Afetadas diretamente pelo avanço tecnológico e a aceleração da mudança, as empresas tradicionais, que sempre souberam muito mais sobre seus segmentos do que novos competidores, tiveram que adaptar seu modelo de negócio e aprimorar suas entregas, através da constante busca pela tão mencionada inovação.
Mais importante que inovar, é fazer com que seus colaboradores realmente entendam o valor por trás da agilidade e praticidade de novos processos, sendo esse um dos principais desafios de presidentes, diretores e gestores de todo o Brasil.
Selecionamos 5 empresas que foram capazes de inspirar milhares de funcionários e revolucionar seus segmentos, através de alterações que levaram tempo, mas que trouxeram resultados surpreendentes. Conheça cada um desses grandes exemplos, abaixo:
1/5 – Rumo
? Ano de fundação: 2008 (pertence ao grupo Cosan, fundado em 1936)
? Segmento: Logística
Como uma empresa de serviços logísticos que possui mais de 1.000 locomotivas e 28 mil vagões insere inovação como parte de seus processos?
Em 2018, a Rumo criou o programa INOVA, buscando encontrar novas soluções para ferrovias, através de parcerias com startups ou outras empresas de tecnologia e logística. Além de ter passado por um processo de unificação com a gigante de serviços logísticos ALL, em 2015, a negócio focado em transporte ferroviário tem buscado inovar quebrando as barreiras do mercado e mostrando que até empresas tradicionais devem se reinventar.
Principal lição: É muito tentador ficar dentro do “aquário”, ter uma área cheia de post-it, um lugar lindo e maravilhoso. (…) Mas o que a gente mais fala para as pessoas é: “Levanta e fala com a pessoa. Vai entender o problema das pessoas. Vai conversar com alguém no cafezinho.” Você tem que entender o contexto da sua empresa. (Bruno Torres, Gestão de Mudanças de Inovação na Rumo)
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Entrevista com Bruno Torres | Gestão de Mudanças de Inovação [Rumo]
? Aula: 308
? Mentor: Allan Costa
? Trilha: Inovando na prática
? Duração: 15m59s
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2/5 – Pormade
? Ano de fundação: 1939
? Segmento: Industrial
Quão desafiador seria transformar inovação em um processo, dentro de uma empresa com modelo de operação tradicional?
Acreditando que aprender com nossos erros é ser inteligente, mas aprender com o erro dos outros é ser sábio, o presidente da Pormade iniciou uma mudança de cima para baixo em sua empresa. As mudanças garantiram um certificado ISO 9001:2015 de gestão de qualidade e resultaram em uma cultura de inovação na empresa que produz portas prontas, batentes e rodapés desde 1939. Além disso, a empresa adaptou seu modelo de negócios comum em empresas tradicionais, inaugurando loja própria em 2016 e e-commerce para a venda de portas personalizadas.
Principal lição: Contratei um consultor na área de RH e ele falou assim para mim “Claudio, coloca no papel os valores da empresa”. O terceiro foi o mais forte: “Desobedecer para Fazer o Melhor”. Não é para o colaborador fazer o que foi pedido para ele fazer, mandar nem se manda mais. Hoje, uma empresa de sucesso é como um organismo vivo, descentralizada. (…) Envolver os funcionários na tomada de decisões, gera um clima rico de energia e entusiasmo. E ainda inspira a criatividade na busca por soluções. (Cláudio Zini, Presidente da Pormade)
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Entrevista com Cláudio Zini | Presidente [Pormade]
? Aula: 304
? Mentor: Arthur Igreja
? Trilha: Inovando na prática
? Duração: 15m01s
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3/5 – SulAmérica
? Ano de fundação: 1895
? Segmento: Seguro de Vida
Empresas tradicionais divididas em vários espaços e cidades devem crescer juntas, através de constante adaptação.
Projetos como o Reembolso Digital, um aplicativo que possibilita um reembolso para os clientes de maneira muito mais rápida; o Médico em Casa, que permite contatar um profissional de saúde e em até 35 minutos ele chega na casa do cliente; e o Sério que É um Robô?, que utiliza inteligência artificial para atender clientes e corretores em uma velocidade muito rápida. A SulAmérica se tornou o maior grupo segurador independente do Brasil, evoluindo com o mundo e sempre valorizando o corretor, seu principal canal de distribuição e impacto.
Principal lição: A SulAmérica é uma empresa divida em dois grandes prédios, um no RJ e outro em SP e mais 95 outras localidades, com filiais e centros automotivos. A transformação tem que ser para todo mundo. (…) Isso tem que ser uma ação dos 5.200 funcionários, por isso que minha área foi criada. Não se faz inovação em castelo, não se faz transformaçãoo cultural em castelo, isso tem que ser algo que abrace a companhia como um todo. (Cristiano Barbieri, Head de Estratégia Digital, Inovação e Tecnologia na SulAmérica)
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Entrevista com Cristiano Barbieri | Head de Estratégia Digital, Inovação e Tecnologia [SulAmérica]
? Aula: 220
? Mentor: Arthur Igreja
? Trilha: Inovando na prática
? Duração: 13m42s
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4/5 – Renault
? Ano de fundação: 1899
? Segmento: Automobilístico
Quais os desafios enfrentados por uma montadora tida como “tradicional”, no processo de adoção de práticas de inovação aberta?
Unindo forças com institutos de ensino, pesquisa e inovação, além de mergulhar no ambiente de startups, a Renault Brasil buscou firmar parcerias com empresas e empreendedores que poderiam revolucionar o modelo utilizado por empresas tradicionais do setor de automóveis. Em 2017, a Inovação Aberta era um processo completamente novo para a empresa, mas se tornou parte de sua estrutura rapidamente, à partir da colaboração com pequenos, médios e grandes parceiros.
Principal lição: Ninguém sai ileso de um relacionamento desse. A startup ganha muito se relacionando com uma grande empresa e vice-versa. Sim, a tecnologia por si só já é um grande aporte(…) Contudo, a forma como a gente decide e constrói essas soluções é o melhor ganho desse relacionamento. (Alexandre Grenteski, Open Innovation Lead LATAM na Renault Brasil)
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Entrevista com Alexandre Grenteski | Open Innovation [Renault]
? Aula: 33
? Mentor: Allan Costa
? Trilha: Inovando na prática
? Duração: 18m
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5/5 – Gazeta do Povo
? Ano de fundação: 1919
? Segmento: Jornalismo
Esperar a mudança ou ser a mudança? O primeiro jornal que optou por migrar seu conteúdo para a plataforma digital é hoje, um dos maiores do Paraná e do Brasil.
Há 20 anos a indústria digital vem demandando cada vez mais dos canais tradicionais de comunicação. A Gazeta do Povo, jornal mais tradicional do estado do Paraná é responsável pelo principal caso de transformação revolucionária de um canal de comunicação centenário e tradicional em uma plataforma de conteúdo digital.
Principal lição: É preciso tirar proveito das alternativas extraordinárias que a realidade digital apresenta. (…) Pela questão da tecnologia, a percepção clara foi de que o modelo de negócio anterior não funcionava mais. Era fortemente focado, com pilar principal 70% na publicidade e 30% na assinatura, sendo a tendência completamente oposta ao modelo. (Ana Filizola, Sócia Proprietária e Guilherme Pereira Presidente da Gazeta do Povo)
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Entrevista com Ana Filizola e Guilherme Pereira [Gazeta do Povo]
? Aula: 43
? Mentor: Allan Costa
? Trilha: Inovando na prática
? Duração: 25m07s
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