As 12 habilidades essenciais para ser um profissional ágil

A adoção de habilidades ágeis está crescendo entre as equipes no trabalho, mesmo em ambientes de trabalho remoto, e profissionais precisam dessas habilidades para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e oferecer melhores experiências para o negócio.

Continue lendo a seguir e aprenda sobre as habilidades essenciais para as equipes se desenvolverem e impulsionarem os seus negócios.

 

12 habilidades essenciais para o desenvolvimento ágil

Ao contrário do que se pensa, a agilidade não está associada uma pessoa ser ágil, mas em se tornar ágil a partir do momento em que desenvolve algumas competências que contribuem para o processo de se tornar um profissional ágil. Segundo estudo da Gartner, há 12 habilidades fundamentais para se desenvolver de forma ágil estão:

 

1. Scrum

Scrum é o framework Agile dominante, fornecendo uma abordagem iterativa e incremental para resolver problemas complexos. Pequenas equipes colaborativas normalmente entregam trabalho em iterações curtas (sprints) de cerca de duas semanas.

 

2. Kanban

Kanban é um método para visualizar, gerenciar e melhorar continuamente a capacidade de um processo de entregar um serviço. É um sistema de fluxo de entrega que expõe restrições, cria fluxo limitando a quantidade de trabalho em andamento e sinaliza quando a capacidade está disponível para iniciar um novo trabalho.

 

3. Métricas

Equipes de desenvolvimento de aplicativos bem-sucedidas medem e analisam seus processos de desenvolvimento de software. As métricas fornecem feedback para orientar as equipes ágeis e permitir melhores conversas com as partes interessadas.

 

4. Histórias de usuários

As histórias de usuários no desenvolvimento ágil mudam o foco de escrever requisitos para atender às necessidades do cliente. Uma história de usuário contém uma breve descrição de um recurso da perspectiva da função que deseja o novo recurso.

 

5. Foco no cliente

O desenvolvimento de produtos deve se tornar centrado no cliente, entendendo suas necessidades e validando o sucesso por meio do feedback. Aprenda a ter empatia com os clientes usando personas de usuário, mapeamento de jornada do cliente, entrevistas aprofundadas e testes de usabilidade.

 

Manifesto Ágil: o que é como aplicar para obter melhores resultados?

 

6. Teste primeiro

Práticas que priorizam a utilização de fazer testes, como o desenvolvimento orientado ao comportamento, há mais benefícios na validação de novos produtos e/ou serviços, e mais valor no processo de desenvolvimento. Com isso, equipes podem identificar mais facilmente os problemas e atingir as metas mais rapidamente.

 

7. Aprendizado contínuo

Um princípio fundamental da agilidade é que os profissionais estejam abertos a aprender novas habilidades – não apenas no trabalho, mas também como parte de um processo de aprendizado ao longo da vida. Esperar que outro profissional execute uma etapa crítica do projeto impede a agilidade da equipe.

 

Habilidades de valor agregado

Essas habilidades representam o próximo nível de maturidade ágil. O conhecimento aprofundado deles permite que a equipe melhore continuamente o processo de entrega.

 

8. Desenvolvimento colaborativo

No desenvolvimento colaborativo, mais de um membro da equipe trabalha em um único recurso a qualquer momento. Isso pode beneficiar as equipes, fornecendo mais integração, reduzindo o tempo de desenvolvimento e ampliando os conjuntos de habilidades à medida que os colegas de equipe aprendem uns com os outros.

 

9. Propriedade e colaboração

O estilo de trabalho, a atitude e as interações com os outros afetam o sucesso tanto quanto qualquer habilidade técnica ou profissional. Equipes que colaboram para construir soluções só têm sucesso quando todos os membros da equipe se comprometem com um conjunto de valores definidos.

 

Cultura Ágil: o que é e como implementar nos negócios?

 

10. Arquitetura ágil

As abordagens tradicionais não suportam um ciclo de vida de desenvolvimento ágil, quando há inflexibilidade, complexidade e equipes com muita carga impedem a agilidade. Em vez disso, é preciso haver maior agilidade de desenvolvimento, maior flexibilidade de implantação e maior escalabilidade de processos para ser ágil.

 

Habilidades especializadas/emergentes

Essas habilidades representam processos e práticas potencialmente significativos para o desenvolvimento ágil.

 

11. Gerenciamento ágil de banco de dados

Para aumentar a velocidade de entrega, cultive as habilidades de gerenciamento de banco de dados para se tornar mais autossuficiente e reduzir a dependência de administradores de banco de dados.

 

12. Dimensionamento ágil

As práticas ágeis não apenas beneficiarão outras profissionais nos seus negócios, mas também a infraestrutura e as operações, reduzindo riscos, melhorando os resultados de negócios e aumentando a previsibilidade.

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile