Economia da Atenção: uma das moedas mais poderosas do mercado

Hoje está cada vez mais fácil monetizar nosso tempo em serviços específicos e restritos, como entrega de comida, estacionamento ou transporte, por exemplo. Isso nos dá a oportunidade de abrir novos mercados, por meio da atenção, que é uma moeda poderosíssima que sustenta a economia.

Essa capacidade de atrair consumidores é um grande talento. Para entender mais sobre o funcionamento dessa Economia da Atenção e como empresas cresceram com isso, continue lendo o artigo completo a seguir.

 

O que é a Economia da Atenção?

Imagem via Sculptor/iStock

A Economia da Atenção é uma abordagem para o gerenciamento de informações, que trata a atenção humana como uma mercadoria escassa, que representa tudo o que a informação consome por meio da atenção de seus destinatários. Essa mudança já é evidente nos mercados de produtos físicos, que agora está se estendendo para serviços para serviços.

Para entender mais sobre esse modelo, veja empresas como por exemplo Netflix, Amazon, Google e Twitter, que estabelecem um processo de relacionamentos diretos com os clientes por meio de recomendações, compras, alertas e pesquisas.

Com as novas plataformas digitais é possível que as pessoas ganhem a vida de uma forma que destaca sua individualidade. Elas oferecem aos provedores maior capacidade de construir relacionamentos com os clientes, maior suporte no crescimento de seus negócios e melhores ferramentas para se diferenciar da concorrência.

 

A Evolução dos Mercados de Mídia

Os mercados de mídia são empresas que monetizam a atenção. Nos últimos anos, eles se tornaram alguns dos nomes mais icônicos da tecnologia de consumo. Quando se trata atrair os consumidores com o que eles desejam, há três importantes estados, que podemos destacar:

 

Reprodução AAA Inovação

Com a COVID-19, houve uma grande influência nas marcas com as quais os consumidores mais se conectam. Com suas preferências agora inclinando-se para mais marcas no ecossistema de smartphones. Por isso, é preciso perguntar: como os profissionais do futuro irão conquistar a atenção dos consumidores?

 

4 pilares da Economia da Atenção

Nos próximos anos, especialistas apontam que a Economia da Atenção continuará crescendo, assim como o valor de habilidades e conhecimentos únicos que podem ser desbloqueados, aumentados e apresentados aos consumidores. Dentre os quatro pilares dessa Economia estão:

 

1. Acesso ilimitado

Novos produtos de consumo estão tornando mais fácil para pessoas se tornarem um empresário. Em meados da década de 2010, a ascensão da indústria de influenciadores permitiu aos criadores de alto nível monetizarem por meio da publicidade.

Essas plataformas se expandiram para oferecer suporte a uma gama mais ampla de atividades lucrativas, desde a fabricação de produtos físicos à criação de vídeos personalizados. Agora, a capacidade de ganhar a vida com habilidades criativas atingiu os indivíduos em grande escala, ajudando as pessoas comuns a lançar e desenvolver negócios.

 

2. Individualidade

Enquanto os mercados de serviços anteriores eram rigidamente construídos para empregos padronizados, as novas plataformas destacam a variação entre os trabalhadores em categorias que podem se beneficiar de uma maior diversidade na escolha do usuário.

Os mercados que cultivam essas relações diretas também podem ter sucesso concentrando-se em áreas como educação e tutoria, nas quais os consumidores podem ter necessidades repetidas de correspondência com uma variedade de fornecedores diferentes ao longo do tempo.

 

3. Foco no digital

Considerando que as gerações anteriores de plataformas permitem o empreendedorismo se concentre na venda de produtos físicos ou serviços presenciais, as novas plataformas de criadores estão focadas em produtos digitais. Uma plataforma construída especificamente em vender produtos digitais parece diferente de uma plataforma construída para bens tangíveis.

 

4. Uso de ferramentas

Ao contrário dos mercados focados na descoberta, que monetizam por meio de publicidade, taxas de associação ou custo por lead, as novas plataformas costumam ser monetizadas por meio de taxas de SaaS, que aumentam conforme os clientes crescem.

Isso significa que as plataformas digitais são incentivadas a ajudar os criadores a ter sucesso e crescer, em vez de impulsionar transações únicas e discretas. Algumas plataformas oferecem ferramentas de marketing como páginas de destino personalizadas, cupons e programas de afiliados.

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