Você provavelmente já ouviu falar da Indústria 4.0, certo? Mas o que você sabe sobre ela e sobre as três outras revoluções anteriores?
Alguns especialistas consideram que a Indústria 1.0 começou em 1784, quando Henry Cort inventou uma forma muito mais barata de se produzir ferro. Nos anos posteriores, o amplo uso da energia a vapor e da mecanização da produção contribuíram para bastante para o crescimento econômico e produtivo.
Compartilhe este artigo no WhatsApp!
A Indústria 2.0 começou em 1870, a partir do amplo uso da eletricidade. A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela produção em massa e uso da energia elétrica nos processos produtivos.
Em 1969 teve início a Indústria 3.0, com o desenvolvimento da ARPANET, uma versão primitiva do que hoje conhecemos como internet. A automação da produção, as tecnologias de comunicação e informação e a digitalização de processos foram algumas das principais inovações dessa revolução.
A partir de 2011, o governo da Alemanha lançou um projeto com uma estratégia de alta-tecnologia, mencionando pela primeira vez o termo Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 tem como características a virtualização, a conexão entre máquinas, a automação ainda maior de processos e o poder decisório em tempo real.
Compartilhe este artigo no WhatsApp!
O quão impactante a Indústria 4.0 pode ser?
Cada revolução industrial adiciona mais produtividade e, por consequência, mais prosperidade à humanidade. O grande diferencial da Indústria 4.0 é que ela pode trazer uma velocidade de mudança e prosperidade nunca antes vistas.