História da Tesla em 19 fotos: Inovação, Elon Musk e controvérsias

As ações da Tesla (TSLA) saltaram na segunda-feira, elevando a capitalização de mercado para a fabricante de veículos elétricos acima de US $ 1 trilhão pela primeira vez na história.

A ação fechou em alta de 12,7%, para US $ 1.024,86 por ação. O avanço anual acumulado da Tesla chegou a quase 45,2%, com as ações apresentando desempenho superior ao aumento de 21,6% do S&P 500 no mesmo período.

Agora com uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão, a Tesla se junta a um clube exclusivo de Big Techs com esse mesmo valor. Além disso, vale ressaltar que diversas notícias ajudaram a lançar as ações da Tesla em um recorde histórico. No início da segunda-feira, Hertz anunciou que a empresa havia encomendado 100.000 veículos Tesla, com entrega prevista para 2022.

Continue lendo a seguir e conheça a história da Tesla em 19 fotos desde a sua fundação, até os seus movimentos mais recentes.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Tesla não foi fundada por Elon Musk. A empresa foi fundada em 2003, pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning.

Martin Eberhard e Marc Tarpenning

O nome da empresa foi uma homenagem a Nikola Tesla, inventor do século XIX e historicamente conhecido por suas amplas contribuições aos campos da engenharia elétrica e ciências. Tesla é amplamente considerado um dos maiores gênios da história da humanidade.

Nikola Tesla.

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

 

No início da companhia, Eberhard servia como CEO e Tarpenning como CFO. A ideia dos dois era que a Tesla conseguisse produzir carros 100% elétricos.

Eberhard e Tarpenning se inspiraram no EV1, da General Motors, um projeto de carro elétrico que rodou entre 1996 e 1999. Embora jamais tenha sido lançado ao público, o carro foi considerado um sucesso do ponto de vista da engenharia empregada no projeto.

Em 2004, Elon Musk, que havia vendido o PayPal para o eBay em 2002, investiu 30 milhões de dólares na empresa . Em 2006, ele ajudou a empresa a levantar investimentos dos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.

Peter Thiel e Elon Musk, dois dos fundadores do PayPal.

 

Da pior ideia de negócio do mundo à maior fortuna do mundo: 7 erros e acertos de Elon Musk

 

Em 2006, o primeiro protótipo do Tesla Roadster foi revelado. O carro entrou em produção e foi lançado em 2008 e causou grandes impactos na indústria.

O Tesla Roadster, lançado em 2008.

O Roadster era capaz de percorrer 350 km com um único carregamento de suas baterias e ia de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos. o carro foi lançado custando, em média, 100 mil dólares.

 

Mesmo com o sucesso do Roadster, em 2008 a Tesla passava por severas dificuldades financeiras. Nessa época, a Daimler, conglomerado fabricantes de carros dono da Mercedes Benz, investiu 50 milhões de dólares para comprar 10% da empresa. Mais ou menos nesse mesmo período, Elon Musk precisou injetar 70 milhões de dólares de seu próprio dinheiro para que a Tesla recuperasse sua saúde financeira.

Fábrica da Tesla nos Estados Unidos.

 

Pouco antes que o Roadster começasse a ser entregue aos primeiros clientes, Eberhard e Tarpenning, fundadores da Tesla, deixaram a empresa por completo. Em Outubro de 2008, Elon Musk assumiu o papel de CEO da empresa.

Martin Eberhard, um dos fundadores da Tesla.

Em 2009, Eberhard processou a Tesla e Musk por calúnia e difamação, mas retirou os processos no mesmo ano.

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

 

Em 2009, a Tesla anunciou o primeiro protótipo de seu novo modelo, o Model S. O carro foi lançado em 2012, a um preço inicial de 76 mil dólares, 1/4 mais barato que o Roadster.

Elon Musk e o Tesla Model S.

O Model S foi um sucesso de crítica, recebendo diversos prêmios de publicações especializadas. Assim como o Roadster, o carro elevou todo o padrão da indústria de carros elétricos. Em seu lançamento, o Modelo S era capaz de percorrer 426 km com apenas uma recarga de bateria.

 

Em 2010, a Tesla abriu o seu capital. Desde então, o preço das ações da empresa subiu 26,5x.

Elon Musk, família e executivos no dia da abertura de capital da Tesla.

 

Em 2013, a Tesla inaugurou sua primeira Gigafactory, no estado norte-americano de Nevada. A fábrica é onde são produzidas as baterias dos produtos da empresa e é, em tamanho, uma das maiores construções horizontais do mundo.

A primeira Gigafactory da Tesla.

 

Em 2015, a empresa anunciou uma série de novos produtos, incluindo equipamentos de energia solar criados para fornecer energia para casas e negócios através de baterias recarregáveis. Musk declarou que gostaria que a Tesla um dia se tornasse uma solução de energia que abarcasse os mais diversos setores.

Peter Rive, Elon Musk e Lyndon Rive, na abertura de capital da SolarCity, em 2012.

Em 2016, a Tesla comprou a SolarCity, empresa especializada em equipamentos de energia solar, fundada pelos primos de Musk, Lyndon Rive e Peter Rive.

 

Em 2016 a Tesla anunciou seu terceiro carro, o sedan Model 3, com um preço inicial de 70 mil dólares.

O Model 3, da Tesla, até então o carro mais “popular” da empresa.

Em 2018, a Tesla enfrentou alguns problemas. Em Janeiro, a empresa estava produzindo bem menos carros que as previsões estimavam. Depois de 3 meses, a companhia havia finalizado e entregue 2.400 carros, bem menos que os 5.000 por semana que havia prometido para clientes e investidores.

O interior do Tesla Model 3.

 

Em 7 de Agosto de 2018, Musk tuitou que tinha planos de transformar a Tesla novamente em uma empresa privada, com um preço de ação de 420 dólares.

O tweet gerou polêmica e investidores correram para comprar ações da empresa antes que ela se tornasse privada, o que fez com que o preço das ações subisse 10%. Em Setembro, a SEC (Securities and Exchange Commission), órgão responsável pela regulação do mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos, cobrou explicações de Musk, já que a declaração do CEO foi considerada como “falsa” e “enganosa”. A Tesla pagou 20 milhões de dólares de multa e Musk se retirou do cargo de Presidente do Conselho da empresa.

Em 2019, a Tesla inaugurou a sua terceira Gigafactory, em Shangai, na China.

A Gigafactory da Tesla em Shangai, na China.

 

Ainda em 2019, a Tesla anunciou o projeto de sua pickup futurista, a Tesla Cybertruck, que dividiu opiniões.

A Tesla Cybertruck, a pickup futurista da Tesla.

 

Em 2020, a Tesla superou o valor de mercado de GM e Ford, combinadas. Em 2010, GM e Ford valiam, combinadas, 94.3 bilhões de dólares. A Tesla valia 1.9 bilhão. Em 2020, o valor de mercado estimado da Tesla é de 102 bilhões de dólares. GM e Ford valem, juntas, 86 bilhões.

 

A Tesla é amplamente considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo e Elon Musk, um dos empreendedores mais brilhantes (e controversos) de nosso tempo. Embora tenha tido ótimos resultados nos últimos meses, a capacidade de entrega da empresa ainda é questionada, principalmente pelo fato de rivais como a chinesa BYD, a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, ter registrado um lucro de 111 milhões de dólares no 1º quatro de 2019. A Tesla ainda possui períodos muito instáveis, alternando entre lucros e perdas.

 

A Tesla é a marca que mais cresceu entre 2020 e 2021, com o valor da marca de US$ 42,6 bilhões (um crescimento de 275%). No terceiro trimestre de 2021, quando todas as montadoras enfrentaram fortes reduções na produção de veículos, fechando, inclusive, fábricas, face à crise na oferta de componentes semicondutores, a Tesla bateu um recorde, atingindo a produção de cerca de 238.000 veículos. Em 2021, os papéis subiram quase 39%, tendo multiplicado mais de 11 vezes desde o início de 2020.

 

Com uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão, a Tesla se junta a um clube exclusivo de Big Techs de mega capitalização com um valor de mercado de pelo menos esse nível.  As únicas empresas sediadas nos EUA com capitalização de mercado com pelo menos US $ 1 trilhão eram Amazon, Apple, Microsoft e a empresa controladora do Google, a Alphabet. O último membro do clube de US $ 1 trilhão foi o Facebook no final de setembro.

Compartilhe este artigo no WhatsApp!

Sair da versão mobile