Com o lançamento do Facebook e Instagram Shops, foi oficialmente dado o próximo passo da empresa em direção ao mercado competitivo do marketplace e e-commerce.
Após anúncio feito por Mark Zuckerberg durante videoconferência, o recurso que oferece um novo canal de vendas para pequenos negócios se torna uma das possíveis inovações que será capaz de auxiliar norte-americanos durante a crise econômica dos EUA. Segundo o CEO: “Se você não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos on-line e enviá-los para as pessoas (…) Estamos vendo muitas pequenas empresas que nunca tiveram negócios online entrar online pela primeira vez”.
No perfil oficial da empresa no Twitter, foi disponibilizada uma página que orienta usuários, para que possam registrar suas empresas no recurso, disponível apenas para os EUA em versão beta (teste):
We hope these tools can relieve some of the pressure small businesses are facing right now and help businesses of all sizes prepare for the future. You can find more details here: https://t.co/xgtZT342c4
— Facebook (@Facebook) May 19, 2020
De acordo com o comunicado do Facebook, o novo recurso tem como objetivo “ajudar as pequenas empresas a adaptarem-se e a facilitar cada vez mais ao cliente o processo de escolha e compra de um produto”.
Com mais de 160 milhões de pequenos negócios do país utilizando o aplicativo, o lançamento deve trazer uma nova fonte de lucro para o Facebook, oferecendo opções de Ads (propagandas) para lojas cadastradas, além de possuir um sistema de pagamento direto do Facebook e Instagram Shops.
Facebook e Instagram Shops serão lançados em todo o mundo
Os Shops poderão ser encontrados nas páginas de empresas do Facebook e nos perfis do Instagram, além de aparecerem em Stories ou serem promovidos em anúncios. Todos os itens que empresas disponibilizarem para compra aparecerão na loja, podendo ser salvos ou até comprados por usuários.
Empresas poderão permitir que usuários façam compras diretamente no Facebook, ou se preferirem, poderão direcionar o comprador para o site da empresa, onde deverá concluir a transação.
Será possível também oferecer Suporte ao Cliente através do Messenger, Instagram e WhatsApp. Eventualmente, o Facebook e Instagram Shops deverão permitir compras diretamente na janela de bate-papo e compras através de transmissões ao vivo, permitindo que marcas e criadores etiquetem itens de seus catálogos do Facebook para que apareçam na parte inferior dos vídeos ao vivo.
Além disso, Mark Zuckerberg afirmou que os dados preenchidos pelo usuário poderão ser utilizados em outras compras em qualquer uma das redes associadas ao Facebook, oferecendo integração de informações e agilidade na transação. O CEO da empresa também disse que o recurso continuará sendo útil após a pandemia: “Acho que continuaremos vivendo mais de nossas vidas online e fazendo mais negócios online”.
O recurso para Facebook já está em funcionamento nos Estados Unidos da América, enquanto a versão para Instagram deverá ser lançada nos próximos meses, assim como disponibilizado em todo o mundo até o final de 2020.
Saiba mais sobre o Facebook Shops
Facebook também lançará checkout diretamente pelo Instagram
No mesmo dia onde foi anunciado o Facebook e Instagram Shops, a empresa lançou a página Introducing Checkout on Instagram, que explica como é simples finalizar uma compra através do novo recurso. Com poucos cliques, o usuário poderá selecionar produtos cadastrados por empresas, dentro de imagens de publicações, pegando um atalho para o produto e definindo método de pagamento e detalhes de envio.
De acordo com a página, o checkout no Instagram está na versão beta, fechado para empresas como Adidas, MAC Cosmetics, Dior, Zara, Prada e Nike, disponível somente para pessoas nos EUA. Várias outras marcas serão lançadas nas próximas semanas e deverá ser disponibilizado para pequenos negócios, principais afetados pela pandemia do COVID-19.
Assim como as disponibilidades do Facebook, será possível personalizar sua loja, adicionando identidade visual ao canal e separando produtos por Categorias. O recurso foi desenvolvido e possui apoio de parceiros como Shopify, Big Commerce, Woo, Channel Advisor, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics.
Com o objetivo de “dar aos pequenos negócios o apoio de que precisam” com “ferramentas preciosas para que os empresários comecem e desenvolvam o seu negócio e se movam para o mundo online“, o Facebook e Instagram Shops deverá aumentar ainda mais o alcance da empresa que já possui mais de
Saiba mais sobre o Facebook e Instagram Shops
O recurso do Facebook foi liberado em 19 de maio de 2020 como apoio para pequenos negócios, mas no futuro, deverá trazer grandes campanhas com grandes marcas.