Gestão de Dados: como fazer de forma inteligente nos negócios?

Antes, a criação e o consumo da informação eram exclusivos a um grupo muito pequeno de pessoas. Aqui, o grande problema era o Acesso à informação. 

Em 1980, o já citado futurista Alvin Toffler, em seu livro The Third Wave, criou o termo “Prosumer”, a junção entre “producer” e “consumer”, ou seja, indivíduos que seriam ao mesmo tempo produtores e consumidores de produtos, conteúdos e informações. 

Esse conceito se encaixa perfeitamente em alguns dos negócios mais bem sucedidos da nossa Era, como Facebook, Instagram, Google, YouTube, Uber, Apple etc. Nesse tipo de negócio, todos nós podemos ser produtores e consumidores dos produtos, conteúdos e informações. 

 

Como lidar com os dados na sua empresa?

Essa democratização da criação e do consumo de informações fez com que o número de informações disponíveis aumentasse exponencialmente. Hoje, o problema não é mais o acesso restrito de um grupo pequeno de pessoas privilegiadas. O grande problema hoje é a Curadoria desse número quase infinito de informações. 

Para isso, é preciso saber utilizar os dados ao seu favor, saiba como usar a seguir:

Reprodução AAA Inovação

 

1/5  MOTIVO

Primeiramente, é preciso entender qual a razão e o tipo de dados que sua empresa realmente precisa para atingir as metas desejadas, quais fontes de dados devem ser explorados ou como gerar dados úteis para as ações futuras. Para isso, há uma série de perguntas a serem feitas para ter um entendimento mais claro sobre o uso dos dados.

 

2/5 COLETA

No AAA estamos sempre observando quais tipos de conteúdos mais geram engajamento dos nossos usuários e quais oportunidades escondidas podemos não estar enxergando. Em nossas redes sociais, utilizamos uma estratégia de postar um conteúdo e fazer uma legenda longa com uma chamada para ação no final da postagem.

 

3/5 ANÁLISE

Diante disso, tivemos uma forte pista de que muitos de nossos usuários são engajados o suficiente com os conteúdos gratuitos que postamos nas redes sociais.

 

4/5 INSIGHTS

A partir disso começamos a criar hipóteses. Seria possível diminuir o número de etapas até a conversão para um produto como a plataforma do AAA Inovação diretamente pelas redes sociais? 

O principal insight que tivemos foi: Muitos de nossos seguidores lêem, sim, os conteúdos até o final, ao contrário do que o senso comum diz, de que ninguém mais lê coisa alguma. Como poderíamos usar isso de forma ainda mais forte?

 

5/5 AÇÃO

Decidimos então tomar uma ação em relação a esse insight. Ao invés de simplesmente oferecer uma vaga gratuita no curso, decidimos testar um discurso de vendas, oferecendo um cupom por tempo limitado. Mais um vez, a legenda foi longa e o call-to-action estava no final da postagem.

 

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O que podemos aprender com isso?

apagafonova/iStock

Com essa ação simples, reduzimos o tempo de conversão desses usuários de 3 semanas para 1 dia e aumentamos a taxa de conversão da semana em 400%.  Perceba que, como somos uma empresa que produz bastante conteúdo, esse conteúdo já seria postado de qualquer forma. Tudo o que fizemos foi analisar o que os dados já nos mostravam e tomar uma decisão através deles, adicionando uma chamada ao fim da postagem. 

Os dados de postagens anteriores nos disseram que os usuários gostavam, consumiam e engajavam com conteúdos longos, mesmo em redes sociais. A partir disso criamos uma hipótese: De que alguns desses usuários poderiam estar prontos para a compra. Ou seja, poderíamos reduzir o tempo de conversão colocando um cupom no final da postagem. 

Note que tudo foi feito baseado na coleta de dados e em hipóteses criadas a partir desses dados. Mesmo tendo sido uma campanha bem-sucedida, é importante ressaltar que esse ciclo não possui um fim. Toda ação irá gerar novos dados coletados. Esses dados devem ser analisados. A partir dessas análises, insights irão acontecer e esses insights irão gerar novas ações.

 

Mas afinal, por onde devemos começar?

Diante de novos conceitos e uma cobrança ainda mais intensa do mercado de trabalho e de negócios, nos pegamos confusos com o ponto de partida para desenvolver nossas carreiras e empresas. Um grande risco é começar pelo lugar errado e levar ainda mais tempo para realmente atingir seus objetivos.

Contudo, hoje o AAA Inovação tem a resposta para esse ponto de partida. Convidamos grandes especialistas que realizam projetos na área de inteligência de dados irão se reunir em um evento ONLINE E GRATUITO para ajudar você na visualização geral sobre a área de Data Science.

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