Hub de Inovação: o que é e quais são os principais centros do mundo?

Diversas empresas fecharam as portas em 2020, por conta na crise do coronavírus. Porém,  para quem não foi obrigado a fechar a empresa, este é um ano de reinvenção. Afinal, a inovação se tornou uma questão de sobrevivência e uma exigência do mercado.

Hoje, as empresas estão procurando cada vez mais hubs de inovação ou centros de inovação, que são ambientes para formentar novas ideias, parcerias e colaborações para resolver os desafios mais urgentes do setor, seja de melhorias na cadeia de suprimentos e estoque a novos métodos de pagamento.

Veja a seguir quais são os centros de inovação de algumas das principais empresas do mundo por setor:

 

Tecnologia

Imagem via Pixsooz/iStock

 

HP 

HP Labs é uma instalação de pesquisa premiada com foco em tecnologias como impressão 3D, microfluídica e imagem, segurança de endpoint e manufatura digital.

 

Alphabet

Criado em 2010 para trabalhar em “moonshots” – ou tecnologias de tiro longo que visam tornar o mundo um lugar melhor. O Google X é um laboratório de inovação onde acontecem alguns dos maiores projetos da Alphabet, como os projetos de graduação do Google Glass e a empresa de automóveis autônomos Waymo.

 

Microsoft

A Microsoft possui vários laboratórios, cada um com seu próprio foco, voltados para a aplicação de pesquisas independentes dos ciclos de desenvolvimento de produtos. Os projetos incluem tradução do Skype, transcrição de texto falado, rastreamento manual em tempo real para câmeras de profundidade única e muito mais. 

 

Oracle

Os especialistas dos laboratórios da Oracle usam abordagens como de pesquisa exploratória, dirigida, consultoria e incubação de produtos. Os projetos feitos anteriormente pela Oracle, cresceram a partir da pesquisa do Oracle Labs incluem chip multithreading e a linguagem de programação Java.

 

IBM

IBM Research foi o primeiro laboratório corporativo dos Estados Unidos focado exclusivamente em pesquisa científica. Hoje, existem 12 laboratórios com um total de 3.000 cientistas trabalhando para produzir tecnologias disruptivas. 

 

Phillips

 A Phillips Design concentra novas idéias e tecnologias para melhorar a vida de seus clientes. Este laboratório dá a seus inovadores, que vêm de uma ampla gama de disciplinas, a liberdade de explorar e encontrar novas soluções. Essas soluções renderam a eles Red Dot Awards, Webbies, Singapore Good Design Marks e muito mais.

 

Amazon

Fundado em 2004, o Laboratório 126 da Amazon é responsável por inovações como Kindle, Fire e Echo. Os laboratórios estão presentes em Palo Alto e em seus escritórios mais atuais em Sunnyvale, Cupertino, Seattle e Boston. Eles escalaram para atacar novos projetos, mas mantêm o mesmo foco na experimentação e inovação que os ajudou a construir o primeiro Kindle.

 

Cisco

O centro de inovação da Cisco, reúne clientes, fornecedores, designers selecionados para se concentrar nos desafios generalizados da indústria. Cada laboratório concentra-se em um tópico diferente e dá aos colaboradores 48 horas para encontrar soluções.

 

SAP

O SAP Co-Innovation Lab (COIL) é composto por uma rede de laboratórios de produtos e inovação SAP em 15 locais ao redor do mundo. O portfólio de projetos da COIL se concentra em IoT e aprendizado de máquina, mas também inclui IA, cibersegurança, mobilidade e análise de big data, entre outros.

 

Telecomunicações

Imagem via supertramp/iStock

Verizon

Os centros de inovação da Verizon reúnem empreendedores para pesquisar a tecnologia 5G. Nos laboratórios, os especialistas podem colaborar em novos conceitos 5G e testá-los na rede 5G da Verizon. Os laboratórios estão localizados em Nova York, Washington DC, Cambridge, Los Angeles, Londres e Palo Alto.

 

Nokia

O laboratório de inovação da Nokia foi fundado em 1925. Seus pesquisadores trabalharam em invenções como lasers, a linguagem de programação C, UNIX, reconhecimento de voz e muito mais. Possui prêmios que incluem Prêmio Nobel, Medalhas Nacionais da Ciência dos Estados Unidos, Prêmios Turing, Prêmios de Kyoto e outros.

 

Huawei

O Wireless X Labs da Huawei concentra-se no desenvolvimento de novos aplicativos para a indústria de comunicação sem fio. O Wireless X é composto por 3 laboratórios com foco em tecnologia para consumidores, residências e indústrias verticais. Também inclui 1 centro de inovação que colabora com parceiros da indústria.

 

Finanças

Imagem via Swing Left

 

Visa

Os Centros de Inovação da Visa se concentram em tecnologias em áreas como autenticação, digital, segurança e nuvem. Os centros estão localizados em São Francisco, Dubai, Cingapura, Miami e Londres e oferecem espaços colaborativos para prototipar ideias com clientes, bem como galerias de experiência para mostrar novas soluções.

 

JP Morgan Chase

Fundado pelo JPMorgan, o Financial Solutions Lab é um laboratório, que foi projetado para estimular inovações que ajudem a apoiar americanos de renda baixa a moderada a economizar mais e melhorar seu crédito. As equipes trabalham em grupos colaborativos para desenvolver novos aplicativos e ferramentas financeiras.

 

 Citi

Instalado no braço de capital de risco do Citi, o D10X se concentra na inovação interna e no apoio ao empreendedorismo dentro do banco. Seu programa para empreendedores, visa ajudar os funcionários do banco a identificar as necessidades dos clientes e desenvolver soluções competitivas em resposta.

 

Mastercard

A Mastercard Labs quer transformar a maneira como as pessoas pagam e são pagas. Ao investir em tecnologia e inovação, visa alavancar os avanços nos pagamentos para ajudar as empresas a crescer e melhorar as experiências de compra do consumidor.

 

Alimentos & Bebidas

Imagem via Impossible Foods

 

Coca-Cola

A Coca-Cola cria inovações em alimentos e bebidas em sua sede em Atlanta, mas usa suas instalações KOlab recentemente reveladas para colaborar com clientes de varejo e restaurantes para inovar novas maneiras de alcançar os clientes. O laboratório pretende ser um espaço onde a Coca Cola pode construir relacionamentos com seus restaurantes e clientes de varejo para descobrir novas ideias.

 

PepsiCo

O centro de Design e Inovação da PepsiCo em Nova York olha para nutricionistas, caçadores de tendências, futuristas, artistas culinários e todos os tipos de influenciadores culturais como potenciais parceiros e colaboradores em inovação. A marca busca atingir mais pessoas e tornar seus produtos mais acessíveis em todo o mundo. 

 

Nestle

Por meio do HENRi, a Nestlé busca encontrar oportunidades para causar impacto na saúde, bem-estar e sustentabilidade de pessoas em todo o mundo. O programa de inovação faz parceria com startups em projetos que tocam as linhas de produtos da Nestlé, solicitando propostas e oferecendo financiamento para startups. 

 

Varejo 

Imagem via Bet_Noire/Stock

 

Ikea

Localizado no centro de Copenhagen está o SPACE10, o laboratório de pesquisa e design da Ikea. O SPACE10 convida pessoas do mundo da arte, design e tecnologia para trabalhar em projetos de pesquisa que resultam em uma variedade de protótipos, exposições, eventos e workshops da Ikea.

 

Walmart

O laboratório de inovação do Walmart foi projetado para ajudar a empresa a se manter competitiva no mundo cada vez mais online e móvel. As equipes se concentram em inovações que tornarão a experiência de compra do Walmart mais perfeita, tanto online quanto na loja. 

 

Sephora

O laboratório de inovação da Sephora está localizado no distrito de Mission Bay, em São Francisco. O primeiro uso da instalação foi construir e testar monitores na loja, mas em 2015, seu foco se expandiu para incluir digital, refletindo a natureza cada vez mais online de qualquer tipo de experiência de compra. 

 

Nike

Quando a Nike surge com um novo sapato ou peça de tecnologia, isso é figurativamente preparado na Cozinha de Inovação da empresa. A equipe criativa da Kitchen explora tudo, desde sapatos descalços a rastreadores de atividades e muito mais, em um espaço aberto e descontraído que leva ao pensamento livre, à experimentação e à autoexpressão.

 

Unilever

Em seus centros de inovação em Cingapura e Dublin, startups, marcas da Unilever e parceiros corporativos podem colaborar e inovar em um ambiente de coworking. Suas áreas de foco incluem bem-estar, personalização, marketing digital, sustentabilidade, cadeia de suprimentos e tecnologia empresarial.

 

L’Oréal

A L’Oréal fez parceria com a Station F, Founders Factory e Partech Ventures para criar uma nova geração de produtos, dispositivos e serviços digitais de beleza inovadores. As startups selecionadas em seu programa de Open Innovationm, passam por um processo de integração e recebem orientações e constroem junto com a marca.

 

Procter & Gamble

O programa Connect + Develop da P&G anuncia os problemas de que precisa para ajudar a resolver em todas as linhas de negócios, desde a cadeia de suprimentos até as linhas de produtos. A P&G usa essa convocação de ideias para atrair as mentes mais inovadoras do mundo a fim de entregar as oportunidades mais desafiadoras da empresa.

 

Consultoria

Imagem via AndreyPopov/iStock

Accenture

O centro de inovação da Accenture é composto por 6 ramos: Accenture Research, Accenture Ventures, Accenture Labs, Accenture Studios, Accenture Innovation Centres e Accenture Delivery Centers. Esses centros de inovação estão localizados em vários locais ao redor do mundo, incluindo Zurique, Tóquio, Bengaluru e Nova York.

 

Deloitte

O laboratório de inovação da Deloitte se concentra em alavancar análises e tecnologia. Uma incubadora, o laboratório Insight Studio da Deloitte permite que os clientes apresentem suas necessidades exclusivas para equipes altamente eficientes e aprendam rapidamente os principais argumentos.

 

McKinsey

O McKinsey Digital Labs usa ferramentas digitais e pensamento de design centrado no usuário para fornecer produtos, experiências e sistemas para seus clientes com base em suas necessidades específicas. Sua equipe de engenheiros, designers, cientistas de dados, especialistas em software e outros especialistas ajudam a expandir os recursos digitais dos clientes.

 

Boston Consulting Group

O Centro de Inovação da BCG possui fábricas modelo na França, Alemanha, Cingapura e nos EUA, que se concentram em automação e troca de dados em tecnologias de manufatura, também conhecidas como Indústria 4.0. Os projetos incluem a criação de uma estratégia para a entrada de um fabricante de bens industriais no mercado de impressão 3D.

 

Ernst & Young

A EY opera uma rede de 25 centros espaciais e 19 centros satélites. Os centros se concentram em recursos digitais como IoT, IA, blockchain e análise de dados, onde equipes especializadas trabalham com os clientes para ajudá-los a adotar tecnologia e escalar seus programas de inovação

 

KPMG

As equipes dos Laboratórios de Inovação da KPMG ajudam os clientes a identificar oportunidades de inovação. As capacidades variam de ajudar a redesenhar modelos de negócios a conectar empresas com startups para avaliar oportunidades de investimento.

 

PwC

O Centro de Tecnologia e Inovação da PwC é  focado em tendências de TI empresarial e tecnologias emergentes para diretores de informação e outros executivos. Ela publica previsões trimestrais e white papers que enfocam a mudança da função dos CIOs.

 

Automobilismo

Imagem via MartialRed/iStoc

 

Volkswagen

O Volkswagen Automotive Innovation Lab (VAIL) reúne equipes interdisciplinares para trabalhar em projetos de mudança do setor. Localizados no campus da Stanford University, eles fazem parceria com a escola em projetos como sistemas de assistência ao motorista com o Stanford Solar Car Project e muito mais.

 

Ford

O laboratório de inovação da Ford em Palo Alto, Califórnia, é o lar de uma equipe de mais de 300 pesquisadores, cientistas, engenheiros e designers. A instalação de 182.000 pés quadrados possui espaços abertos para incentivar a colaboração enquanto a equipe trabalha em projetos em áreas como mobilidade urbana e veículos elétricos.

 

Volvo

O grupo de inovação da Volvo opera uma série de iniciativas, incluindo CampX, iLabX e MobilityXlab. Cada um deles fornece a parceiros internos e externos, bem como startups selecionadas, oportunidades para desenvolver ideias que seguem três áreas principais: conectividade, eletrificação e direção automatizada. 

 

Media

Imagem via zubada/iStock

 

The New York Times

O grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do New York Times visa criar novos produtos usando tecnologias emergentes que mudarão a forma como as pessoas interagem com a mídia. Os projetos incluem a aplicação de visão computacional durante eventos a tecnologia blockchain para armazenar metadados do editor em fotos de notícias

 

The Walt Disney Studios

O StudioLab da Disney é um espaço criativo destinado a aprimorar a colaboração entre cineastas dos estúdios de cinema da Disney, como Pixar Animation e Lucasfilms. O laboratório também pretende ajudar os cineastas a explorar e experimentar novas tecnologias como VR, IA e experiências de realidade mista.

 

WarnerMedia

Anunciado em 2019, o WarnerMedia Innovation Lab foi concebido como um espaço para combinar tecnologias emergentes, como IA, VR e ML, com conteúdo para criar experiências de consumo novas e inovadoras. 

 

Viagem 

Imagem via CSA-Archive/Getty

 

Delta

O centro de inovação da Delta localiza na Tech Square em Atlanta, e está a procura de oportunidades reais para resolver problemas de negócios.

 

Hilton

A galeria de inovação do Hilton apresenta as mais recentes inovações do grupo de hospitalidade. Também se destina a criar espaços para conversas entre seus especialistas em design e outros líderes do setor. 

 

Airbnb

A primeira iniciativa da equipe do Airbnb, foi um projeto de habitação comunitária no Japão. Seu projeto atual, Backyard, é uma iniciativa para criar protótipos de novas maneiras de construir e compartilhar casas. 

 

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