Os maiores gastadores corporativos globais em P&D aumentaram seus gastos com P&D em quase 10%, para mais de US$ 900 bilhões em 2021, mais do que em 2019 antes da pandemia. Esse aumento foi impulsionado principalmente por quatro setores:
- Hardware de TIC e equipamentos elétricos;
- Serviços de software e TIC;
- Farmacêutica e biotecnologia;
- Construção e metais industriais.
Os investimentos em P&D global em 2020 cresceram a uma taxa de 3,3%, mas desaceleraram em relação à taxa de crescimento de P&D historicamente alta de 6,1% registrada em 2019. As alocações orçamentárias do governo para as principais economias com gastos em P&D mostraram forte crescimento em 2020. Para os orçamentos de P&D do governo para 2021, o quadro era mais variado, com os gastos crescendo na Coreia do Sul e na Alemanha, mas caindo nos EUA e no Japão.
Os negócios de Venture Capital (VC) explodiram em 46% em 2021, registrando níveis comparávei aos anos de boom da Internet no final dos anos 90. As regiões da América Latina e Caribe e África testemunham o maior crescimento de capital de risco. A perspectiva do VC para 2022 é mais sóbria; o aperto das políticas monetárias e o efeito sobre o capital de risco levarão a uma desaceleração do VC.
Líderes globais em inovação em 2022
Em seu ranking anual das economias mundiais em capacidade e produção de inovação, o GII mostra algumas mudanças importantes no top 15 do ranking, com os Estados Unidos subindo para a 2º posição, a Holanda alcançando a 5º posição, Cingapura alcançando a 7º posição, Alemanha alcançando 8º China subindo um lugar para 11º e na porta do top 10.
O Canadá está de volta entre os 15 maiores inovadores globais (15º ). Turquia (37º ) e Índia (40º ) entram pela primeira vez no top 40. Além destes, o Vietnã (48º), o Irã (53º ) e as Filipinas (59º ) são as economias de renda média com o mais rápido crescimento de desempenho de inovação até o momento. Na América Latina e no Caribe, Peru e Jamaica apresentam desempenho superior em relação ao desenvolvimento.
Em 2021, o Brasil ficou em 57º e se destacou em maturidade empresarial (34º) e capital humano e pesquisa (48º). Possuia o pior desempenho institucional (classificação 78). Já nesse ano, o Brasil conquistou a 54º e fez melhorias significativas nos resultados de inovação, notadamente em produtos criativos, como ativos intangíveis e criatividade online, bem como em registros de marcas e criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Clique aqui para baixar o Índice Global da Inovação completo
Quais os desafios do governo para tornar o Brasil mais inovador?
Ver esta publicação no Instagram