As ações da Tesla (TSLA) saltaram na segunda-feira, elevando a capitalização de mercado para a fabricante de veículos elétricos acima de US $ 1 trilhão pela primeira vez na história.
A ação fechou em alta de 12,7%, para US $ 1.024,86 por ação. O avanço anual acumulado da Tesla chegou a quase 45,2%, com as ações apresentando desempenho superior ao aumento de 21,6% do S&P 500 no mesmo período.
Agora com uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão, a Tesla se junta a um clube exclusivo de Big Techs com esse mesmo valor. Além disso, vale ressaltar que diversas notícias ajudaram a lançar as ações da Tesla em um recorde histórico. No início da segunda-feira, Hertz anunciou que a empresa havia encomendado 100.000 veículos Tesla, com entrega prevista para 2022.
Continue lendo a seguir e conheça a história da Tesla em 19 fotos desde a sua fundação, até os seus movimentos mais recentes.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Tesla não foi fundada por Elon Musk. A empresa foi fundada em 2003, pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning.
O nome da empresa foi uma homenagem a Nikola Tesla, inventor do século XIX e historicamente conhecido por suas amplas contribuições aos campos da engenharia elétrica e ciências. Tesla é amplamente considerado um dos maiores gênios da história da humanidade.
Compartilhe este artigo no WhatsApp!
No início da companhia, Eberhard servia como CEO e Tarpenning como CFO. A ideia dos dois era que a Tesla conseguisse produzir carros 100% elétricos.
Eberhard e Tarpenning se inspiraram no EV1, da General Motors, um projeto de carro elétrico que rodou entre 1996 e 1999. Embora jamais tenha sido lançado ao público, o carro foi considerado um sucesso do ponto de vista da engenharia empregada no projeto.
Em 2004, Elon Musk, que havia vendido o PayPal para o eBay em 2002, investiu 30 milhões de dólares na empresa . Em 2006, ele ajudou a empresa a levantar investimentos dos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.
Da pior ideia de negócio do mundo à maior fortuna do mundo: 7 erros e acertos de Elon Musk
Em 2006, o primeiro protótipo do Tesla Roadster foi revelado. O carro entrou em produção e foi lançado em 2008 e causou grandes impactos na indústria.
O Roadster era capaz de percorrer 350 km com um único carregamento de suas baterias e ia de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos. o carro foi lançado custando, em média, 100 mil dólares.
Mesmo com o sucesso do Roadster, em 2008 a Tesla passava por severas dificuldades financeiras. Nessa época, a Daimler, conglomerado fabricantes de carros dono da Mercedes Benz, investiu 50 milhões de dólares para comprar 10% da empresa. Mais ou menos nesse mesmo período, Elon Musk precisou injetar 70 milhões de dólares de seu próprio dinheiro para que a Tesla recuperasse sua saúde financeira.
Pouco antes que o Roadster começasse a ser entregue aos primeiros clientes, Eberhard e Tarpenning, fundadores da Tesla, deixaram a empresa por completo. Em Outubro de 2008, Elon Musk assumiu o papel de CEO da empresa.
Em 2009, Eberhard processou a Tesla e Musk por calúnia e difamação, mas retirou os processos no mesmo ano.
Compartilhe este artigo no WhatsApp!
Em 2009, a Tesla anunciou o primeiro protótipo de seu novo modelo, o Model S. O carro foi lançado em 2012, a um preço inicial de 76 mil dólares, 1/4 mais barato que o Roadster.
O Model S foi um sucesso de crítica, recebendo diversos prêmios de publicações especializadas. Assim como o Roadster, o carro elevou todo o padrão da indústria de carros elétricos. Em seu lançamento, o Modelo S era capaz de percorrer 426 km com apenas uma recarga de bateria.
Em 2010, a Tesla abriu o seu capital. Desde então, o preço das ações da empresa subiu 26,5x.
Em 2013, a Tesla inaugurou sua primeira Gigafactory, no estado norte-americano de Nevada. A fábrica é onde são produzidas as baterias dos produtos da empresa e é, em tamanho, uma das maiores construções horizontais do mundo.
Em 2015, a empresa anunciou uma série de novos produtos, incluindo equipamentos de energia solar criados para fornecer energia para casas e negócios através de baterias recarregáveis. Musk declarou que gostaria que a Tesla um dia se tornasse uma solução de energia que abarcasse os mais diversos setores.
Em 2016, a Tesla comprou a SolarCity, empresa especializada em equipamentos de energia solar, fundada pelos primos de Musk, Lyndon Rive e Peter Rive.
Em 2016 a Tesla anunciou seu terceiro carro, o sedan Model 3, com um preço inicial de 70 mil dólares.
Em 2018, a Tesla enfrentou alguns problemas. Em Janeiro, a empresa estava produzindo bem menos carros que as previsões estimavam. Depois de 3 meses, a companhia havia finalizado e entregue 2.400 carros, bem menos que os 5.000 por semana que havia prometido para clientes e investidores.
Em 7 de Agosto de 2018, Musk tuitou que tinha planos de transformar a Tesla novamente em uma empresa privada, com um preço de ação de 420 dólares.
Am considering taking Tesla private at $420. Funding secured.
— Elon Musk (@elonmusk) 7 de agosto de 2018
O tweet gerou polêmica e investidores correram para comprar ações da empresa antes que ela se tornasse privada, o que fez com que o preço das ações subisse 10%. Em Setembro, a SEC (Securities and Exchange Commission), órgão responsável pela regulação do mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos, cobrou explicações de Musk, já que a declaração do CEO foi considerada como “falsa” e “enganosa”. A Tesla pagou 20 milhões de dólares de multa e Musk se retirou do cargo de Presidente do Conselho da empresa.
Em 2019, a Tesla inaugurou a sua terceira Gigafactory, em Shangai, na China.
Ainda em 2019, a Tesla anunciou o projeto de sua pickup futurista, a Tesla Cybertruck, que dividiu opiniões.
Em 2020, a Tesla superou o valor de mercado de GM e Ford, combinadas. Em 2010, GM e Ford valiam, combinadas, 94.3 bilhões de dólares. A Tesla valia 1.9 bilhão. Em 2020, o valor de mercado estimado da Tesla é de 102 bilhões de dólares. GM e Ford valem, juntas, 86 bilhões.
A Tesla é amplamente considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo e Elon Musk, um dos empreendedores mais brilhantes (e controversos) de nosso tempo. Embora tenha tido ótimos resultados nos últimos meses, a capacidade de entrega da empresa ainda é questionada, principalmente pelo fato de rivais como a chinesa BYD, a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, ter registrado um lucro de 111 milhões de dólares no 1º quatro de 2019. A Tesla ainda possui períodos muito instáveis, alternando entre lucros e perdas.
A Tesla é a marca que mais cresceu entre 2020 e 2021, com o valor da marca de US$ 42,6 bilhões (um crescimento de 275%). No terceiro trimestre de 2021, quando todas as montadoras enfrentaram fortes reduções na produção de veículos, fechando, inclusive, fábricas, face à crise na oferta de componentes semicondutores, a Tesla bateu um recorde, atingindo a produção de cerca de 238.000 veículos. Em 2021, os papéis subiram quase 39%, tendo multiplicado mais de 11 vezes desde o início de 2020.