Growth Hacking: estratégia para adquirir o máximo de clientes para os negócios

Caso trabalhe em uma organização que lançou recentemente um novo produto ou serviço, pode-se questionar do alto crescimento que vê em algumas startups, mas o que elas fizeram de tão diferente? Essas empresas adotaram um método chave em comum chamado: Growth Hacking

Para adquirir um grande crescimento para seus produtos e serviços essa estratégia é fundamental. As grandes empresas costumam ignorar as etapas principais na pesquisa do cliente, não porque não saibam como fazê-lo, mas por causa da pressão interna.

Muitas organizações que investem em inovação, acreditam que são super disruptivas acabam não discutindo com os clientes existentes, pois estão preocupadas com sua reação. Para entender mais a afundo como aplicar o Growth Hacking nos negócios continue lendo a seguir.

.

O que significa Growth Hacking?

Imagem via 3DSculptor/iStock

O termo Growth Hacking refere-se a encontrar atalhos, ou hacks, para gerar um crescimento extremamente alto de um novo produto ou serviço. As startups buscam métodos como esses porque são limitadas em recursos. A prática de Growth Hacking envolve os seguintes princípios básicos.

 

1. Primeiro Passo

O primeiro é criar crescimento para o próprio produto ou serviço. Isso pode envolver um elemento viral ou pode envolver a melhoria da experiência do usuário, para que os usuários fiquem tão felizes que espalhem para suas redes de relacionamento as funcionalidades importantes sobre seu produto ou serviço.

 

2. Segundo Passo

O segundo elemento é fazer do crescimento a meta da equipe de marketing, equipe de gerenciamento de produto, equipe de engenharia e equipe de análise de dados. Esses grupos precisam se reunir com frequência, até mesmo diariamente, para organizar seus próximos esforços.

 

3. Terceiro Passo

O último passo, é baseado no feedback do usuário, análise de dados e objetivos de crescimento. É um processo muito rígido e incrivelmente iterativo de marketing com as áreas afins da empresa trabalhando juntas para entender os elementos e variáveis que encantam os clientes e aumentam o crescimento da sua empresa.

 

Como aplicar o Growth Hacking na prática dos negócios?

O objetivo das estratégias de Growth Hacking é de adquirir o máximo de clientes possível. Esse termo foi cunhado por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers, em 2010. Muitas startups usam o funil de Dave McClure como uma receita de crescimento.

Desta forma, a ação operante é testar constantemente para ter certeza de que as pessoas desejam e estão dispostas a pagar por seus produtos e serviços. Confira mais detalhes analisando o framework completo a seguir:

É muito importante também atualizar seus produtos e serviços em intervalos regulares para estimular o recebimento de feedbacks constantes dos clientes para que você sempre saiba se está no caminho certo. O teste A/B e outras técnicas de otimização de conversão são cruciais para um Growth Hacking eficaz.

Diante disso, quantas destas práticas você utiliza em sua organização atualmente?

 

6 casos de empresas que usam estratégias de Growth Hacking

Imagem via 3DSculptor/iStock

Os métodos tradicionais de marketing custam muito para retornos incertos. O growth hacking, por outro lado, usa uma abordagem analítica para construir o marketing dos próprios produtos e estimular o crescimento orgânico.

A seguir confira 6 exemplos de empresas que usam growth hacking para ativar o crescimento:

 

1. Hotmail

O Hotmail foi um pioneiro no growth hacking. Introduzido em um momento em que o e-mail gratuito era praticamente inexistente, o Hotmail incluiu uma linha com hiperlink que diz “ps Obtenha seu e-mail grátis no Hotmail” no final de cada e-mail.

 

2. Facebook

Em vez de contratar dezenas de pessoas para traduzir todo o site, o Facebook criou o melhor mecanismo de tradução pelo método crowdsourced, que levou a inúmeros novos usuários que agora podiam acessar o site em seu idioma.

 

3. Airbnb

O Airbnb teve um início muito lento até que descobriu uma maneira de obter mais tráfego para suas listagens. Os funcionários do Airbnb projetaram as postagens de forma que as pesquisas por aluguéis fossem direcionadas ao site de reservas do Airbnb.

 

4. Adobe

A Adobe projetou missões semelhantes a jogos em vez de forçar os usuários a seguir tutoriais longos e desinteressantes. Isso levou a um aumento de 400% nos usuários que atualizaram para a versão paga.

 

5. Pinterest

Quando Pinterest percebeu que os usuários estavam armazenando enormes coleções de coisas que cobiçavam, em vez de fazer as compras, a empresa mudou o modelo de negócios para um de fácil navegação em vez de compras.

 

6. PayPal

Assim que o PayPal deixou de ser o modo de pagamento preferido dos vendedores do eBay, eles criaram o AutoLink, uma ferramenta que incorporaria automaticamente o logotipo do PayPal e o link de inscrição em todas as listas ativas de vendedores.

 

Para aprender na prática desenvolver estratégias de Growth Hacking para seu negócio, inscreva-se já e garanta sua vaga no curso de Growth Strategy, clicando aqui!

 

Sair da versão mobile