Gestão da Inovação: como preparar uma empresa para o futuro?

Em parceria com a PALAS Inovação e Gestão, abordamos a recente padronização de processos inovadores através da norma ISO 56.002.

Com novos modelos de negócios e tecnologias exponenciais, fazer a gestão de empresas com foco no amanhã tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora. Velhos manuais já não servem para muitas coisas.

Nesse sentido, não nos resta outra alternativa a não ser buscar a inovação e novos horizontes de possibilidades. Descontruir antigos modelos mentais e partir em busca de novas oportunidades é uma tarefa cotidiana para todos os líderes e gestores. Para isso, é preciso saber gerir de forma inovadora para transformar ideias em resultados.

Saiba como aplicar isso na prática, lendo o artigo completo a seguir.

 

O que é uma Gestão da Inovação?

A gestão da inovação é uma forma de gestão que muitos líderes usam em suas organizações, que é baseada no progresso tecnológico, expanção da marca, incentivo de processos internos, mudança do clima organizacional e entre outros. Essa não é uma tarefa fácil, por isso algumas competências são necessárias, como por exemplo:

Reprodução da Inovação

 

Mindset Inovador: As 5 Características Essenciais da Inovação

 

Como uma Gestão de Inovadora padroniza processos?

Partindo do princípio que apenas ter um mindset inovador não é suficiente para gerar inovação, a ISO, que é uma organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, passou 11 anos estudando as melhores práticas em inovação nos 163 países membros.

Uma de suas últimas normas anunciadas é resultado dessa década de pesquisas focadas em entender quais seriam os processos que precisavam ser estruturados, para um futuro de inovação que segue por etapas corretas.

Imagem via Rubbh/GettyImages

A fim de acabar com essa sensação, foi publicada recentemente na Europa uma certificação ISO de inovação, a 56.002, com o objetivo de padronizar terminologias, ferramentas, processo, métricas, métodos e interações na implementação da inovação dentro das organizações.

Num primeiro momento, pode parecer contraproducente, mas o fato é que nada acontece dentro de uma empresa, independentemente de porte ou segmento, se não houver um processo.

Diferentemente de outras certificações ISO, que pregam requisitos, a 56.002 aponta diretrizes, sugerindo caminhos possíveis para cada empresa, de forma individualizada. Em inovação não há receita de bolo. O que serve para uma empresa, não necessariamente serve para outra. Há ainda a vantagem da integração com outras normais de classe mundial, como a ISO 9.001 e a ISO 14.001, o que garante melhores práticas com a gestão de qualidade e meio ambiente.

 

8 pilares da ISO 56.002

O Brasil foi um dos países que contribuiu e, tenho muito orgulho de ser um dos membros do comitê da ABNT-CEE130 que ajudou na formatação dessa norma. A ISO 56.002 está ancorada em oito pilares:

  1. Gestão de risco
  2. Geração de valor
  3. Direcionamento estratégico
  4. Liderança visionária
  5. Cultura adaptativa,
  6. Resiliência
  7. Gestão de Insights
  8. Gestão por processos

O maior desafio está em criar uma cultura de inovação, fazendo com que as inovações aconteçam de forma sistematizada, e não esporádica. Precisamos primeiro desenvolver o mindset da inovação para depois criar processos que garantam a sua eficácia.

 

Qual o objetivo da certificação?

O intuito da norma não é engessar o processo, mas sim definir diretrizes para inovar através de um sistema de gestão que abarque toda a infraestrutura de uma empresa e a possibilite retirar de seu ambiente interno e externo ideias inovadoras que impulsionem seu crescimento. As vantagens envolvidas são inúmeras, dado que as empresas demandam cada vez mais inovação, diante da alta competitividade e complexidade do mercado.

As empresas que implementam esse modelo de gestão, se tornam referência dentro de seu mercado por terem um sistema de gestão voltado à inovação. A norma ajuda a controlar os processos, extraindo o melhor de cada fase e ampliando o engajamento dos colaboradores, sem deixar passar oportunidades. O resultado é uma ampliação considerável do marketshare da empresa e o aumento do valor agregado de seus produtos.

A gestão da inovação é hoje, o que a qualidade foi há alguns anos. Vivemos em um mundo onde a incerteza é a única certeza, e lidar com isso demanda uma ferramenta poderosa de gestão. Sem isso, estamos fadados ao ostracismo. A maleabilidade ordenada da inovação é a chave de uma boa gestão, alinhada com o futuro.

Em um bate-papo exclusivo com o CEO do AAA Inovação, Lucas Lima, conversamos com o Diretor da PALAS (consultoria de Inovação e Gestão), Alexandre Pierro. Abordando os temas “ISO de Inovação, Gestão e Comunicação durante a Pandemia e Transformar Ideias em Resultados”, os profissionais trarão uma visão mais clara e sincera do que, de fato, é Inovação. Sem barulho, sem enfeites. Clique aqui para assinar a plataforma com mais de 500 aulas ágeis do AAA Inovação e assistir ao bate-papo.

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