Embora alguns CEOs possam reconhecer que empresas como Uber ou Airbnb estão perturbando o mundo dos negócios, muitos ainda têm uma postura mais rígida até reagir. Isso significa responder uma verdadeira ameaça ao seu próprio negócio. No entanto, até que a ameaça esteja clara, geralmente é tarde demais.
De acordo com report da Gartner, Leading through digital disruption, não haverá tempo suficiente para responder de uma forma que minimize os impactos para o seu negócio. Por isso, é preciso que cada vez mais líderes envolvidos na construção ou expansão de um negócio digital saiba que inovação é a capacidade de escalar ou crescer.
Continue lendo a seguir e entenda mais afundo sobre o tema de disrupção e saiba como fazer na prática.
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O que é uma Disrupção Digital?
Os verdadeiros inovadores que afetam a mudança não apenas inovam. Eles perturbam. Eles mudam fundamentalmente a dinâmica das situações em que se encontram, por meio de um planejamento estratégico, investimento de prioridades e de tecnologias usadas para impulsionar o futuro dos negócios.
Os disruptores digitais são organizações que usam tecnologias para conduzir mudanças em seu mercado. As empresas tradicionais costumam ver disruptores digitais, como o Facebook, Alphabet, Netflix e Amazon, mas como podem aplicar ser como eles em seus respectivos mercados?
Detectando Disrupção Digital
Hoje com a quantidade de plataformas digitais e serviços via nuvem, explorar novos tecnologias pelo seu potencial disruptivo é bastante baixo.
Isso significa que é possível achar possíveis respostas para interromper ou iniciar uma inovação disruptiva, que representada por trazer uma alternativa de baixo custo por meio de novas tecnologias.
Para isso, existem quatro elementos que definem as interrupções digitais: negócios, tecnologia, indústria e sociedade.
O Facebook, por exemplo, não foi a primeira plataforma social difundida, visto que o MySpace tinha uma abordagem semelhante. No entanto, o Facebook usou seu própria plataforma estabelecida para permitir curtidas e seguir pessoas sem taxa de uso.
Além disso, forneceu o direito equilíbrio entre privacidade e acesso, e isso teve enormes implicações sobre mídia social e sociedade. A empresa usou aquisições e mais inovações para continuar a perturbar além da sociedade, agora impactando o indústria de mídia.
Amazon
A Amazon interrompeu a indústria de servidores no local por meio de sua plataforma de nuvem A empresa investiu pesado em infraestrutura como um modelo de negócios e com foco na inovação. Eles estabeleceu filosofias internas sobre inovação e ruptura e criou uma comunidade de impacto.
Netflix
A Netflix, que possibilitou que pessoas assistam milhares de filmes e séries sem que dependam do aluguel dos títulos. Isso só foi possível pela evolução tecnológica, o que deu à Netflix a possibilidade de oferecer milhares de filmes e séries on-demand, acessível pelos clientes a qualquer hora.
É difícil medir o impacto do Google na forma como processamos as informações. Em qualquer caso, como a Xerox, o maior mecanismo de busca do mundo elimina a necessidade de vários guias, catálogos telefônicos e outros materiais impressos. Assim como o comportamento das pessoas na forma de buscar informações e dar um “Google it”.
Os 4 Tipos de Inovação (+ cases Apple, Netflix, Tesla e Globo)
Como lidar com as disrupções?
Os negócios estão sendo rediscutidos constantemente e a única garantia é que haverá mais incertezas no futuro. Para isso, é preciso se concentrar em reagir às disrupções inevitáveis ??de maneiras intencionais. Confira seis passos para lidar com as disrupções a seguir:
Analisar
Espere e veja como a concorrência lida com a disrupção. Essa abordagem parece passiva, mas as organizações podem obter insights valiosos observando os outros participantes.
Adquirir
Compre uma empresa que faça o que você precisa para conter a disrupção. Em vez de tentar construir internamente ou encontrar um aliado, que já tenha essa capacidade
Atacar
Identifique e lide com ameaças por meio de ações rápidas e agressivas. Essa abordagem pode incluir o ataque a um determinado segmento de mercado.
Alternativo
Observe o que os concorrentes estão fazendo e identifique uma oportunidade de mercado alternativa. Isso pode incluir a procura de mercados inteiramente novos ou adjacentes.
Aliado
Faça parceria com outra empresa ou com o ecossistema. Isso pode incluir um fornecedor externo que traz um novo recurso para a organização ou ajuda a ganhar mais participação no mercado.
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