Como Natura, Ambev e Magalu se tornaram as empresas mais admiradas pelos consumidores?

As empresas que conquistam o lugar de mais admiradas no Brasil e no mundo, tiveram que investir em sua reputação corporativa para oferecer produtos e serviços de qualidade e de impacto positivo na sociedade.

Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, leia o artigo a seguir e confira quais são essas empresas e como elas conseguiram chegar lá.

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Quais são as empresas e os líderes com melhor reputação no Brasil?

A empresa com melhor reputação no Brasil é a Natura, desde quando a pesquisa da Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) começou em 2013. O crescimento da operação da Natura como ecossistema digital de compras e a pandemia ajudaram a alavancar o lado do e-commerce fazendo a reputação da marca crescer ainda mais.

Depois de Natura, Ambev e Magazine Luiza, os quarto e quinto lugares são ocupados pelo Grupo Boticário e pelo Google Brasil. Além disso, outro movimento de destaque foi a entrada de empresas digitais como Mercado Livre e Netflix completando o ranking.

Entre os líderes que são destaque na análise de reputação da Merco está em primeiro lugar: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

No Top 100 de líderes, um movimento presente é o das posições de mulheres. Todas as mulheres cresceram em sua posição. Os três maiores crescimentos também foram de mulheres: Ana Paula Assis (24º), Paula Paschoal (28º) e Cristina Junqueira (10º).

 

Sobre a metodologia:

O ranking da Merco seleciona empresas a partir de entrevistas com diretores de grandes empresas e avaliações de diversos públicos, como jornalistas, consumidores, pesquisadores universitários.

Nesta pesquisa de 2021, foram 374 diretores de empresas na primeira etapa da pesquisa, indicando as empresas. Eles também dão notas a partir dos seguintes atributos:

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Quais são as 10 empresas mais admiradas do mundo?

Essas empresas listadas acima se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia, segundo o ranking da Fortune. A Apple, o principal fornecedor de produtos eletrônicos, é o líder da lista pelo 14º ano consecutivo das empresas mais admiradas do mundo, com cerca de 3.800 executivos, diretores e analistas corporativos. Desde 2008, a primeira posição é cativa, reflexo do lançamento do iPhone, em 2007. Já o gigante do streaming, Netflix voltou ao top 10 em 2021.

 

Sobre a metodologia:

Para chegar ao resultado final, analistas e executivos avaliam as empresas sob nove quesitos que vão desde o valor de mercado até a qualidade dos produtos e a responsabilidade social. O recorte inicial é feito a partir dos índices das 500 maiores do mundo e 1.000 maiores dos Estados Unidos em receita, também organizados pela Fortune.

 

O que as empresas mais admiradas do mundo tem em comum?

Desde 1980, a Fortune realiza essa pesquisa com os principais executivos e diretores de grandes empresas, juntamente com analistas financeiros, para identificar as empresas que tem a reputação forte em seus setores. As empresas selecionadas devem ter aproximadamente US$ 10 bilhões em receita e estar entre as maiores por receita em sua indústria.

Além disso, os avaliadores são solicitados a avaliar cada empresa elegível em cada atributo atribuindo uma pontuação de 0 a 10. As empresas tiverem a melhor classificação são definidas como as mais admiradas em seu setor. Dentre os 10 principais atributos da reputação corporativa avaliados foram:

 

Como ter uma Reputação empresarial?

O público tende a apoiar empresas com bom desempenho, quando são gerenciadas de maneira adequada. A reputação corporativa representa um coletivo dos comportamentos e resultados da organização, que são demonstrados pela sua capacidade de criar valor com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e outros públicos importantes. Mas como construir e gerencial estrategicamente a reputação corporativa?

 

1. Inovação contínua

A chave para construir e melhorar uma reputação corporativa forte é se antecipar e se adaptar às mudanças na indústria. Inovação, liderança e integridade nos negócios são os principais pilares para ter um gerenciamento da reputação corporativa.

 

2. Criar uma comunidade

Uma comunidade da marca é um grupo de pessoas que tem os mesmos interesses e desejam defender a marca nas mais diversas situações. Essas pessoas são importantes porque são fãs da marca e se colocam a disposição da marca, por concordar com a postura geral da marca.

 

3. Incentivar a transparência

A transparência é um fator chave que influencia a forma como a empresa é percebida por seus clientes, colaboradores, parceiros comerciais e investidores. Isso afeta a reputação do negócio, e a maneira que os stakeholders ficam mais dispostos e confiantes para interagir com empresas que agem de forma honesta.

 

A Educação Corporativa é o futuro!

Na mesma medida que a educação evolui, através de novas tecnologias e personalização de atendimento, também evoluem os futuros profissionais presentes no mercado de trabalho. Será que a sua empresa está preparada para recebê-los? Ou será que os seus colaboradores ou até mesmo a sua diretoria fará parte dessa nova era, ou ficará para trás?

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