ESG: qual sua urgência e conexão no mercado de negócios inovadores?

O ESG é uma sigla que vem do inglês – Environmental, Social and Governance, que significa as melhores práticas Ambientais, Sociais e Governança. Essa é uma forma das empresas se responsabilizarem e se comprometerem com os consumidores, fornecedores, colaboradores e também, guiar o mercado de investimentos.

Para você compreender mais a fundo sobre esse denso tema, a AAA Inovação realizou uma série de lives em seu canal do Youtube, convidando Erlana Castro – Especialista em abordagens criativas sobre ESG, Juan Pablo Boeira – PhD em gestão e cultura de inovação e CEO do AAA, Iara Gomes – Engenheira Ambiental e especialista em relacionamento B2B da AAA Inovação, Paulo Perrotti – Colunista da plataforma AAA e Especialista em soluções de ESG, Ricardo Lordes – CEO da Agência Pátria e Lucas Dieter – Chief Operations Officer da AAA Inovação.

Continue lendo a seguir e confira os principais insights gerados nesses encontros.

 

Em 2004 foi quando o termo ESG apareceu pela primeira vez em um relatório chamado “Who cares wins” – na tradução, ganha quem se importa, resultado de uma iniciativa da ONU com 20 instituições financeiras de 9 países.

O movimento ESG cresceu de uma iniciativa de responsabilidade social corporativa lançada pelas Nações Unidas para um fenômeno global que representa mais de US$ 30 trilhões em ativos sob gestão. Somente no ano de 2019, um capital total de US$ 17,67 bilhões fluiu para produtos vinculados a ESG, um aumento de quase 525% em relação a 2015, de acordo com a Morningstar.

Nesse ano podemos dizer que o ESG alcança a maioridade e está, cada vez mais, indo para a balada, frequentando todos os ambientes e se tornando uma força social. Mais do que assumir metas, é de extrema importância que as empresas mostrem “como chegar lá” e desenvolver um plano de ação mais realista.

 

O ESG traz uma realidade de transformações muito necessárias e a inovação é o processador de tudo isso. Porém, numa análise feita para avaliar o grau de maturidade de mais de 3000 empresas do Brasil, em que um range de avaliação de 1 – 10, a média em 12 requisitos não passa da nota 5, segundo Juan Pablo Boeira CEO da AAA Inovação. Hoje, podemos analisar que muitas pessoas e empresas ainda não sabem como praticar a inovação. É o contexto que manda, e ESG é o contexto principal para as empresas.

O ESG é uma agenda corporativa e um fator contextual por unir discussões de prioridades do capital e da sociedade. Isso é fundamental nos negócios para surgir soluções para melhorar a qualidade do trabalho, otimizar os processos e reduzir impactos negativos do meio ambiente e também resolver as dores da sociedade. Essas ações precisam impactar desde os estagiários até a alta liderança com iniciativas, que vão ampliar a diversidade, inclusão, resiliência, competitividade e performance financeira da empresa.

O ESG precisa estar na cultura organizacional da empresa. Para isso, é preciso compreender o impacto de temas ambientais, sociais e governança para gerar valor para seu negócio. As práticas de inovação corporativa acelera os indicadores de ESG com programas de intraempreendedorismo e de inovação aberta por exemplo. Com isso, é necessário que todos os profissionais tenham um olhar mais crítico para a agenda ESG, por meio da identificação da maturidade e dos temas que mais se aplicam seu negócio, e uma estruturação de um bom plano de ação.

 

Todas as empresas já tem alguma iniciativa de ESG que não é identificada. Para isso, é preciso reconhecer internamente os principais fatores ambientais, sociais e de governança, os quais são valores importantes para o ESG e a evolução da empresa ao todo. Ao abrir os olhos para cada uma dessas siglas do ESG por parte das empresas, é possível refletir fortemente na maneira como são vistas pelos investidores.  Estes que estão cada vez mais atentos à ideia de desenvolvimento sustentável. O resultado dessa fusão não poderia ser outro: retorno financeiro, desta vez focado na injeção de capital em investimentos de impacto positivo.

 

Empresas mais Inovadoras de Clima e Sustentabilidade

A maioria das empresas consideradas mais inovadoras, também estavam entre as primeiras a adotar os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG).

As empresas estudadas no report do BCG destaca o clima e a sustentabilidade (C&S) como uma das principais prioridades corporativas.

 

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