Como as grandes empresas planejam voltar para o escritório em 2021?

young handsome man freelancer working at home on a computer

Muitas das maiores empresas dos EUA e do Brasil, disseram a seus funcionários para continuarem trabalhando em casa pelo menos até o final do ano de 2021, e algumas estão começando a estender suas políticas de trabalho até o próximo verão em 2022. Além disso, devido a pandemia, algumas empresas já estão permitindo o trabalho remoto de forma permanente.

Como poucas empresas de tecnologia estão prevendo uma retomada completa de suas antigas rotinas de trabalho. Selecionamos uma lista das grandes empresas, as quais anunciaram suas políticas de trabalho pós-pandemia, bem como aquelas que fizeram algumas declarações, mas não divulgaram planos concretos ainda. 

 

Quais empresas pretendem retomar o trabalho presencial em 2021?

De acordo com pesquisa realizada pela Spring Professional, a grande maioria das empresas conseguiu se adaptar à realidade do trabalho remoto ao longo dos últimos meses, mesmo que tenha sofrido algum tipo de dificuldade no início.

Desta forma, o retorno não está sendo acelerado ou antecipado, mesmo com a liberação da ida aos escritórios (ainda que limitada em termos de horário e capacidade de pessoas). Confira a seguir como as empresas se planejam para retomada do trabalho de forma presencial, remota ou híbrida em 2021:

 

Trabalho Presencial

Com o início da vacinação, muitas empresas consideram importante ter um plano para a volta presencial dos funcionários. Dentre essas empresas estão Netflix, Google e Apple. Confira a seguir o plano de retomada dessas empresas no pós-pandemia:

.

Netflix

Em 2020, Reed Hastings, CEO e fundador da Netflix, disse que trabalhar em casa não era a mesma coisa que presencialmente. Mesmo assim, a Netflix começou a anunciar vagas de emprego com a possibilidade de optar por continuar trabalhando remotamente depois que fosse seguro retornar aos escritórios. Essa flexibilidade mostra o quanto as empresas tiveram que mudar suas normas durante a crise do coronavírus.

 

Google

O Google permitirá que os funcionários trabalhem de casa até pelo menos julho de 2021, estendendo seu trabalho anterior da política, que permitia os funcionários trabalharem até o final do ano. As listas de empregos nas três empresas estavam diminuindo durante a primavera, com o início da pandemia. Mas nos últimos seis meses, eles se recuperaram.

 

Apple

A Apple, que conta com 147.000 funcionários, está incentivando um retorno ao escritório este ano. O CEO Tim Cook relatou que ficou surpreso com a eficácia do trabalho remoto, mas descobriu que as interações virtuais não são tão favoráveis à criatividade. Com isso, as vagas do Google aumentaram 28%, enquanto as listagens da Netflix aumentaram 24%. As posições em aberto da Apple aumentaram 15% desde outubro.

 

Totalmente Trabalho Remoto

Após a pandemia, algumas empresas já se posicionaram sobre suas novas políticas de trabalho e muitas delas defendem continuar com o trabalho remoto. Confira seguir quais são essas empresas:

.

Slack

Em junho, Slack, com sede em San Francisco, disse que a maioria dos funcionários terá a opção de trabalhar em casa permanentemente. A empresa também disse que estenderá sua política de trabalho remoto anterior até setembro de 2020 e manterá os escritórios fechados até junho de 2021.
.

Heineken

O Grupo Heineken decidiu adotar regime de teletrabalho definitivo a 1,3 mil colaboradores de áreas corporativas da empresa no Brasil em 2021. A mudança, que passou a valer na prática nesta semana, está conectada a outras decisões de transformação da cervejaria, que percebe na mudança uma forma de acelerar a internalização da cultura digital.

 

Microsoft

De acordo com um memorando obtido pela Verge, Microsoft permitirá que os funcionários trabalhem em casa gratuitamente por menos de 50% da semana de trabalho quando os escritórios forem reabertos. A empresa também permitirá que os gerentes aprovem o trabalho remoto permanente para os trabalhadores que o desejarem.
.

Twitter

O Twitter permitirá que todos os funcionários escolham se desejam continuar trabalhando em casa para sempre após a pandemia. A força de trabalho internacional do Twitter, de 5.400 funcionários, pode trabalhar remotamente de forma permanente. A outra empresa do CEO Jack Dorsey, a Square, também oferecerá a mesma escolha para seus 3.835 funcionários. 
.

Shopify

O CEO da Shopify, Tobi Lütke, anunciou que será “digital por padrão“. A empresa lançou uma loja online onde seus 5.000 funcionários podem gastar uma mesada em equipamentos de escritório. No futuro, o Shopify abrirá hubs remotos nas principais cidades para a colaboração dos funcionários.
.

Priorização do Trabalho Remoto

Confira as empresas que priorizam continuar com o trabalho remoto após a pandemia para assegurar a saúde de todos seus colaboradores devido a pandemia da COVID-19.

.

Dropbox

O Dropbox se tornará uma empresa remota, o que significa que o padrão para os funcionários trabalharão em casa. O Dropbox diz que os funcionários poderão usar o “Dropbox Studios”, que permite que os funcionários se encontrem pessoalmente usando o espaço do escritório que o Dropbox já aluga ou imóveis flexíveis.
.

IBM

A IBM suspendeu suas viagens domésticas e reduziu drasticamente as internacionais. Muitos funcionários em áreas de alto impacto estão trabalhando remotamente. Além disso, a empresa continua a usar a tecnologia para participação virtual em reuniões internas. Também transformou seus eventos internacionais e nacionais para o remoto.

 

Adobe

Em reuniões, a liderança compartilha novas políticas para proteger colaboradores e apoiar clientes. Todos os funcionários foram encorajados a trabalhar de casa em escritórios do mundo. Já as viagens foram suspensas e eventos devem ser realizados virtualmente, além disso estão realizando campanhas de vacinação contra a gripe.

 

Cielo

Instituiu o home office, incluindo terceirizados da matriz e filiais. A exceção é para o colaborador cuja presença física seja indispensável para as operações. A principal ferramenta de comunicação é o Office 365. Várias reuniões com presença física foram substituídas por áudio ou videoconferência nos últimos dias.

 

Cisco

Segundo comunicado do CEO, a empresa Cisco implementou políticas de home office para limitar a exposição dos funcionários. Além disso, ofereceu para seus colaboradores também plataformas online de trabalho como a Webex e de segurança gratuitas para as demais empresas parceiras.

.

Trabalho Híbrido

Essas são empresas que permitem seus colaboradores optarem em trabalhar de forma remota ou presencial nos seus escritórios. Confira a seguir quais são as empresas que adotam este tipo de trabalho híbrido:

.

Uber

O Uber permitirá que os funcionários corporativos trabalhem em casa até junho de 2021, mas os funcionários têm a opção de ir para o escritório quando reabrirem se se sentirem confortáveis.

 

Facebook

O Facebook permitirá que os funcionários trabalhem em casa até julho de 2021 e, então, lentamente, permitirá que os funcionários se inscrevam para trabalho remoto permanente. O CEO Mark Zuckerberg prevê que metade da força de trabalho de 48.000 pessoas do Facebook estará remota em 2030.

 

Amazon

A Amazon, sediada em Seattle, é uma das empresas mais defende ao trabalho remoto. De acordo com a revista Forbes, a companhia emprega mais de 90 mil funcionários ao redor do mundo para trabalhar tanto de forma virtual ou presencial em seus escritórios.

 

Pinterest

Os 2.400 funcionários do Pinterest reabrirão seus escritórios em etapas. Algumas pessoas não serão obrigadas a retornar, dependendo do cargo. Em agosto passado, como a empresa previa uma mudança de longo prazo para o trabalho remoto, o Pinterest cancelou um contrato de aluguel de um novo espaço de escritório em San Francisco.

 

Snapchat

O CEO da Snap, Evan Spiegel, pediu a todos os funcionários que trabalhassem em casa e adiou a reunião de parceria planejada da empresa, de acordo com o site The Verge. Além disso, o seu grande evento anual para desenvolvedores, anunciantes e criadores do Snapchat foi movido para o formato online. 

 

Veja aula exclusiva com  Dado Schneider sobre como lidar com o trabalho durante e pós-pandemia, clicando aqui!

Sair da versão mobile