Falência da Forever 21 foi causada pela evolução do varejo

Mesmo com vendas estimadas em quase US$5 bilhões por ano, a empresa de roupa varejistas Forever 21 entrou com um pedido de falência em setembro de 2019.

A Forever 21 foi fundada em 1984 e por décadas foi uma empresa bilionáriaEm 2015, apenas 4 anos atrás, seu faturamento era de US$4.4 bilhões. Em 2019, a empresa pediu recuperação judicial.

Especialistas da Bloomberg atribuem à expansão desenfreada e à falta de velocidade para responder ao avanço do varejo online como grandes razões pelas quais a empresa entrou em crise.

Vamos entender mais sobre a ascensão e queda da Forever 21 e como uma empresa deve se adaptar, de acordo com as tendências do mercado, sempre de olho no que pode ser feito quando o assunto é inovação.

Falta de adaptação causou a falência da Forever 21

A notícia se espalhou quando a Forever 21 pediu recuperação judicial nos EUA, em Setembro de 2019. A estimativa foi no encerramento de 350 lojas no mundo inteiro, 178 só nos EUA. Além disso, a empresa saiu totalmente da Europa e Ásia.

O avanço do e-commerce foi um dos grandes responsáveis pela perda de valor da empresa, mas o e-commerce não nasceu e se estabeleceu ontem. O futuro mandou seus sinais, porém a empresa não captou a mensagem.

Fonte: AAA Inovação e Forever 21

Os que são capazes de enxergá-los e tomar ações a partir disso vencerão no futuro. Quem não enxergar ou ficar parado, se juntará à Forever 21 e a várias outras empresas que não souberam inovar. A verdade é que o varejo online já está aí há pelo menos 15 anos. A Forever21 falhou em adaptar o seu modelo de negócios às novas demandas e aos novos tempos.

O futuro não simplesmente chega. Ele é criado. Todos os dias. A crise da Forever 21 não aconteceu do dia para a noite. Os sinais de mudança já estavam por aí há décadas. Quem observou e tomou ações, cresce sem parar. Quem não observou ou não tomou ações, está fora do jogo. De qual lado você quer estar?

 

Forever 21 Brasil: Lojas ainda serão mantidas na América Latina

Imagem: ÉPOCA Negócios sobre a primeira loja da Forever 21 no Brasil, aberta em 2014.

Com pouca história no Brasil, a especialista em roupas de varejo Forever 21 chegou ao Brasil em Março de 2014, no Shopping Morumbi, em São Paulo, fazendo com que vários fãs da marca lotassem os provadores da loja recém-inaugurada. Seu sucesso se manteve e em 2015, foi considerada o novo fenômeno do comércio pela Veja, possuindo 6 lojas que atraíam mais de 18 mil pessoas por dia e uma marca consolidada nos principais shoppings das capitais do Brasil.

Crescendo mundialmente, pouco antes de anunciar sua falência, a Forever 21 possuía mais de 800 lojas nos EUA, América Latina, Europe e Ásia, empregando mais de 30 mil colaboradores e garantindo um faturamento anual de mais de R$14 bilhões. Após fazer seu pedido de recuperação judicial, a empresa confirmou que iria manter suas lojas na América Latina, visto que ainda possuíam uma tração suficiente para justificar os custos, mesmo em tempos de crise.

Graças ao grande sucesso de marcas internacionais no Brasil, a Forever 21 pôde manter seu status no comércio latino-americano, mas não deverá relaxar referente às mudanças de comportamento de consumidores, avanço da tendência do consumo sustentável e do próprio crescimento do comércio de vendas online.

 

 

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