Quais são as empresas que mais investem em Inovação Aberta no Brasil?

Inovação é questão de sobrevivência e demanda no mercado. Isso faz com que empresas cada vez mais buscassem centros de inovação e apostassem em modelos de Inovação Aberta. Esse processo é representado pelo desenvolvimento de soluções, que não está concentrado na empresa, mas com diferentes ambientes de inovação e parceiros que buscam melhores resultados.

Entenda a seguir mais como empresas tem inovado com Centros de Inovação e quais são as principais empresas que investem em Inovação Aberta no Brasil.

 

O que são Centros de Inovação?

O centro de inovação é um ambiente que reúne condições ideais para inspirar, informar e orientar os membros a compartilhar, liderar e criar juntos. Nesse ambiente, empresas e startups colaboram e criam soluções inovadoras, por meio de uma base de cultura de inovação.

Quando começamos a pensar sobre como os ecossistemas de inovação crescem, comparamos isso a uma maturidade de inovação corporativa, que é muito semelhante. O desenvolvimento desse ecossistema em divido em:

Nível 1: Organizações desempenham um papel ativo neste ecossistema se esforçam para ter negócios inovadores.

Nível 2: Diferentes organizações no espaço de inovação colaboram juntas para apoiar o crescimento mútuo

Nível 3: As comunidades são formadas para alcançar uma alta capacidade inovadora de compartilhamento, conhecimento e desenvolvimento do ecossistema.

Centros de inovação das principais empresas do mundo

 

Top 10 empresas que mais investem em Inovação Aberta

Hoje cada vez mais empresas estão procurando Centros de Inovação para fornecer novas ideias, parcerias e colaborações para resolver os desafios mais urgentes do setor. Entre as principais que investem em Inovação Aberta no Brasil estão:

Para definir os melhores centros do Brasil em 2021, o 100 Open Startup considerou empresas com faturamento superior a R$ 100 milhões ou mais de 100 funcionários. Para compor a pontuação foram avaliados os seguintes fatores:

 

1. Posicionamento

O posicionamento de uma marca faz toda a diferença nos resultados obtidos por uma empresa. Os Centros de Inovação que tem um bom posicionamento tem a característica de oferecer capacitação e mentoria para sua comunidade, ter um ótimo relacionamento e conexão com parceiros e ter espaços de coworking e hubs de inovação.

 

2. Plataforma e Parcerias

Uma plataforma permite que empresas coloquem seus produtos e serviços a disposição em contato direto com seus clientes e vendedores, além de uma comunicação automatizada para lembra-los de usar a plataforma. Para isso, centros de inovação precisam ter uma forte base de colaboradores, clientes, parceiros e canais de vendas.

 

3. Desenvolvimento de fornecedores

O fornecedor é fundamental para alcançar bons resultados na produção e para a melhoria da satisfação dos clientes. O desenvolvimento de fornecedores auxilia na no grau de inovação de um produto ou serviço, assim como recursos ara P&D e prototipagem.

 

4. Investimento

As empresas que investem em Centros de Inovação tem a característica de investir em programas de aceleração para o desenvolvimento de startups focado em temas e tecnologias compatíveis com sua atuação da empresa. Assim como a aquisição e incorporação de empresas. 

Inovação Aberta e Fechada: o que é e quais são suas principais diferenças?

 

 

Cenário do aporte de startups em 2022

Seguindo a tendência apresentada no 1º semestre, os investimentos em startups registrou mais um degrau para baixo no 3º trimestre, segundo análise do veículo Startups.  No Brasil, foram US$ 517 milhões em 69 transações, um recuo de 72% em termos de valores, na comparação com o mesmo período do ano passado, e de 48% em relação ao 2º trimestre de 2022. Globalmente, foram US$ 87 bilhões em 7.817 operações, menos da metade dos US$ 190,1 bilhões do ano passado, pouco mais de um terço a menos que os US$ 136 bilhões do 2º trimestre.

“No 3º trimestre, o investimento em venture capital caiu para a uma mínima não vista desde o 2º trimestre de 2020 apesar de todas as regiões terem registrado pelo menos um mega aporte superior a US$ 1 bilhão. As empresas com altos valuations terão que se esforçar para mantê-los. Pelo lado positivo, ainda tem muito dry powder no mercado. As companhias fortes e resilientes continuarão a atrair recursos e vão prosperar”, disse Jonathan Lavender, head global da KPMG Private Enterprise.

Investimento em Startups Brasileiras cresceu mais de 180% em 2021

 

 

Quer o AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile