Geração Y: por que é uma fonte de motivação e posicionamento no mundo dos negócios?

Impulsionados pelas suas próprias ambições, necessidades, sonhos e visões de como fazer a diferença, a Geração Y está moldando a forma como o mundo faz negócios. Também conhecida como millennials, já que são os mais jovens que passaram pela transição de um milênio para o outro, essa primeira geração a ser nativa digital incorpora uma mudança radical no comportamento do consumidor e na tomada de decisões. 

Trata-se dos nascidos aproximadamente entre os anos de 1980 e 2000, que hoje representam a geração mais populosa da história moderna e o setor de crescimento mais rápido com 40% da força de trabalho global e esse número tende a aumentar para 75% até 2025.

Exatamente por testemunhar a chegada do crescimento e desenvolvimento tecnológico, esta geração se identifica como sendo mais progressista, criativa e com visão de longo prazo do que as gerações anteriores. Muitos millennials também se reconhecem como sendo mais preocupados com valores intrínsecos e morais do que com ideologias extrínsecas e materiais.

E comprovar certas habilidades, comportamentos e pontos fortes que os tornam profissionais valiosos e experientes em tecnologia ajudará você a formar colaborações mais bem-sucedidas. Neste artigo, vamos explorar uma compreensão sobre as gerações e as principais características comuns da Geração Y no local de trabalho, para inspirar sua carreira.

 

Linha do tempo das gerações

Imagem via Elena Lukyanova/iStock

Por ser útil e esclarecedor saber onde termina uma geração e começa a seguinte e por algumas pessoas nascidas fora da faixa etária estipulada terem características da Geração Y, embora sejam tecnicamente da Geração X ou da Z, confira abaixo a análise da linha do tempo de cada geração.

 

Tradicionalistas

 

Baby Boomers

 

Geração X

 

Geração Y / Millennials

 

Geração Z

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são nativos digitais, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia. 

Eles criam a forma como trabalham, e posicionam seus objetivos e hábitos de consumo com um efeito indireto de influenciar as gerações mais velhas. Isso significa uma transformação na maneira como todos trabalham, ganham e gastam, forçando as empresas a mudarem fundamentalmente a forma como fazem negócios e não ficarem para trás.

 

Propriedades da Geração Y

Imagem via Elena Lukyanova/iStock

A Geração Y e sua percepção de mundo foram construídas pela rápida globalização, conectividade social e acesso instantâneo à informação. E mais: seu sentido de propósito entrega-se ao avanço e bem-estar da sociedade, além dos lucros. Assim, novos negócios estão sendo estruturados com consistência nessa missão: é raro ver uma empresa sem uma página explicando como estão melhorando o mundo.

Embora cada indivíduo tenha sua personalidade única, muitas pessoas da mesma geração compartilham características comuns. Aqui estão algumas das características que você pode esperar da Geração Y no ambiente corporativo:

 

1 – Fonte de motivação

A Geração Y valoriza muito uma motivação significativa: são motivados pelo trabalho criativo, compartilhando seus dons e causando impacto nas outras pessoas, em suas comunidades e problemas mundiais; Ou como muitas vezes sendo motivadores intrínsecos de carreiras, encontrados trabalhando para ajudar os outros, transmitindo inspiração e propósito.

Além disso, muitos millennials almejam objetivos que ofereçam maneiras de promover seu trabalho significativo, em vez de ganhos monetários. Embora o ímpeto profissional dessa Geração Y os ajude a progredir em suas carreiras, muitos parecem fazê-lo por outras razões além de aumento de salário ou bônus monetários.

 

2 – Trabalho em equipe

A Geração Y prefere trabalhar em equipe e socialmente, e também são capazes de realizar várias tarefas no trabalho e em casa, melhor do que ninguém. Colaboração em projetos, solução de problemas com diferentes pontos de vista, criação de abordagens eficientes e inovadoras, aplicar conhecimento de novos softwares para automatizar e melhorar processos, são algumas ações cooperativas.

Uma atmosfera social e saudável no local de trabalho, segundo a Geração Y, promove resultados assertivos, com todos trabalhando em prol de objetivos em comum.

 

3 – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A Geração Y geralmente busca posições em que sejam no mínimo parcialmente remotas e que possam ter um equilíbrio sólido entre vida pessoal e profissional. Essa geração dá importância à produção das tarefas e solução estratégica para um desafio que economiza tempo, dinheiro e esforço, em vez de se preocupar com quantas horas podem dedicar ao trabalho.

Por isso, são mais flexíveis com seus horários e preferem cargos que lhes permitam passar mais tempo com a família e desfrutar de grandes realizações.

 

4 – Aprendizados constantes

Não apenas a Geração Y está aberta e adaptável à mudança, mas também possui uma paixão extraordinária por aprender coisas novas. Os Millennials exibem uma profunda curiosidade pelo mundo e mostram o desejo de desenvolver ainda mais habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los em sua vida profissional.

Aliás, a Geração Y compreende o mérito de definir e alcançar metas, tanto para o crescimento pessoal quanto para suas carreiras.

 

5 – Bons relacionamentos

Cada vez mais, a Geração Y tem mostrado que, quando se trata de suas carreiras, eles escolhem um supervisor ou gerente a quem possam se conectar como mentores. Fazer questão de se sentir confortável ao trabalhar com superiores que eles respeitam e pedir conselhos sobre o desenvolvimento de suas carreiras é outro mecanismo pró ativo dessa geração.

E depois de receber conselhos, feedbacks e reconhecimentos, a Geração Y estima a construção de bons relacionamentos, bem como caminhos para uma comunicação frequente e transparente com seus líderes e parceiros.

 

6 – Poder da Mídia Social

Não se pode desconsiderar a importância das mídias sociais, principalmente no que diz respeito à Geração Y, uma vez que foram criados desde o nascimento com computadores em meio a uma revolução tecnológica em curso. A capacidade dos millenials de melhorar, liderar e influenciar suas sociedades de maneira muito diversa do que a TV e o rádio fizeram para as gerações anteriores, depende totalmente do uso eficaz de ferramentas de tecnologia.

À medida que o uso da Internet aumenta, mais empresas precisam renovar o desempenho em relação à credibilidade da marca e à penetração no mercado digital.

Por exemplo: o que antes impulsionava as vendas otimizando o posicionamento das prateleiras em espaços físicos de varejo ou comprando anúncios de TV, hoje uma simples pesquisa online permite que os consumidores conheçam os prós e os contras de produtos e serviços, ajudando-os nas decisões de compras.

Mais do que nunca, as pessoas ao redor do mundo estão exigindo novos tipos de treinamento para fazer a diferença. De hashtags a selfies e vídeos do Youtube e Podcasts, as culturas da mídia social e da Geração Y, introduziram um meio de disseminar ideias em uma escala sem precedentes, em questão de segundos.

Este fenômeno detém um poder imenso para fins de marketing, política e mudança social. Mas os desafios continuam em fornecer oportunidades tecnológicas para a Geração Y, no mundo em constante evolução e eles não podem ser ignorados!

 

Quais são os principais impactos da Pandemia em cada Geração?

O que as crises podem nos ensinar sobre a mudança de comportamentos? Como a pandemia influenciou gerações de formas diferentes? Em uma aula para o AAA Inovação, Dado Schneider compartilha sobre as mudanças de comportamento decorrentes da pandemia do COVID-19, descubra o que a sua geração deverá tirar de um dos anos mais imprevisíveis da história da humanidade.

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